da Microsoft A divisão de jogos parece estar considerando uma mudança significativa em sua estratégia quando se trata de grandes exclusividades. Há algum tempo circulam rumores de que a empresa está trazendo Corrida de alta fidelidadeum jogo bem recebido do ano passado, e Mar de Ladrões para Nintendo Switch e PlayStation 5. Mas diz-se que a empresa está trazendo alguns de seus sucessos de bilheteria Xbox exclusivos para PS5 também, o que marcaria uma mudança monumental na política.
No final de semana, Era Xbox informou que a Microsoft trará o da Bethesda Campo estelar (seu jogo de sustentação para 2023) para PS5 ainda este ano, algum tempo após o lançamento do Espaço Despedaçado expansão. O relatório sugere que a Microsoft adquiriu mais kits de desenvolvimento do PS5 para ajudar a portar seus jogos para o console da Sony.
MáquinaJogos’ Indiana Jones e o Grande Círculo também poderia ser destinado ao PlayStation 5. De acordo com A beirao jogo de ação e aventura está programado para chegar à plataforma da Sony apenas alguns meses depois de estrear no PC, Xbox e Game Pass ainda este ano.
Em meio à tentativa fracassada da Comissão Federal de Comércio de bloquear a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, o então vice-presidente da Bethesda, Pete Hines, confirmou no tribunal no ano passado que Indiana Jones e o Grande Círculo era inicialmente será lançado em vários consoles. No entanto, depois que a Microsoft comprou a ZeniMax Media, controladora da Bethesda, ela mudou o acordo para tornar o jogo um console Xbox exclusivo. A FTC também acreditava que outros títulos da Bethesda Campo estelar e Queda Vermelha a certa altura, estavam destinados ao PS5 antes que essas versões dos jogos fossem encerradas.
Corrida de alta fidelidade está chegando ao Switch e ao PlayStation ainda neste trimestre. A série Gears of War também pode estar a caminho do PS5, de acordo com GamesBeatJeff Grubb (via Crônica de videogames).
Na verdade, há apenas uma razão pela qual a Microsoft começaria a considerar trazer mais exclusividades para o PlayStation: dinheiro. Pode ser que o modelo Game Pass não consiga sustentar vários jogos com orçamentos de nove dígitos e a Microsoft pode sentir que está deixando dinheiro na mesa por não ter certos títulos no PS5, como Era Xbox colocá-lo.
Está claro que a Microsoft está procurando tornar sua divisão de jogos mais lucrativa. Recentemente demitiu cerca de 1.900 trabalhadores naquela unidade, poucos meses depois fechando a aquisição da Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões.
Quando a Microsoft comprou o ZeniMax, o CEO da Microsoft Gaming, Spencer, disse que sua equipe decidiria a disponibilidade da plataforma caso a caso. No entanto, ele disse que Campo estelar estaria disponível apenas no Xbox, PC e Game Pass.
Alguns jogos do Xbox já estão disponíveis no PlayStation e Switch, como Masmorras do Minecraft. Como parte de sua Contrato de 10 anos para lançar títulos Call of Duty em consoles Nintendo, a Microsoft sugeriu que traria outros jogos do Xbox para Switch e/ou seu sucessor.
A mudança de estratégia pode questionar o lugar do Xbox na indústria de jogos. Embora as guerras de console sejam em geral um absurdo, alguns jogadores podem se sentir ofendidos por Campo estelar e o jogo Indy aparentemente está destinado ao PS5, especialmente se eles decidirem fazer do Xbox Series X/S seu único console. Certos jogadores que só podem comprar um dos consoles principais e tendem a negociar jogos podem sentir que estão perdendo se optarem por um Xbox, mas os títulos da Microsoft estão chegando ao PS5 junto com outros como Homem-Aranha 2 da Marvel e Deus da Guerra Ragnarok.
Pode não demorar muito até que aprendamos mais detalhes sobre a possível mudança da Microsoft na estratégia multiplataforma. “Estamos ouvindo e ouvimos você”, Spencer escreveu no X. “Estamos planejando um evento de atualização de negócios para a próxima semana, onde esperamos compartilhar mais detalhes com vocês sobre nossa visão para o futuro do Xbox.
Atualização 05/02 às 12h31 horário do leste dos EUA: Adicionada uma nota sobre o boato de que Gears of War chegará ao PlayStation.
Atualização 05/02 às 15h28 horário do leste dos EUA: Adicionada a declaração de Spencer.