Ontem, após o anúncio da Apple de uma parceria com a OpenAI para integrar o suporte ao ChatGPT nos dispositivos da empresa, Elon Musk fez o que sempre faz: tuitou. O proprietário do X escreveu, no X, que proibiria dispositivos Apple em suas empresas “Se a Apple integrar OpenAI no nível do sistema operacional”. E a isso eu digo: vá em frente. E já que está nisso, remova também o software da sua empresa da App Store da Apple.
As empresas de Musk (pelo menos as principais) incluem atualmente Tesla, SpaceX, X, X AI e Neuralink. Mesmo que estejamos falando apenas de telefones – que, de acordo com a Counterpoint Research, a Apple tem atualmente uma participação de mercado de 52% nos EUA – cerca de 80 mil dos 155 mil funcionários de Musk estariam sujeitos à proibição, se as estatísticas gerais forem verdadeiras. E isso sem contar quem usa um computador Mac ou iPad. (Nota: a maior parte destes trabalhadores estaria na Tesla, que emprega cerca de 140.000 pessoas.)
Agora, como vimos com as reduções de pessoal na X e na Tesla, o estilo de gestão de Musk pode ser melhor descrito como “disposto a dar um tiro no próprio pé”. Mas submeter mais de metade do seu pessoal a uma proibição que abrange um dos fabricantes de gadgets mais populares do mundo parece especialmente estúpido. Sim, tudo isso seria uma dor de cabeça (especialmente para as pobres almas de suas equipes de TI). Mas o que está verdadeiramente em questão é que, se Elon realmente se preocupa com a segurança, está apenas a propor uma meia-medida.
Por que parar apenas de proibir dispositivos Apple? Certamente, os aplicativos que suas empresas fabricam para iOS também estão em perigo. Então, por que não retirar os aplicativos do X, Tesla e todos os outros da App Store da Apple? Isso ofereceria ainda mais isolamento contra a ameaça da OpenAI, não é?
Tenho certeza de que alguns dos estudantes mais fortes aqui já estão com as mãos levantadas. “Mas se o problema é que o ChatGPT está integrado no nível do sistema operacional, isso também não deveria significar que as empresas de Musk seriam impedidas de usar o Windows?” Como você está certo. E como homem de convicção, espero plenamente que Elon proíba aqueles máquinas de seus locais de trabalho também. Suspeito que seus engenheiros terão um tempo relativamente fácil para calcular a trajetória de naves espaciais em órbita em um Ti-83.
Musk continuou suas declarações dizendo “É evidentemente absurdo que a Apple não seja inteligente o suficiente para criar sua própria IA, mas seja de alguma forma capaz de garantir que a OpenAI protegerá sua segurança e privacidade! A Apple não tem ideia do que realmente está acontecendo quando entrega seus dados ao OpenAI. Eles estão vendendo você rio abaixo.”
Sem surpresa, essa afirmação não descreve com precisão a parceria entre a Apple e a OpenAI, que os leitores rapidamente apontaram usando o recurso de contexto adicional do X. (No próprio site de Musk, nada menos, oh, que ignomínia!) A Apple diz que terá seus próprios modelos de IA que serão executados no dispositivo ou em uma nuvem de computação privada, e só enviará dados para OpenAI com a permissão explícita do usuário em um base estrita de adesão. Portanto, apesar das afirmações de Musk, não parece haver muitos truques nisso.
O resultado final é que, como fundador e CEO de um punhado de empresas, Musk pode fazer o que quiser. E, neste caso, encorajo Elon a seguir em frente. Mostre-nos que suas postagens não são um blefe, como alguns já afirmam. É hora de brincar e descobrir.
Este artigo contém links afiliados; se você clicar nesse link e fizer uma compra, poderemos ganhar uma comissão.