“Temos que ter consciência que entramos na primeira Copa América em que o Brasil não foi colocado como favorito”, disse Dorival Júnior; técnico reiterou os pedidos de paciência com a renovação da seleção
RODRIGO CAILLAUD/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO O trio ofensivo formado por Vinícius Júnior (foto), Rodrygo e Raphinha não conseguiu vazar a defesa da Costa Rica na primeira rodada do Grupo D
Sem margem para tropeço, o Brasil vai em busca de sua primeira vitória na Copa América contra o Paraguai nesta sexta-feira (28), às 22h (horário de Brasília), em Las Vegas, à espera de uma atuação convincente de seus jovens atacantes. O trio ofensivo formado por Vinícius Júnior, Rodrygo e Raphinha não conseguiu vazar a defesa da Costa Rica na primeira rodada do Grupo D. O técnico Dorival Júnior deverá manter os três jogadores na frente, mas se quiser mexer na equipe, tem Endrick como “coringa”. O novo atacante do Real Madrid, que espera sua primeira oportunidade como titular da seleção brasileira, já mostrou seu faro de gol ao balançar as redes três vezes em sete jogos saindo do banco de reservas. O único jogador mais jovem que Endrick nesta Copa América, o equatoriano Kendry Páez, já marcou de pênalti, na vitória de sua seleção sobre a Jamaica, em Las Vegas. Contra a Costa Rica, Endrick entrou em campo no segundo tempo (70′), quando Dorival Júnior surpreendeu ao decidir tirar Vini Jr. e Raphinha. O único que jogou os 90 minutos foi Rodrygo, que não participou com o grupo do treino de quarta-feira. O atacante do Real Madrid permaneceu no hotel fazendo trabalho específico de “controle de carga”, segundo a CBF.
Vencer e convencer
O treino do Brasil só começou no final da tarde devido às altas temperaturas em Las Vegas (Nevada), que passaram dos 42º Celsius. O calor não afetará o jogo contra o Paraguai, que vai começar às 18h no horário local (22h de Brasília), já que o Allegiant Stadium conta com uma cobertura e sistema de climatização. O Brasil tem o duplo desafio de dar um espetáculo à altura de sua camisa, para apagar as críticas sobre o nível da atual geração, conseguir a vitória para tentar terminar na primeira posição do grupo. A Colômbia, líder da chave com três pontos, será a última adversária da seleção nesta primeira fase. O jogo será na próxima terça-feira, em Santa Clara (Califórnia).
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
“Todas as equipes do futebol mundial estão passando por dificuldades para fazer resultados que em outros momentos aconteciam de outra forma”, declarou Dorival em entrevista coletiva nesta quinta-feira (27). “Vimos outras partidas de grandes equipes jogando Copa América ou Eurocopa que jogaram com adversários semelhantes ao que enfrentamos, não tiveram o tipo de atuação que tivemos”, acrescentou o treinador. Dorival Júnior reiterou os pedidos de paciência com o processo de renovação da seleção. “Sabia que não seria um trabalho simples, normal”, lembrou. “Temos que ter consciência que entramos na primeira Copa América em que o Brasil não foi colocado como favorito”, afirmou o técnico.
O Paraguai, por sua vez, perdeu na estreia para a Colômbia (2 a 1), que está há 24 jogos invicta. O técnico do time paraguaio, Daniel Garnero, minimizou a derrota, apontando que os gols colombianos surgiram em erros pontuais. Em todo caso, Garnero não só precisa corrigir esses desajustes, mas também acertar um ataque que terá a dura missão de dar trabalho à defesa brasileira. “É um jogo diferente, obviamente, mas encaramos com seriedade e com a necessidade de obter uma vitória”, ressaltou treinador argentino, que também teve que mudar a programação de treinos por causa do clima em Las Vegas. “O calor nos treinos é muito agoniante, o sol é muito forte”, ressaltou Garnero. “Os jogadores vinham de competições e exigir deles com essas temperaturas não ajuda em sua recuperação”.
Prováveis escalações
Brasil
Alisson – Danilo, Éder Militão, Marquinhos, Guilherme Arana – Bruno Guimarães, João Gomes, Lucas Paquetá – Raphinha, Vinícius Júnior e Rodrygo. Técnico: Dorival Júnior
Paraguai
Rodrigo Morinigo – Gustavo Velázquez, Fabián Balbuena, Omar Alderete, Matías Espinosa – Andrés Cubas, Mathías Villasanti, Miguel Almirón, Ramón Sosa – Julio Enciso e Alex Arce. Técnico: Daniel Garnero
Endrick no amistoso entre Brasil e México nos Estados Unidos (Rafael_Ribeiro/CBF)
Aqui, você pode assistir à narração do jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Grêmio e Flamengo e se enfrentam neste domingo (22), em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo ao vivo, às 18h30 (de Brasília). Além de transmitir a partida em AM 620 e FM 100,9, a JP traz a narração de Fausto Favara, comentários de Fabio Piperno e reportagem de Guilherme Silva.
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por outras duas ginastas do Flamengo: Gabriela Vieira e Isabel Ramos
Reprodução/Instagram/@rebecaandrade Rebeca Andrade volta a competir depois das Olimpíadas de Paris
A ginasta Rebeca Andrade, multicampeã olímpica, brilhou mais uma vez ao conquistar a medalha de ouro nas barras assimétricas durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por Gabriela Vieira, do Flamengo, que ficou em segundo lugar com 13,100, e Isabel Ramos, também do Flamengo, que garantiu o terceiro lugar com 13,000. Defendendo seu título nas barras assimétricas, Rebeca expressou sua satisfação em ser uma inspiração para as crianças. Ela revelou que optou por simplificar sua série, focando apenas na final das barras assimétricas.
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Rebeca decidiu não participar das competições de solo e trave, além de não ter se classificado para a final do salto. Além de seu desempenho individual, Rebeca Andrade teve um papel fundamental na conquista do ouro pelo Flamengo na disputa por equipes. O time do Cegin ficou com a medalha de prata, enquanto o Pinheiros garantiu o terceiro lugar na competição. A vitória coletiva reforça a força do Flamengo no cenário da ginástica artística nacional.
Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida;
EFE/EPA/SERGEY KOZLOV Equipes de resgate ucranianas evacuam a população local do local do bombardeio noturno em um prédio residencial de vários andares em Kharkiv
A cidade de Kharkiv, na Ucrânia, foi alvo de um bombardeio russo na noite de sábado (21) que resultou em pelo menos 21 pessoas feridas. O ataque ocorreu no distrito de Shevchenkivski, que é a segunda maior cidade do país. Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida. Desde fevereiro de 2022, Kharkiv tem enfrentado uma série de ataques frequentes por parte das forças russas. Este bombardeio foi o segundo em sequência contra Kharkiv, já que na sexta-feira, 20 de setembro, um ataque anterior deixou 15 feridos, incluindo crianças. As autoridades ucranianas relataram que em ambos os incidentes foram utilizadas bombas planadoras do tipo KAB, evidenciando a continuidade da ofensiva russa na região.
Além dos ataques em Kharkiv, a Rússia também lançou uma ofensiva mais ampla, utilizando 80 drones Shahed e dois mísseis contra alvos na Ucrânia. A defesa aérea do país conseguiu interceptar 71 desses drones, minimizando os danos. No entanto, a situação continua crítica, com civis sendo afetados em várias localidades. Em Nikopol, dois civis perderam a vida devido a ataques de drones, enquanto em Kherson, outro ataque resultou em ferimentos em dois civis. Os bombardeios também causaram danos significativos à infraestrutura energética em cidades como Poltava e Shostka, aumentando as preocupações sobre a segurança e a estabilidade na região.