Como novo europeu devem entrar em vigor nas próximas semanas, a Apple está se preparando para onde será necessário permitir que os usuários baixem aplicativos de fontes fora de sua App Store. A empresa não compartilhou detalhes sobre como o processo, chamado sideload, funcionará, mas parece que, afinal, pode não permitir que os desenvolvedores contornem as taxas da empresa e as regras de revisão de aplicativos.
Jornal de Wall Street que o proprietário da App Store “planeja cobrar taxas de desenvolvedores que oferecem downloads fora da App Store” e que exigirá algum tipo de revisão para downloads que não passam por sua loja. O sideload só seria oferecido a usuários de iOS na União Europeia, a fim de cumprir a Lei de Mercados Digitais do bloco.
Embora o relatório observe que o plano da Apple não foi finalizado, a estratégia estaria alinhada com outra mudança significativa que a empresa acabou de fazer nas políticas da App Store dos EUA. Na semana passada, a empresa oficialmente para que desenvolvedores dos EUA habilitem compras no aplicativo que contornam o sistema de cobrança da App Store.
No entanto, as novas regras, que surgiram após uma longa batalha judicial com Fortnite desenvolvedor Epic Games, estipula que os desenvolvedores ainda devem pagar uma pesada comissão de 27 por cento sobre compras feitas fora da App Store (alguns desenvolvedores menores pagarão apenas 12 por cento). As novas regras também dão à Apple o direito de auditar os registros dos desenvolvedores para garantir a conformidade. Isso já gerou muitas críticas da Epic, Spotify e outros desenvolvedores que há muito tempo das regras e taxas restritivas da App Store.
Se a Apple cobrasse dos desenvolvedores pelo sideload, isso poderia levar a críticas semelhantes por parte dos fabricantes de aplicativos. A Lei dos Mercados Digitais está prevista para entrar em vigor em 7 de março e, embora a Apple ainda não tenha divulgado seu plano para cumprir a regulamentação, as empresas que já haviam batido de frente com Cupertino por causa de suas regras já estão se preparando. O Spotify, oponente de longa data da comissão da App Store, acaba de como será a versão europeia de seu aplicativo quando os usuários puderem pagar por assinaturas e audiolivros dentro de seu aplicativo.
Jornal de Wall Street também relata que Meta, outro vocal , está trabalhando em seu próprio projeto que permitiria distribuir aplicativos de desenvolvedores por meio de anúncios no Facebook. O esforço, supostamente chamado internamente de “Projeto Neon”, poderia permitir ao proprietário do Facebook competir mais diretamente com a App Store, pelo menos na Europa.
Este artigo apareceu originalmente no Engadget em https://www.engadget.com/apple-reportedly-plans-to-charge-developers-if-they-offer-sideloaded-apps-202345977.html?src=rss
Fonte: