Connect with us

Decoração

Agrotóxicos proibidos na Europa são exportados para o Brasil

Published

on


Prática tem sido chamada de “colonialismo químico”, por ter ligação com exploração econômica por países mais ricos

aleksandarlittlewolf/FreepikCampo de cultivo de máquina agrícola trator
Alemanha vendeu 18 mil agrotóxicos para Brasil em um ano

Agrotóxicos que são proibidos na europa continuam sendo importados pelo Brasil. Esses produtos são considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Essa prática tem sido chamada de “colonialismo químico” porque não deixa de ser um tipo de exploração econômica. Compramos produtos que eles não querem e ficamos com os riscos ambientais e para a saúde. Isso acontece porque aqui os padrões de segurança alimentar são menos restritivos e mais flexíveis. O Brasil é o principal importador de agrotóxicos da Europa.  Ainda há outro risco ao utilizar esses agrotóxicos: produtos agrícolas brasileiros contaminados são muitas vezes rejeitados na União Europeia por excederem limites de resíduos químicos permitidos. Em 2020, até houve uma promessa por parte da Europa, para colocar um fim nesse tipo de exportação, mas os interesses econômicos falaram mais alto. Em 2022, só a Alemanha mandou para cá mais de 18 mil agrotóxicos proibidos por lá. É fundamental que sejam adotadas medidas mais rigorosas tanto na Europa quanto no Brasil para proteger a saúde pública e o meio ambiente, incluindo a revisão das políticas locais e internacionais de exportação de agrotóxicos e o fortalecimento das regulamentações internas de segurança alimentar.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Mas dá para produzir em larga escala sem pesticidas?

Os agricultores brasileiros defendem que o uso de agrotóxicos é necessário por causa do nosso clima tropical que está mais sujeito a pragas e doenças que podem comprometer as colheitas.  Sem eles, os custos seriam mais altos e a produção menor. E, claro, não dá pra deixar essa parte importante da nossa economia sofrer impactos que podem inclusive chegar à nossa mesa. Mas é possível promover práticas mais sustentáveis na produção de alimentos em larga escala, com investimento em técnicas agrícolas que reduzam a dependência de agrotóxicos: como o manejo integrado de pragas, rotação de culturas, uso de variedades resistentes e métodos biológicos de controle de pragas, isso melhora, inclusive, a saúde do solo. É preciso equilibrar as  necessidades alimentares, impactos ambientais e tecnologias.

O estudos mostram que é viável aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável, desde que haja investimento em pesquisa, tecnologia, adoção de políticas agrícolas adequadas e educação ambiental para os agricultores. Quase 70% dos pesticidas usados aqui podem causar câncer. É por isso que são proibidos por lá. No meio ambiente, a conta é simples: melhor prevenir do que remediar. Muito do que não se investe na agricultura sustentável, precisa ser investido no sistema de saude para cuidar dos doentes, que nem sempre sobrevivem.





Fonte: Jovem Pan

Decoração

Grêmio x Flamengo: Confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Published

on


Aqui, você pode assistir à narração do jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Grêmio x Flamengo

Grêmio e Flamengo e se enfrentam neste domingo (22), em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo ao vivo, às 18h30 (de Brasília). Além de transmitir a partida em AM 620 e FM 100,9, a JP traz a narração de Fausto Favara, comentários de Fabio Piperno e reportagem de Guilherme Silva.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Rebeca Andrade conquista ouro nas barras assimétricas no Campeonato Brasileiro

Published

on


Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por outras duas ginastas do Flamengo: Gabriela Vieira e Isabel Ramos

Reprodução/Instagram/@rebecaandraderebeca andrade
Rebeca Andrade volta a competir depois das Olimpíadas de Paris

A ginasta Rebeca Andrade, multicampeã olímpica, brilhou mais uma vez ao conquistar a medalha de ouro nas barras assimétricas durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por Gabriela Vieira, do Flamengo, que ficou em segundo lugar com 13,100, e Isabel Ramos, também do Flamengo, que garantiu o terceiro lugar com 13,000. Defendendo seu título nas barras assimétricas, Rebeca expressou sua satisfação em ser uma inspiração para as crianças. Ela revelou que optou por simplificar sua série, focando apenas na final das barras assimétricas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Rebeca decidiu não participar das competições de solo e trave, além de não ter se classificado para a final do salto. Além de seu desempenho individual, Rebeca Andrade teve um papel fundamental na conquista do ouro pelo Flamengo na disputa por equipes. O time do Cegin ficou com a medalha de prata, enquanto o Pinheiros garantiu o terceiro lugar na competição. A vitória coletiva reforça a força do Flamengo no cenário da ginástica artística nacional.

 

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Bombardeio em Kharkiv deixa ao menos 21 feridos

Published

on


Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida;

EFE/EPA/SERGEY KOZLOVbombardeio em kharkiv
Equipes de resgate ucranianas evacuam a população local do local do bombardeio noturno em um prédio residencial de vários andares em Kharkiv

A cidade de Kharkiv, na Ucrânia, foi alvo de um bombardeio russo na noite de sábado (21) que resultou em pelo menos 21 pessoas feridas. O ataque ocorreu no distrito de Shevchenkivski, que é a segunda maior cidade do país. Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida. Desde fevereiro de 2022, Kharkiv tem enfrentado uma série de ataques frequentes por parte das forças russas. Este bombardeio foi o segundo em sequência contra Kharkiv, já que na sexta-feira, 20 de setembro, um ataque anterior deixou 15 feridos, incluindo crianças. As autoridades ucranianas relataram que em ambos os incidentes foram utilizadas bombas planadoras do tipo KAB, evidenciando a continuidade da ofensiva russa na região.

Além dos ataques em Kharkiv, a Rússia também lançou uma ofensiva mais ampla, utilizando 80 drones Shahed e dois mísseis contra alvos na Ucrânia. A defesa aérea do país conseguiu interceptar 71 desses drones, minimizando os danos. No entanto, a situação continua crítica, com civis sendo afetados em várias localidades. Em Nikopol, dois civis perderam a vida devido a ataques de drones, enquanto em Kherson, outro ataque resultou em ferimentos em dois civis. Os bombardeios também causaram danos significativos à infraestrutura energética em cidades como Poltava e Shostka, aumentando as preocupações sobre a segurança e a estabilidade na região.

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Popular

Copyright © 2024 - Serviços de Construção Notícias - Tá Contratado