Connect with us

Entretenimento

Dia de reflexão sobre o diabetes

Published

on


Diagnóstico precoce e mudança de estilo de vida são fundamentais para mudar o cenário da doença

FreepikMulher diabética checa nível de glicose
O 26 de junho é o Dia Nacional do Diabetes

O Dia Nacional do Diabetes é 26 de junho. A data é uma oportunidade para alertar a população sobre a importância da prevenção e do controle dessa doença que afeta milhões de brasileiros. O diabetes, que pode ser classificado principalmente em tipo 1 e tipo 2, caracteriza-se por níveis elevados de glicose causada pela falta de produção do hormônio insulina no pâncreas ou pela perda da eficiência da ação de insulina no organismo. Se não for adequadamente tratada, a condição pode levar a sérias complicações de saúde. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil é um dos países com maior incidência de diabetes no mundo, com mais de 16 milhões de pessoas convivendo com a doença.

A principal mensagem desta data é a conscientização sobre os fatores de risco e a promoção de um estilo de vida saudável como forma de prevenir o diabetes tipo 2, que é o mais comum e está fortemente associado a hábitos de vida inadequados, como má alimentação e sedentarismo. Além disso, é essencial destacar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, que incluem o monitoramento constante dos níveis de glicose, a adoção de uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas. Para o diabetes tipo 1, que é uma condição autoimune, a atenção deve ser redobrada quanto à administração correta de insulina e ao acompanhamento médico regular.

As complicações decorrentes do diabetes não tratado ou mal controlado são numerosas e podem incluir problemas cardiovasculares, neuropatia, retinopatia, insuficiência renal e até mesmo amputações. Segundo a projeção global realizada pelo IDF (Federação Internacional de Diabetes), em 2025 a estimativa é que existam 463 milhões diagnosticadas com diabetes.
A Dra. Lorena Antunes, diretora médica da P&G Health, afirma que a neuropatia periférica é uma doença silenciosa e que, na maioria das vezes, surge como uma condição secundária ao diabetes, alcoolismo, pós quimioterapia e outras doenças que podem afetar os nervos periféricos, sem causas claramente identificáveis, o que torna seu diagnóstico ainda mais específico.
“Para se ter uma ideia, a doença não é diagnosticada nem tratada em até 80% das pessoas afetadas e até 50% dos pacientes com neuropatia periférica podem ser assintomáticos. Dentre os pacientes que apresentam sintomas, 13% não relatam esses sintomas ao seu médico. As causas da dificuldade no diagnóstico são muitas, e os sintomas são comuns e variáveis, como a dormência, formigamento nos pés e nas mãos, perda da sensibilidade nos membros, dor e sensação de queimação nas áreas afetadas, por exemplo”, explica a médica.

Novos dispositivos trazem praticidade

Para os pacientes, novos dispositivos oferecem conforto e mais precisão. Um novo sensor possibilita ainda mais controle e comodidade para monitoramento dos níveis diários de glicemia. O Smart MedLevensohn mede continuamente os níveis de glicose 24h, sem a necessidade de scaneá-lo. Para obtê-los, basta consultar o relatório gerado por meio de sistema em um aplicativo para celular. Os dados são enviados pelo transmissor via bluetooth a cada cinco minutos.

O sensor elimina a necessidade de picadas no dedo e escaneamentos frequentes, fornecendo medições contínuas de glicose durante o dia e a noite. Ele se fixa discretamente no abdômen ou braço do paciente, transmitindo dados de forma transparente via Bluetooth para um aplicativo de smartphone.
Outro dispositivo, o FreeStyle Libre 2, oferece leituras de glicose enviadas automaticamente minuto a minuto, alarmes opcionais e sensor com duração de até 15 dias. Por meio dele, pessoas com diabetes podem acompanhar suas leituras de glicose sem a necessidade de escanear a cada leitura, além de receber alertas automáticos em seu smartphone em caso de níveis baixos ou altos de glicose.

CURTAS

Novo medicamento para obesidade

Enfim, o medicamento para tratamento de obesidade Wegovy (semaglutida 2,4 mg) estará disponível no mercado brasileiro a partir de agosto de 2024, segundo anunciou a farmacêutica Novo Nordisk. Trata-se do primeiro e único tratamento para obesidade com benefício cardiovascular comprovado. Pesquisas clínicas comprovaram que o medicamento apresenta redução média de 17% do peso, sendo que um terço dos pacientes apresentam redução superior a 20%, além de diminuição de 20% no risco de eventos cardiovasculares adversos, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral não fatal. Importante procurar orientação médica!
Dermocosméticos veganos
Em uma era onde a saúde da pele e a sustentabilidade caminham lado a lado, a Surya Brasil lançou uma nova linha de dermocosméticos veganos e orgânicos, a Amazônia Preciosa, que inclui itens como gel de limpeza, tônico, esfoliante e hidratante. Entre os ativos usados nas formulações estão Açaí, Juá, Murumuru e Aloe Vera, Henna e complexo de Óleos da Amazônia (Copaíba e Maracujá).

De olho no Arraial

A nutricionista Aklla Vieira, da rede Meu Doutor Novamed, reforça o valor nutricional das comidas típicas de festas juninas e julinas e recomenda moderação para aproveitar. “Em especial as receitas com milho, amendoim, abóbora e batata doce podem e devem ser apreciadas. O grande segredo é a moderação”, diz Aklla. O milho, por exemplo, é rico em carboidratos e oferece diversos benefícios para a saúde, como aumento de energia. O cereal também possui as vitaminas A e B, que protegem a visão, fortalecem o sistema imunológico e contribuem com a saúde intestinal, devido à quantidade de fibras e antioxidantes. Ela sugere também o caldo verde e os espetinhos de carne e frango como boas opções.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.





Fonte: Jovem Pan

Entretenimento

ENQUETE – MORNING SHOW – Você toma precauções no trânsito contra assaltos?

Published

on


Você toma precauções no trânsito contra assaltos?

Você deve selecionar uma alternativa.

Sua resposta foi registrada.

*As enquetes do Grupo de Comunicação Jovem Pan não possuem caráter científico e só refletem a opinião de sua audiência.



Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Entretenimento

‘Estamos próximos de uma guerra quase mundial’, alerta papa Francisco

Published

on


O pontífice também disse orar ‘para que eles temam o julgamento da consciência, da história e de Deus, e convertam seus olhos e corações, sempre colocando o bem comum em primeiro lugar’

GIUSEPPE LAMI/EFE/EPAPapa Francisco preside Santa Missa da Vigília Pascal na Noite Santa de Páscoa na Basílica de São Pedro
O papa acrescentou que ‘a Europa precisa da Bélgica para levar adiante o caminho da paz e da fraternidade entre os povos que a compõem’

O papa Francisco advertiu nesta sexta-feira (27) que “estamos próximos de uma quase guerra mundial” e espera que “aqueles que governam saibam assumir sua responsabilidade, o risco e a honra da paz”, durante seu discurso a autoridades belgas no Castelo de Laeken, em seu primeiro ato oficial na Bélgica. “Rezo para que os líderes das nações, ao olharem para a Bélgica e sua história, aprendam com ela e, assim, salvem seu povo de catástrofes intermináveis e luto incontável. Rezo para que aqueles que governam saibam assumir sua responsabilidade, o risco e a honra da paz, e saibam afastar o perigo, a ignomínia e o absurdo da guerra”, afirmou.

O pontífice também disse orar “para que eles temam o julgamento da consciência, da história e de Deus, e convertam seus olhos e corações, sempre colocando o bem comum em primeiro lugar”. Diante do rei belga Philippe e da rainha Mathilde e do primeiro-ministro em exercício, Alexander De Croo, com quem se reuniu nesta sexta-feira, o papa desejou que a Bélgica seja “uma ponte, portanto, indispensável para construir a paz e repudiar a guerra”. “Essa é a dimensão da pequena Bélgica. Você entende a necessidade da Europa de se lembrar de sua história, composta de povos e culturas, de catedrais e universidades, das conquistas da engenhosidade humana, mas também de tantas guerras e de um desejo de dominar que às vezes se transformou em colonialismo e exploração”, lembrou.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O papa acrescentou que “a Europa precisa da Bélgica para levar adiante o caminho da paz e da fraternidade entre os povos que a compõem”, especialmente “se as fronteiras e os tratados começarem a ser desrespeitados, e o direito de criar leis for deixado às armas, subvertendo a lei existente, a caixa de Pandora será aberta e todos os ventos começarão a soprar violentamente, batendo contra a casa e ameaçando destruí-la”. O líder religioso pediu “ações culturais, sociais e políticas constantes e oportunas que sejam corajosas e prudentes e que excluam um futuro no qual a ideia e a prática da guerra, com suas consequências catastróficas, sejam novamente uma opção viável”.

*Com informações da EFE
Publicado por Marcelo Bamonte





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Entretenimento

Corpo de Anic, advogada que desapareceu em Petrópolis, é encontrado concretado em quintal

Published

on


Vítima foi encontrada em um muro no quintal da casa de Lourival Correa Netto Fadiga, que trabalhava para a família da vítima e confessou ter cometido o crime

Quase sete meses após o seu desaparecimento, o corpo da advogada Anic de Almeida Peixoto Herdy foi encontrado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro na quarta-feira (25) em Petrópolis, na região serrana do Rio. O corpo de Anic foi identificado por meio de exame odontológico, feito por peritos do Instituto Médico Legal do Rio e cujo resultado foi divulgado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (26). Ele estava concretado em um muro no quintal da casa de Lourival Correa Netto Fadiga, que trabalhava para a família da vítima e confessou ter cometido o crime.

Em entrevista à TV Record, a advogada de Fadiga, Flávia Froes, afirmou que a morte de Anic foi planejada em conjunto pelo seu cliente e pelo marido da vítima, Benjamin Cordeiro Herdy, e que o sequestro era uma forma de encobrir o homicídio. O motivo do crime seria uma questão familiar, disse a advogada. A defesa de Benjamin Herdy nega que ele tenha participado do crime e classificou a confissão de Fadiga como “um ato de desespero e crueldade”.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Anic tinha 54 anos, era advogada, estudante de Psicologia e casada com Benjamin Cordeiro Herdy, de 78 anos, herdeiro de uma família que foi proprietária de um importante grupo educacional no Rio. O casal vivia em Petrópolis, na serra fluminense. Ela foi vista pela última vez em 29 de fevereiro saindo de um shopping de Petrópolis. Câmeras de vigilância do estabelecimento mostraram que ela parou o carro no estacionamento, trocou mensagens por celular e, minutos depois, saiu do centro comercial, atravessando uma rua. No mesmo dia, Benjamin recebeu mensagem no celular informando que Anic havia sido sequestrada. As mensagens, enviadas do próprio celular da advogada, também traziam ameaças contra ela. Os sequestradores pediram R$ 4,6 milhões como resgate e orientaram o marido a não avisar a polícia.

O caso só foi informado à polícia 14 dias depois, por uma filha, e passou a ser investigado pela 105ª DP (Petrópolis). Àquela altura, o montante pedido pelos supostos sequestradores já havia sido pago e um áudio de conversa de telefone entre Benjamin e Lourival foi gravado pela filha. Quatro suspeitos foram presos, incluindo Lourival, que seria um homem de confiança da família e o mandante do crime. Ele se apresentava como policial federal, mas, segundo as investigações, nunca integrou os quadros da corporação. Além dele, um casal de filhos e uma mulher com quem ele teria um caso também foram presos. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) apresentou denúncia contra os suspeitos. Os investigadores tiveram acesso aos telefones de todos os envolvidos e cruzaram dados de localização do dia do sequestro e do pagamento dos resgates.

Segundo mostrou o Fantástico, da TV Globo, foi possível comprovar que Lourival não esteve em uma favela para supostamente pagar os criminosos – mas sim em uma concessionária na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, onde comprou uma caminhonete avaliada em R$ 500 mil e uma moto. Também adquiriu 950 aparelhos celulares, que foram levados a uma loja da família. Os filhos estiveram na concessionária com o pai, e a mulher chegou a viajar a Foz do Iguaçu, no Paraná, para resolver pendências relativas à aquisição dos celulares. Os três também teriam ajudado a ocultar os valores do resgate.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Marcelo Bamonte





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Popular

Copyright © 2024 - Serviços de Construção Notícias - Tá Contratado