O empate deste sábado (24) levou o Santos aos 39 pontos, um a menos do que o líder Novorizontino, que ainda não entrou em campo na rodada
JOTA ERRE/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO Partida entre Santos x Amazonas, válida pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro neste sábado (24)
O Santos conheceu o seu terceiro tropeço consecutivo na Série B do Campeonato Brasileiro ao ficar no empate sem gols com o Amazonas, neste sábado (24), na Vila Belmiro, pela 23ª rodada. Apesar do empate, o time paulista continua, até o momento, na vice-liderança. O empate levou o Santos aos 39 pontos, um a menos do que o líder Novorizontino, que ainda não entrou em campo na rodada. O Amazonas, que vinha de duas derrotas seguidas, ficou na 11ª posição, com 31, longe da zona de rebaixamento.
Pressionado e vaiado ao subir no gramado, o técnico Fábio Carille resolveu fazer mudanças no time do Santos. Diego Pituca foi preservado após participar de quase todos os jogos do time na temporada e deu lugar a Sandry. Giuliano também foi uma das novidades na equipe titular, logo após ter se recuperado de lesão. Já o estreante Wendel ganhou a vaga de Julio Furch.
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O Santos também aproveitou a entrada do time em campo para confirmar a permanência do zagueiro Jair, que havia recebido uma proposta do Botafogo. O narrador da Vila Belmiro anunciou o nome do defensor com: “ele fica”. Nas arquibancadas, os torcedores mostravam sinais de impaciência com cada passe errado ou chance perdida do time santista.
O Amazonas tentou se aproveitar da situação e chegou em uma bela cobrança de falta de Diego Torres, defendida por Gabriel Brazão. O Amazonas foi superior no primeiro tempo e só não saiu à frente do marcador pela boa atuação de Gabriel Brazão, que voltou a trabalhar. Aos 29, ele defendeu o arremate de Matheus Serafim.
Do outro lado, o Santos teve uma ótima movimentação com o trio de ataque formado por Otero, Wendel e Guilherme, mas foi pouco criativo e praticamente não conseguiu ameaçar o gol defendido por Marcão. No segundo tempo, o nervosismo dos jogadores do Santos ficou ainda mais evidente. E, para piorar a situação, Escobar parou um contra-ataque com uma falta dura e acabou sendo expulso, deixando o time paulista com um jogador a menos.
Carille precisou mexer na equipe para recompor a sua defesa e aproveitou também para colocar seu capitão, o volante Diego Pituca. Logo na primeira chance criada, ele chutou no peito de Erick Varão. O árbitro chegou a dar pênalti, mas mudou de opinião após ser chamado pelo VAR.
Apesar do pênalti ser anulado, o Santos ganhou um novo ânimo e cresceu na partida. Aos 31, Weslley Patati cruzou para Gil, que mandou na rede pelo lado de fora. O defensor lamentou muito a chance perdida.
O Santos foi aumentando o ritmo na mesma intensidade em que a chuva foi caindo na Baixada Santista. O Amazonas, no entanto, conseguiu brecar a empolgação do rival e conseguiu segurar o 0 a 0, principalmente com as defesas de Marcão e os botes certeiros de Alvariño. Sassá, ex-Cruzeiro e Botafogo, ainda entrou nos minutos finais, mas não teve chance clara de balançar as redes.
O Santos volta a campo para enfrentar a Ponte Preta na sexta-feira, às 21h30, na Vila Belmiro, em Santos (SP). No domingo, às 16h, o Amazonas recebe o Ceará, no Carlos Zamith, em Manaus (AM).
SANTOS 0 X 0 AMAZONAS
SANTOS
Gabriel Brazão; Rodrigo Ferreira, Jair Paula, Gil e Escobar; João Schmidt, Sandry (Diego Pituca) e Giuliano (Souza); Otero (Weslley Patati), Wendel (Julio Furch) e Guilherme. Técnico: Fábio Carille.
AMAZONAS
Marcão; Ezequiel, Miranda, Alvariño e Fabiano (Sidcley); Jorge Jiménez (Erick Varão), Barros e Diego Torres (Rafael Tavares); Ênio (Jonny Uchuari), Luan Silva e Matheus Serafim (Sassá). Técnico: Rafael Lacerda. CARTÕES AMARELOS – Giuliano e Sandry (Santos); Jorge Jiménez, Miranda, Sassá E Sidcley (Amazonas)
As inscrições gratuitas para o vestibular indígena da Universidade de Brasília (UnB) de 2026 podem ser feitas a partir desta sexta-feira (24) e seguem até às 18h de 7 de novembro (horário de Brasília).
O processo seletivo é destinado a selecionar exclusivamente candidatos indígenas. O vestibular indígena é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A iniciativa tem o objetivo de promover o acesso deste público ao ensino superior.
Os interessados devem se inscrever no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Os candidatos que necessitarem de atendimento especializado ou desejarem utilizar nome social devem sinalizar as respectivas opções no momento da inscrição.
Vagas
Ao todo, são 154 vagas em mais de 40 cursos de graduação oferecidos pela UnB, no primeiro e no segundo semestres de 2026, entre eles direito, enfermagem, engenharias, farmácia e psicologia. As vagas estão distribuídas nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Planaltina e Gama, no Distrito Federal.
Confira aqui a lista de cursos de graduação e as respectivas vagas oferecidas para o ingresso no primeiro e no segundo semestres letivos de 2026.
Quem pode participar
De acordo com o edital, esta edição é restrita a candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio integralmente em escolas da rede pública.
Em casos de indígenas que cursaram ou estejam cursando o ensino médio na rede privada de ensino, é necessária a comprovação de que os estudos foram ou estão sendo realizados por meio de bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50% do valor da mensalidade.
As vagas deste processo seletivo são destinadas a quem busca o primeiro curso de graduação, ou para quem nunca terminou um curso superior. O candidato que tiver concluído curso superior não poderá participar, em hipótese alguma, do vestibular, sob pena de imediata eliminação.
Por isso, no sistema de inscrição, o candidato deverá declarar que não concluiu a graduação em instituição de ensino superior.
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Seleção
A seleção para ingresso nos cursos de graduação oferecidos pela UnB abrange as seguintes fases, de responsabilidade do Cebraspe:
aplicação das provas objetiva e de redação em língua portuguesa, no dia 7 de dezembro, de caráter eliminatório e classificatório;
avaliação de documentação e entrevista pessoal, de caráter eliminatório, de 8 a 10 dezembro;
As seleções serão realizadas nas seguintes localidades: Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), Canarana (MT), Cabrobó (PE) e São Sebastião (AL).
O candidato deve também enviar documentos para a homologação da inscrição e anexar uma fotografia individual, tirada até seis meses anteriores à inscrição.
Se a fotografia não obedecer às especificações do edital, o candidato poderá passar por uma identificação especial, no dia de aplicação das provas.
Resultado
A divulgação do resultado final do vestibular, bem como da convocação para o registro acadêmico online em primeira chamada dos candidatos selecionados para as vagas relativas ao primeiro semestre de 2026 ocorrerá em 19 de janeiro de 2026.
Mais informações estão disponíveis na página do processo seletivo, ou podem ser consultadas na Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, pelo telefone (61) 3448-0100.
A edição 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permitirá o uso das notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2023, 2024 e 2025 – para a inscrição e classificação dos candidatos. A novidade está prevista no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União de 20 de outubro e disponível também na página do Sisu.
Para fins de classificação, o Ministério da Educação (MEC) levará em conta a nota da edição do Enem que apresentar a melhor média ponderada, conforme a opção de curso, desde que o participante não tenha participado como treineiro – aqueles que se inscrevem na prova antes do 3 º ano do ensino médio.
A medida é inédita e foi incluída no edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, que começa na segunda-feira (27) e vai até 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão.Para preencher o termo de adesão, as instituições precisam ter encerrado a ocupação de vagas referentes à última edição do processo seletivo da qual tenham participado. Durante o período de adesão, a instituição poderá reabrir o termo eventualmente assinado e alterar as condições de participação.
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O que é o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada permite que os candidatos escolham e concorram gratuitamente, com uma única inscrição, a vagas em diversas universidades públicas, a partir dos resultados obtidos pelo estudante no Enem. O objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior.
Desde o ano passado, o Sisu passou a ser realizado em edição única. No processo seletivo único anual, as instituições públicas de ensino superior podem disponibilizar vagas para cursos de graduação cujo início das aulas seja no primeiro ou segundo semestre do ano.
Em 2025, foram ofertadas 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todo o país. De acordo com o MEC, a edição do Sisu de 2025 teve 254,8 mil candidatos aprovados, sendo 128 mil na ampla concorrência, 111 mil na modalidade de cotas e 14 mil por meio de ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior.
O Brasil propôs a criação de uma coalizão global pela alfabetização. A ideia foi defendida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante reunião de ministros do G20, na África do Sul. No encontro, Santana participou de uma série de compromissos bilaterais e multilaterais, que tiveram como foco a educação nos primeiros anos de vida. O Brasil ocupou a presidência do G20 educação em 2024 e neste ano o grupo esteve sob o comando da África do Sul.
“Discutimos a proposta de criação de uma coalização global em defesa da alfabetização na idade certa. Uma proposta feita por nós, brasileiros, por considerar a importância de as crianças aprenderem na idade adequada”, afirmou o ministro.
Santana também participou de reunião de alto nível do Fórum Ibas, mecanismo de diálogo entre Índia, Brasil e África do Sul, criado em 2003 para promover a cooperação Sul-Sul. Além dos ministros da educação dos países, participaram do encontro representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Os ministros discutiram estratégias para acelerar a alfabetização na idade certa, que pontuaram como premissa para o desenvolvimento humano inclusivo. Em declaração conjunta, os três países destacaram que a aprendizagem fundamental – que abrange a educação e o cuidado na primeira infância e os primeiros anos da educação básica – deve ser tratada como prioridade global.
Em sua participação, Camilo Santana defendeu a cooperação internacional e o multilateralismo para ampliar o acesso à educação no mundo e melhorar a sua qualidade.
“Desafios como alcançar a plena alfabetização e proficiência numérica devem ser enfrentados com urgência, por meio de esforços que envolvam organizações da ONU, Estados-Membros e a sociedade civil”, reforçou o ministro.
África do Sul
A presidência sul-africana frente ao Grupo de Trabalho de Educação do G20 (EdWG) escolheu como temas prioritários a aprendizagem na primeira infância; o reconhecimento mútuo de qualificações acadêmicas e profissionais; e a formação e valorização dos docentes para um mundo em transformação.
“Juntas, essas iniciativas fazem parte de uma agenda mais ampla de formação, dignidade e inclusão. Apesar das diferenças, trabalhamos com o mesmo propósito: assegurar uma educação de qualidade para todos, garantindo que ninguém seja deixado para trás”, disse Santana.