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5 destinos pelo mundo para curtir a beleza da primavera

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A primavera transforma a paisagem do deserto do Atacama A primavera transforma a paisagem do deserto do Atacama Imagem: sunsinger | Shutterstock

À medida que as estações mudam, as paisagens e experiências oferecidas em diferentes destinos também se transformam. Com a entrada da primavera, o hemisfério sul se altera com uma explosão de cores e fragrâncias. As paisagens viram cenários dignos de cartão postal e os passeios ao ar livre se tornam mais convidativos. Com a mudança de estação, cada destino revela características especiais e atividades exclusivas, que deixam a experiência de viagem mais proveitosa.

Pensando nisso, listamos a seguir os melhores destinos para explorar durante a primavera no hemisfério sul para que você possa aproveitar ao máximo o que cada estação tem a oferecer. 

1. Atacama

Durante a primavera, o Deserto do Atacama fica coberto das flores que resistem ao clima rigoroso Imagem: abriendomundo | Shutterstock

A primavera é uma das melhores épocas do ano para visitar o Atacama, o mais árido e mais alto deserto do mundo, localizado no norte do Chile. Nesta estação é possível evitar as temperaturas extremas do inverno e do verão e aproveitar a viagem em um clima mais ameno. 

Há ainda outra boa surpresa durante a primavera: geralmente a partir de setembro, o Atacama ganha novas cores graças a bulbos que resistem ao clima rigoroso e brotam como flores roxas e brancas de variadas espécies, cobrindo campos inteiros. O fenômeno é conhecido como “deserto florido” e depende da quantidade de chuvas durante o inverno.

Entre os Andes e o Oceano Pacífico, o Atacama tem incríveis 1.000 km de extensão e 105.000 km², com algumas de suas atrações a mais de 4.000 metros acima do nível do mar. Entre formações rochosas singulares, gêiseres, vulcões, lagoas e o céu mais estrelado que você vai ver na sua vida, é fácil se sentir em outro planeta. 

Lugares para conhecer

Na chamada Cordilheira de Sal, o Vale da Lua e o Vale da Morte são duas das principais atrações do Atacama, com formações de sal, areia e pedras, cavernas, cânions e dunas de tons avermelhados. Já El Tatio é um dos maiores campos geotérmicos do mundo, com dezenas de gêiseres que expelem com força água a mais de 80°C. 

As Lagunas Altiplânicas Miñiques e Miscanti são dois enormes poços de águas em um profundo tom azul. Mas, para se refrescar, o lugar certo é a Laguna Cejar, onde é possível flutuar com muita facilidade graças à alta concentração de sal na água. 

Quem gosta de aventura e tiver fôlego suficiente pode fazer trekking até as crateras dos majestosos vulcões que marcam o horizonte, como o Lascar e o Licancabur. Outros atrativos incríveis pelo Atacama são Salar de Tara, Vale do Arco-Íris, Salar do Atacama, Lagoa Chaxa, Piedras Rojas, Ojos del Salar, Laguna Tebinquiche e o tour astronômico. Para todos os passeios, o ponto de partida é a cidade de San Pedro de Atacama, praticamente o único povoado com boa estrutura turística nessa região inóspita.

2. Medellín

Durante a primavera, acontece a tradicional Feira das Flores em Medellín Memo Ossa | Shutterstock

Medellín, a capital do estado de Antioquia na Colômbia, oferece uma experiência única para os viajantes que a visitam na primavera. Com um clima ameno de aproximadamente 24 graus Celsius, a cidade proporciona um ambiente agradável para explorar suas diversas atrações.

A infraestrutura moderna e eficiente do destino, com destaque para o Metrô e o Metrocable, garante fácil acesso aos diferentes pontos turísticos. Além disso, a cidade também é palco de importantes eventos mundiais, como as Assembleias da OEA e do BID, o que demonstra sua relevância no cenário internacional. 

Cercada por montanhas exuberantes, Medellín oferece paisagens deslumbrantes e a oportunidade de se conectar com a natureza. O Parque Arví, por exemplo, é uma reserva ecoturística acessível por Metrocable, onde os visitantes podem desfrutar de trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta, além de um mercado agrícola aos domingos. 

Feira das Flores

A primavera por lá é ainda mais especial com a realização da Feira das Flores, uma das festas mais importantes da Colômbia. Durante o evento, a cidade se enche de cores e celebra as tradições regionais com desfiles, música, dança e pratos típicos. O ponto alto da festa é o desfile dos silleteros, que carregam em suas costas belíssimos arranjos florais. 

Centro de Medellín

Mas, além das belezas naturais e da rica cultura, Medellín também oferece atrações imperdíveis no centro da cidade. A Praça Botero, com suas esculturas icônicas dos gordinhos de Fernando Botero, e o Museu de Antioquia, que abriga obras de diversos artistas colombianos — incluindo o quadro que retrata a morte de Pablo Escobar —, são paradas obrigatórias para os amantes da arte. E, para quem busca tranquilidade em meio à natureza, o Jardim Botânico é o lugar ideal. Com uma grande variedade de plantas e flores, o jardim oferece um espaço relaxante para caminhadas e contemplação.

3. Patagônia

Na Patagônia, é possível visitar a Pinguinera Punta Tombo, maior colônia de pinguins da América do Sul Imagem: Andrea Izzotti | Shutterstock

A Patagônia, com sua vastidão e paisagens únicas, é frequentemente associada ao inverno e à neve. No entanto, a temporada de primavera oferece uma experiência bastante convidativa para os viajantes que buscam aventura e contato com a natureza. Com temperaturas mais amenas e dias mais longos do que no período frio, a região se transforma em um cenário ideal para atividades ao ar livre, permitindo que os visitantes explorem trilhas, geleiras e a rica fauna local. 

Ushuaia

Em Ushuaia, por exemplo, o trekking à Laguna de Los Tempanos e ao Glaciar Vinciguerra proporciona uma imersão na natureza intocada da região. O percurso, que segue um rio sinuoso e passa por lagos e bosques, culmina na vista espetacular do glaciar e suas cavernas de gelo.

Outra opção imperdível é o trekking à Laguna Esmeralda, uma aventura pelos vales nevados que oferece a oportunidade de observar a fauna local, como as turbas fueguinas e castoreiras, e contemplar a beleza da laguna, alimentada pelo Glaciar Ojo del Albino. 

Pinguinera Punta Tombo

Em Puerto Madryn, o tour à Pinguinera Punta Tombo, a maior colônia de pinguins da América do Sul, é uma experiência inesquecível. Além de observar de perto esses fascinantes animais, o passeio inclui visitas à cidade de Gaiman, com sua rica herança galesa, e ao museu paleontológico de Trelew. Para os aventureiros, El Calafate oferece a emocionante experiência de caiaque no Glaciar Perito Moreno. A imensidão da geleira e o estrondo de seus desabamentos proporcionam uma vivência única e inesquecível. 

El Chaltén

Já o tour de um dia por El Chaltén, que percorre a famosa Rota 40 e inclui trekking pelo Glaciar Piedras Blancas e Monte Fitz Roy, é uma oportunidade de contemplar paisagens deslumbrantes e desafiar seus limites em meio à natureza exuberante da Patagônia.

Ou seja, a primavera na Patagônia é, portanto, um convite à exploração e à descoberta de seus rios, fiordes e lagos cristalinos. Com uma variedade de atividades e paisagens que se transformam com o despertar da natureza, a região oferece uma experiência memorável para todos os tipos de viajantes.

4. Cidade do Cabo

Na primavera, é possível ver as proteas, flores nativas da Cidade do Cabo Imagem: Old Mill Photography | Shutterstock

A primavera na Cidade do Cabo transforma o destino sul-africano numa mistura de cores e temperaturas agradáveis. De setembro a novembro, a natureza floresce, e as paisagens ganham uma nova vida, proporcionando uma experiência inesquecível para os visitantes.

Um dos destaques da estação é o florescimento das icônicas flores silvestres. Nas reservas naturais ao redor da Cidade do Cabo, como o West Coast National Park, vastos campos de flores se espalham em um espetáculo natural impressionante, formando um belo tapete colorido que enche os olhos dos visitantes. 

A primavera também é ideal para visitar o Jardim Botânico de Kirstenbosch, considerado um dos mais belos do mundo. Durante essa época, o jardim exibe uma infinidade de flores nativas da África do Sul, incluindo proteas e outras plantas típicas da região do Cabo, como as coloridas “fynbos”. É o lugar perfeito para um passeio ao ar livre, cercado pela majestosa Table Mountain.

Hermanus

Os entusiastas da vida marinha também têm motivos para visitar a Cidade do Cabo na primavera. Essa é a temporada em que as baleias francas-austrais migram para a costa sul-africana. Em locais como Hermanus, a observação de baleias é uma atividade popular, com vistas incríveis desses gigantes do mar em pleno habitat natural. 

Pontos turísticos na Cidade do Cabo

Além disso, a primavera traz um clima ameno, ideal para atividades ao ar livre, como caminhadas pela Table Mountain ou passeios pelas vinícolas de Stellenbosch e Franschhoek, que ficam a cerca de uma hora da Cidade do Cabo. Outra boa pedida é explorar as paisagens deslumbrantes da famosa Cape Point. As praias da cidade também começam a se tornar mais convidativas, embora ainda seja cedo para mergulhos prolongados nas águas do Atlântico. 

5. Queenstown

Com o clima mais ameno, é possível explorar a trilha Routeburn Track em Queenstown Imagem: Evgeny Gorodetsky | Shutterstock

Visitar Queenstown, na Nova Zelândia, durante o período da primavera é uma escolha que dificilmente fará alguém se arrepender. Essa é uma época de transição encantadora, quando a neve das montanhas começa a derreter e a cidade se transforma em um cenário de paisagens exuberantes e flores desabrochando. De setembro a novembro, a cidade, conhecida como a Capital da Aventura ou a Capital dos Esportes Radicais, oferece uma variedade de atividades ao ar livre e cenários magníficos dignos de capa de revista.

Trilhas pela natureza

Um dos principais atrativos da primavera em Queenstown é o contraste entre as montanhas ainda cobertas de neve e os vales verdes, proporcionando uma paisagem espetacular. Para os adeptos a atividades na natureza, essa estação é perfeita para explorar trilhas icônicas, como a Routeburn Track e a Queenstown Hill, onde as vistas panorâmicas do lago Wakatipu e dos picos montanhosos tornam qualquer caminhada inesquecível.

Jardim Botânico de Queenstown

O florescimento da flora local é outro destaque da estação. O Jardim Botânico de Queenstown ganha vida com uma vasta gama de flores, incluindo rododendros e cerejeiras, criando uma atmosfera pitoresca ideal para passeios tranquilos e para registrar aquelas belas fotos. Além disso, o clima agradável e ameno é perfeito para piqueniques à beira do lago ou passeios de bicicleta pelas margens do Wakatipu. 

Fazendo jus aos títulos da cidade, os entusiastas de esportes radicais podem desfrutar do melhor dos dois mundos nessa época. Ainda é possível aproveitar as últimas semanas da temporada de esqui em resorts como The Remarkables, que normalmente se encerra em meados de outubro.

Atividades radicais e vinhedos

Enquanto isso, atividades de verão, como bungee jump, paraquedismo e passeios de jet boat, começam a ganhar popularidade à medida que o clima esquenta. As vinícolas da região também se tornam um ponto de visita obrigatório na primavera. A estação é ideal para explorar os vinhedos de Central Otago, onde o clima fresco proporciona uma experiência agradável para degustar alguns dos melhores vinhos Pinot Noir da Nova Zelândia, enquanto se aprecia as vistas deslumbrantes das colinas e vinhedos floridos.

Por Cláudia Costa, Eliria Buso e Patricia Chemin – revista Qual Viagem





Fonte: Terra

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Pé-de-Meia: pagamento da 8ª parcela começa nesta segunda

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O Ministério da Educação (MEC) inicia, nesta segunda-feira (27), o pagamento da oitava parcela aos participantes do programa Pé-de-Meia de 2025.

Os beneficiados pelo programa federal são os estudantes do ensino médio matriculados na rede pública regular e também na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), inscritos no Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Para ter direito ao benefício, eles devem ter presença mínima de 80% nas aulas.

Nesta nova etapa, a Caixa Econômica Federal – responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC – informa que, ao todo, cerca de 3,2 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o benefício até a próxima segunda-feira (3).

Os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro são os primeiros a receber o valor de R$ 200 correspondente ao incentivo-frequência às aulas.

Pagamento escalonado

O pagamento do incentivo-frequência ocorre até o dia 3 de novembro, conforme o mês de nascimento dos alunos que estão matriculados em uma das três séries do ensino médio na rede pública de ensino.

Confira o calendário:

– nascidos em janeiro e fevereiro recebem em 27 de outubro;

– nascidos em março e abril, em 28 de outubro;

– nascidos em maio e junho, em de 29 de outubro;

– nascidos em julho e agosto, em 30 de outubro;

– nascidos em setembro e outubro recebem em de 31 outubro;

– nascidos em novembro e dezembro, em 3 de novembro.

Depósitos

As parcelas da chamada poupança do ensino médio de 2025 são depositadas em uma conta poupança da Caixa Econômica Federal, aberta automaticamente em nome dos estudantes.

Se o estudante tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para movimentação imediata do valor recebido pelo incentivo-frequência. O banco avisa que é possível solicitar de forma gratuita o cartão Pé-de-Meia no aplicativo Caixa Tem, o que permite o uso dos recursos financeiros em compras e pagamentos.

Se o participante desejar, o valor também pode ser sacado nos terminais de autoatendimento, mesmo sem o cartão – apenas com o uso da identificação biométrica previamente cadastrada.

No caso de menor de idade, será necessário que o responsável legal autorize a movimentação da conta. O consentimento poderá ser feito no próprio aplicativo ou em uma agência da Caixa.

O participante poderá consultar no aplicativo Jornada do Estudante do MEC informações escolares, regras do programa e status de pagamentos (rejeitados ou aprovados).

As informações relativas ao pagamento também podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem ou no aplicativo Benefícios Sociais.

Incentivos

A chamada Poupança do Ensino Médio tem quatro tipos de incentivo financeiro:

incentivo-matrícula: por matrícula registrada no início do ano letivo, valor pago uma vez por ano, no valor de R$ 200;

incentivo-frequência: por frequência mínima escolar de 80% do total de horas letivas. Para o ensino regular, são nove parcelas, durante o ano, de R$ 200.

incentivo-conclusão: por conclusão e com aprovação em cada um dos três anos letivos do ensino médio e participação em avaliações educacionais, no valor total de R$ 3 mil. O saque depende da obtenção de certificado de conclusão do ensino médio;

incentivo-Enem: paga após a participação nos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio, no ano em que o estudante conclui o 3º ano do ensino médio. Os R$ 200 são pagos em parcela única.

Dessa forma, a soma do incentivo pode alcançar R$ 9,2 mil por aluno, no fim do 3º ano do ensino médio.

Pé-de-Meia

Criado em 2024, o programa do governo federal é voltado a estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública.  A iniciativa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar nessa etapa de ensino.

Saiba aqui quais são os requisitos para ser inserido no programa.

O MEC esclarece que não há necessidade de inscrição. Todo aluno que se encaixa nos critérios do programa é incluído automaticamente na iniciativa do governo federal.

Para tirar dúvidas sobre o programa Pé-de-Meia, o Ministério da Saúde criou um site com perguntas e respostas. Confira aqui.  



Fonte: Agência Brasil

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PND 2025: questão discursiva aborda idadismo como desafio social

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A questão discursiva da Prova Nacional Docente (PND), aplicada neste domingo (26), abordou o idadismo como desafio social e educacional no Brasil.

O idadismo, também conhecido como etarismo, é um termo que define o preconceito, estereótipo e/ou discriminação contra indivíduos ou grupos com base na sua idade.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o enunciado da questão destaca o conceito do idadismo, a importância de combater estereótipos e práticas discriminatórias baseadas na idade e de promover a integração entre diferentes gerações no ambiente escolar. O texto foi extraído do Relatório Mundial sobre o Idadismo de 2023, produzido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O texto a ser elaborado pelo candidato deve abordar os efeitos das diferenças entre gerações no contexto escolar.

Como solução para o problema, o participante da PND deve apresentar, ao menos, uma atividade de combate ao idadismo e que promova a integração intergeracional nas unidades de ensino.

Textos motivadores

Para auxiliar na construção do texto discursivo, os mais de 1,08 milhão de inscritos na prova chamada de CNU dos Professores tiveram como suporte textos motivadores ou de apoio. O conjunto de materiais que acompanha a proposta da prova discursiva tem a principal função de fornecer o recorte temático e contextualizar o candidato sobre o assunto que ele precisa desenvolver.

Entre os texto disponibilizados neste domingo está o 22º artigo do Estatuto do Idoso, que propõe a inserção de conteúdos sobre envelhecimento e valorização da pessoa idosa nos currículos escolares.

Outro texto a que os participantes da PND tiveram acesso é um trecho da obra À Sombra Desta Mangueira, do pedagogo e educador Paulo Freire (1921-1997), publicado em 1995, a partir dos manuscritos de próprio punho do autor. O texto reflete sobre a juventude e a velhice como atitudes diante da vida e da aprendizagem.

Prova objetiva

Além da questão discursiva, os participantes também respondem a questões objetivas de formação geral docente e do componente específico das 17 áreas da licenciatura.

De acordo com o edital da PND 2025, a parte da prova com conteúdo de formação geral inclui 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação de um professor.

A parte específica conta com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e às habilidades próprias de cada uma das licenciaturas. São elas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

A prova tem a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição, em 2024, foca nos cursos de formação docente.

Com duração de cinco horas e 30 minutos, o término ocorreu às 19h, no horário de Brasília.

PND

A Prova Nacional Docente (PND) não é uma certificação pública para o ofício de professor, também não é um concurso.

O exame, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de conhecimento e a formação dos futuros professores das licenciaturas, tem o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes de ensino.

O MEC quer, por meio da Prova Nacional Docente, estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino do Brasil.

A prova será realizada anualmente pelo Inep. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.



Fonte: Agência Brasil

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Melhorar a educação: veja histórias de professores que fazem a PND

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Mais de 1,08 milhão de inscritos participam, desde as 13h30 deste domingo (26), da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) em todo o país. A prova é etapa obrigatória para quem conclui um curso de licenciatura em 2025 e também para os professores que querem usar a nota do exame em um processo seletivo de docentes, feito por estados e municípios que aderiram ao chamado CNU dos Professores.

A prova tem a duração de 5 horas e 30 minutos e terminará às 19h, no horário de Brasília. Os candidatos, no entanto, podem deixar a sala de aplicação do exame após duas horas do início.

No Distrito Federal, um dos candidatos da PND é Francisco Gilvar Pereira da Silva, filho de um casal de analfabetos do Piauí. Aos 56 anos, ele concluirá o curso de letras – português em dezembro, sua segunda graduação. A vida nunca foi fácil para Francisco, que começou a trabalhar aos 7 anos como auxiliar no carregamento de areia e madeira de caminhões em Amarante (PI). A vinda para Brasília foi motivada pelo serviço militar. Mas, foi como auxiliar de limpeza, em uma escola privada de Brasília, e a proximidade com o meio acadêmico que a vontade de ser professor foi despertada em Francisco.


Brasília (DF), 26/10/2025 - Francisco Gilvan aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 26/10/2025 - Francisco Gilvan aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Francisco Gilvar aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dentro da instituição de ensino, ele galgou posições até o cargo de auxiliar administrativo, o que o influenciou na escolha do primeiro curso, o de administração. Ele foi o primeiro integrante da família a ter um curso superior, mas faltava algo para realizar o sonho. Então, conquistou uma bolsa de estudos e correu atrás do sonho de cursar a licenciatura que mais tem familiaridade com as letras, aquelas que seus parentes não conheciam. Os pais falecidos não terão a oportunidade de ver o filho com diploma na mão. Mas é para a terra natal que ele quer voltar para fazer a diferença na educação de outros “Franciscos e Franciscas”, como foi um dia em Amarante.

“Sinto uma emoção grande porque tenho vontade de retornar para o meu estado para dar oportunidade àqueles que não têm condições [de estudar], como eu não tive. E para ensinar, passar o meu conhecimento e um pouco da minha experiência para a frente. Será gratificante.”

Um sonho

Outro candidato no Distrito Federal, o indígena da etnia Marubo, Edinácio Silva Vargas, de 32 anos, aguardava o momento de cruzar o portão do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, na Asa Norte, centro da capital federal, para fazer a Prova Nacional Docente. Ele contou à reportagem da Agência Brasil que desde que saiu da Terra Indígena (T.I.) Vale do Javari, em Cruzeiro do Sul (AC), tinha o sonho de ser professor de língua inglesa.

“Era um sonho antigo de querer falar outra língua. Ainda não estou fluente, mas falta pouco. Também penso nas perspectivas profissionais que o inglês pode proporcionar.”

Em sua trajetória de estudante, Edinácio se formou em gestão pública pela Universidade Estadual do Amazonas. Hoje, ele quer unir as duas formações superiores em benefício de seus futuros alunos.

“Com base nos últimos estágios obrigatórios que eu fiz, na licenciatura, eu quero dar apoio, mediar o conhecimento. Quero, com a minha profissão, ensinar, ajudar as pessoas, o que contribui na formação para a vida dos alunos. Eu gostei mesmo dessa ‘coisa’ de ajudar”, admite.

O exemplo arrasta

O futuro professor de educação física, Diego Lima, decidiu pelo exemplo. Como atleta paralímpico, o jovem conta que teve grandes mestres que lhe deram incentivo para competir. A dedicação desses professores o inspirou a ser um deles.

“Para mim, estar aqui, hoje, nessa última etapa, é muito gratificante, porque estou seguindo os grandes exemplos que tive.” Também é um orgulho para eles ver um aluno se formando e querendo ser um profissional assim como eles foram.”


Brasília (DF), 26/10/2025 - Diego Lima aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 26/10/2025 - Diego Lima aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diego Lima aguarda para fazer a Prova Nacional Docente em Brasília. Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diego Lima nasceu com paralisia cerebral. Atualmente, além de estudante do último ano da graduação, ele é velocista cadeirante, depois de ter praticado atletismo, tênis e basquete de cadeira de rodas. A virada de chave na cabeça e no coração, que o fez pensar na docência, foi há dez anos.

Porém, a falta de recursos financeiros quase o fez abandonar a faculdade no meio do curso. Pelo Programa Atleta Cidadão, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento pessoal e profissional, Diego Lima voltou a estudar e quer alçar novos voos após se formar.

“Agora, estou na fase de querer fazer a diferença na vida de outros atletas. Quando estiver na carreira de professor, quero dar sequência, passar o que aprendi para os futuros alunos e dar o conhecimento que eles precisam.”

Para Maíra Araújo dos Santos, de 23 anos, moradora da cidade de Itapoã, no Distrito Federal, os comportamentos de uma professora de química chamada Marina, no ensino médio, a influenciaram a decidir pelo curso.

 “Se a gente parar para pensar, tudo ao nosso redor é química. Eu quero mostrar para os estudantes que essa área é muito mais do que uma matéria que vai dar medo, como a professora Marina me ensinou.

Munida de caneta preta para fazer a prova, Maíra confessa que antes mesmo de pensar em ser professora, ela faz a prova neste domingo porque precisa comprovar a presença para, enfim, ter o aguardado diploma. “Essa prova é do Enade das Licenciaturas. Então, para a faculdade liberar meu diploma, preciso fazer a PND.”


Brasília (DF), 26/10/2025 - Maíra Santos aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 26/10/2025 - Maíra Santos aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Maíra Santos conta que o comportamento de uma professora de química, no ensino médio, a influenciou para fazer o curso – Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os candidatos respondem às questões da PND neste domingo, que têm o conteúdo baseado na mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua primeira edição em 2024, tem foco nos cursos de formação docente,

Carreira do cuidado

Se Maíra quer, com urgência, concluir o curso de química, o objetivo de Solange Oliveira Braga, formada em pedagogia, é ser aprovada no concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal, autorizado neste mês e que vai ser realizado em 2026. “Já estou estudando, porque no ano que vem já vai ter concurso da Secretaria de Educação do DF. Estou nesse propósito. Pretendo dar aulas a crianças menores 5 anos.” A vocação para a educação infantil ela diz ter percebido ao cuidar dos irmãos pequenos, na cidade mineira de São Francisco.  “Você lembra da sua infância, do cuidado com os irmãos e de como é bom aquele contato com crianças. É o amor verdadeiro.”

O pontapé que faltava para lecionar veio da própria família. “Tenho parentes que atuam nessa área. Então, fui me espelhando neles. Por isso, a vida toda eu sempre falei: quando eu estudar, quero ser professora”

Profissão que forma todas as outras

A estudante Marcela Silva Vaz, de 31 anos, também concluirá o curso de licenciatura em 2025. Ao mirar na estabilidade do serviço público e no salário certo todo início de mês, Marcela pensa ainda nas crianças em situação de vulnerabilidade econômica e social.  “Há muitas crianças carentes e algumas escolas deixam muito a desejar. Quero ser um diferencial nisso tudo, trabalhando no primeiro ano do ensino fundamental, onde o saber começa com o ensino para ler e escrever.” 


Brasília (DF), 26/10/2025 - Marcela Silva Vaz aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 26/10/2025 - Marcela Silva Vaz aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcela Silva Vaz quer trabalhar com crianças, no ensino fundamental – Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcela explica que o professor da educação básica é o profissional que forma todos os outros.  

Sobre a realidade dentro de sala de aula, ela defende que as redes de ensino devem se adaptar melhor para o atendimento de estudantes neurodivergentes e com outras necessidades especiais. “Hoje em dia, há um número maior de crianças especiais nas escolas. Entendo que professores têm dificuldades e muitos não conseguem atingir bem o objetivo de ensinar, por diversos fatores. Mas aprendi a dar o meu máximo. Na escola, quero ser uma professora que dá a direção, em conjunto com a família. O professor tem que ter essa dedicação”.

Participantes

Segundo o Ministério da Educação (MEC), Brasília e demais cidades do DF aparecem na terceira posição entre as que têm maior número de inscritos (18.754), entre 1,08 milhão de inscritos. As primeiras colocações são do município de São Paulo (84.633), seguido pelo município do Rio de Janeiro (28.765). O estado com maior número de inscritos confirmados é São Paulo (253.895), seguido por Minas Gerais (97.113) e o Rio de Janeiro (72.230). 

Em relação às 17 áreas da licenciatura avaliadas neste domingo, a pedagogia liderou as inscrições na PND, com 560.576 pessoas confirmadas. Em segundo lugar, figura a área de letras – português, com 73.187 confirmações; seguida de matemática (72.530) e de educação física (65.911). 

A PND 

A PND será aplicada anualmente. A prova faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país. 



Fonte: Agência Brasil

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