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Avião da Latam arrastou cauda na pista ao decolar em Milão por erro de pilotos com dados do computador de bordo

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Empresa aérea diz que segue cooperando com as autoridades que investigam o ocorrido; ainda não é possível dizer o que originou este erro

Reprodução/TX@@OnDisastersavião latam cauda
Avião da Latam arrasta cauda na posta em Milão

No voo LA8073 da Latam, que saiu no dia 9 de julho em Milão, na Itália, com direção ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o avião “arrastou” a cauda na pista durante a decolagem. Relatório divulgado nesta segunda-feira, 26, cerca de um mês e meio após o ocorrido, mostra que o acidente se deu pela inserção incorreta de dados, mas não é possível dizer ainda o que originou este erro. Em nota, a Latam diz que segue cooperando com as autoridades que investigam o ocorrido (leia mais abaixo). O avião decolou com menos velocidade do que era necessário para o peso que ele carregava, explica o investigador de acidentes e engenheiro de Aerodinâmica e Performance, Jefferson Fragoso. Essa inserção errônea de dados, que causou menor velocidade, resultou no tail strike, como é chamado quando a causa bate no solo. “(O relatório) não fala o porquê que estavam inseridos esses cálculos. Pode ter sido um erro de cálculo, uma digitação errada, erro de cálculo do peso do avião… A investigação vai descobrir por que isso aconteceu”, afirma. Por isso, não é possível saber se houve ou não erro do piloto.

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O dia estava quente, com os termômetros marcando 30º, segundo o relatório preliminar feito pela Agência Nacional de Segurança de Voo (ANSV) italiana. Temperaturas mais altas fazem com que o avião percorra uma distância maior na pista para decolar. “Dependendo se o ar está mais ou menos rarefeito, ele influencia no consumo de combustível e na performance do motor. Então, a temperatura precisa ser considerada para não usar potência em excesso e não derreter o motor”, explica o engenheiro de Aerodinâmica e Performance. “(A tripulação) lança o peso do avião, a temperatura ambiente e o computador traz as velocidades. Muitas das informações vêm do despacho da aeronave”, acrescenta o investigador.

O voo precisou retornar ao aeroporto de origem e ser cancelado. Antes disso, porém, voou durante uma hora para esvaziar o combustível, a fim de diminuir o peso da aeronave. Isso acontece porque é mais arriscado pousar com excesso de peso do que decolar. “(Pousar com o peso que decolou) seria arriscado, poderia romper o trem de pouso e causar um acidente, então é um procedimento de precaução”, explica Fragoso. O contato da cauda da aeronave com o solo deixou uma raspagem de 720 metros na pista, com profundidade de até 6 centímetros, de acordo com o relatório.

O avião modelo Boeing 777 levava 398 pessoas a bordo, sendo a tripulação composta por três pilotos e 12 assistentes de bordo. Houve danos na estrutura da aeronave, mas foram pequenos, segundo o documento. Não há conhecimento de mercadorias perigosas sendo transportadas e o voo aconteceu durante o dia, sem condições climáticas relevantes que afetassem o ocorrido. O desembarque dos passageiros ocorreu normalmente em segurança e sem intercorrências, segundo a Latam. “Toda a assistência necessária foi oferecida aos passageiros, que foram realocados em voos próprios e de outras companhias”, informa a companhia aérea. “A Latam ressalta que segue cooperando com as autoridades que investigam o ocorrido e aguarda a publicação do relatório final pela Autoridade Italiana de Segurança Aérea (ANSV). A companhia esclarece que o relatório emitido pela autoridade é preliminar e não apresenta as causas prováveis ou conclusões da investigação”, acrescenta.

*Com informações do Estadão Conteúdo





Fonte: Jovem Pan

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ENQUETE – MORNING SHOW – Você toma precauções no trânsito contra assaltos?

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Você toma precauções no trânsito contra assaltos?

Você deve selecionar uma alternativa.

Sua resposta foi registrada.

*As enquetes do Grupo de Comunicação Jovem Pan não possuem caráter científico e só refletem a opinião de sua audiência.



Fonte: Jovem Pan

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‘Estamos próximos de uma guerra quase mundial’, alerta papa Francisco

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O pontífice também disse orar ‘para que eles temam o julgamento da consciência, da história e de Deus, e convertam seus olhos e corações, sempre colocando o bem comum em primeiro lugar’

GIUSEPPE LAMI/EFE/EPAPapa Francisco preside Santa Missa da Vigília Pascal na Noite Santa de Páscoa na Basílica de São Pedro
O papa acrescentou que ‘a Europa precisa da Bélgica para levar adiante o caminho da paz e da fraternidade entre os povos que a compõem’

O papa Francisco advertiu nesta sexta-feira (27) que “estamos próximos de uma quase guerra mundial” e espera que “aqueles que governam saibam assumir sua responsabilidade, o risco e a honra da paz”, durante seu discurso a autoridades belgas no Castelo de Laeken, em seu primeiro ato oficial na Bélgica. “Rezo para que os líderes das nações, ao olharem para a Bélgica e sua história, aprendam com ela e, assim, salvem seu povo de catástrofes intermináveis e luto incontável. Rezo para que aqueles que governam saibam assumir sua responsabilidade, o risco e a honra da paz, e saibam afastar o perigo, a ignomínia e o absurdo da guerra”, afirmou.

O pontífice também disse orar “para que eles temam o julgamento da consciência, da história e de Deus, e convertam seus olhos e corações, sempre colocando o bem comum em primeiro lugar”. Diante do rei belga Philippe e da rainha Mathilde e do primeiro-ministro em exercício, Alexander De Croo, com quem se reuniu nesta sexta-feira, o papa desejou que a Bélgica seja “uma ponte, portanto, indispensável para construir a paz e repudiar a guerra”. “Essa é a dimensão da pequena Bélgica. Você entende a necessidade da Europa de se lembrar de sua história, composta de povos e culturas, de catedrais e universidades, das conquistas da engenhosidade humana, mas também de tantas guerras e de um desejo de dominar que às vezes se transformou em colonialismo e exploração”, lembrou.

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O papa acrescentou que “a Europa precisa da Bélgica para levar adiante o caminho da paz e da fraternidade entre os povos que a compõem”, especialmente “se as fronteiras e os tratados começarem a ser desrespeitados, e o direito de criar leis for deixado às armas, subvertendo a lei existente, a caixa de Pandora será aberta e todos os ventos começarão a soprar violentamente, batendo contra a casa e ameaçando destruí-la”. O líder religioso pediu “ações culturais, sociais e políticas constantes e oportunas que sejam corajosas e prudentes e que excluam um futuro no qual a ideia e a prática da guerra, com suas consequências catastróficas, sejam novamente uma opção viável”.

*Com informações da EFE
Publicado por Marcelo Bamonte





Fonte: Jovem Pan

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Corpo de Anic, advogada que desapareceu em Petrópolis, é encontrado concretado em quintal

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Vítima foi encontrada em um muro no quintal da casa de Lourival Correa Netto Fadiga, que trabalhava para a família da vítima e confessou ter cometido o crime

Quase sete meses após o seu desaparecimento, o corpo da advogada Anic de Almeida Peixoto Herdy foi encontrado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro na quarta-feira (25) em Petrópolis, na região serrana do Rio. O corpo de Anic foi identificado por meio de exame odontológico, feito por peritos do Instituto Médico Legal do Rio e cujo resultado foi divulgado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (26). Ele estava concretado em um muro no quintal da casa de Lourival Correa Netto Fadiga, que trabalhava para a família da vítima e confessou ter cometido o crime.

Em entrevista à TV Record, a advogada de Fadiga, Flávia Froes, afirmou que a morte de Anic foi planejada em conjunto pelo seu cliente e pelo marido da vítima, Benjamin Cordeiro Herdy, e que o sequestro era uma forma de encobrir o homicídio. O motivo do crime seria uma questão familiar, disse a advogada. A defesa de Benjamin Herdy nega que ele tenha participado do crime e classificou a confissão de Fadiga como “um ato de desespero e crueldade”.

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Anic tinha 54 anos, era advogada, estudante de Psicologia e casada com Benjamin Cordeiro Herdy, de 78 anos, herdeiro de uma família que foi proprietária de um importante grupo educacional no Rio. O casal vivia em Petrópolis, na serra fluminense. Ela foi vista pela última vez em 29 de fevereiro saindo de um shopping de Petrópolis. Câmeras de vigilância do estabelecimento mostraram que ela parou o carro no estacionamento, trocou mensagens por celular e, minutos depois, saiu do centro comercial, atravessando uma rua. No mesmo dia, Benjamin recebeu mensagem no celular informando que Anic havia sido sequestrada. As mensagens, enviadas do próprio celular da advogada, também traziam ameaças contra ela. Os sequestradores pediram R$ 4,6 milhões como resgate e orientaram o marido a não avisar a polícia.

O caso só foi informado à polícia 14 dias depois, por uma filha, e passou a ser investigado pela 105ª DP (Petrópolis). Àquela altura, o montante pedido pelos supostos sequestradores já havia sido pago e um áudio de conversa de telefone entre Benjamin e Lourival foi gravado pela filha. Quatro suspeitos foram presos, incluindo Lourival, que seria um homem de confiança da família e o mandante do crime. Ele se apresentava como policial federal, mas, segundo as investigações, nunca integrou os quadros da corporação. Além dele, um casal de filhos e uma mulher com quem ele teria um caso também foram presos. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) apresentou denúncia contra os suspeitos. Os investigadores tiveram acesso aos telefones de todos os envolvidos e cruzaram dados de localização do dia do sequestro e do pagamento dos resgates.

Segundo mostrou o Fantástico, da TV Globo, foi possível comprovar que Lourival não esteve em uma favela para supostamente pagar os criminosos – mas sim em uma concessionária na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, onde comprou uma caminhonete avaliada em R$ 500 mil e uma moto. Também adquiriu 950 aparelhos celulares, que foram levados a uma loja da família. Os filhos estiveram na concessionária com o pai, e a mulher chegou a viajar a Foz do Iguaçu, no Paraná, para resolver pendências relativas à aquisição dos celulares. Os três também teriam ajudado a ocultar os valores do resgate.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Marcelo Bamonte





Fonte: Jovem Pan

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