Connect with us

Decoração

Governo federal divulga cadernos de prova do ‘Enem dos Concursos’; veja como baixar

Published

on


Foram feitas 36 versões diferentes dos exames como medida de segurança para evitar fraudes; gabarito oficial sairá nesta terça-feira

Reprodução/Concurso Nacional UnificadoProva 1 do Concurso Nacional Unificado
Prova 1 do Concurso Nacional Unificado

O governo federal divulgou neste domingo (18) o acesso aos cadernos de prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”. As provas podem ser acessadas no site oficial do concurso (CLIQUE AQUI) e no portal da Fundação Cesgranrio (CLIQUE AQUI), organizadora do certame. Para acessar pelo site da Cesgranrio, é necessário fazer login na plataforma gov.br. Foram feitas 36 versões diferentes das provas como medida de segurança para evitar fraudes. Cada versão contém o mesmo conjunto de questões, mas a ordem delas e das alternativas varia em cada caderno, diferente do formato do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O CNU é o maior concurso em número de inscritos da história do Brasil, com mais de 2 milhões de candidatos habilitados, dos quais cerca de 1 milhão compareceram às provas realizadas em mais de 200 cidades neste domingo. A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, informou que a abstenção ficou em torno de 52% a 53%, índice considerado abaixo do esperado em comparação a outros concursos recentes. As provas foram aplicadas em duas etapas: durante a manhã, os candidatos a vagas de nível superior responderam a 20 questões de conhecimentos gerais, enquanto os candidatos de nível médio fizeram 15 questões de língua portuguesa e uma redação. À tarde, os candidatos foram avaliados em conhecimentos específicos, conforme a área escolhida.

O gabarito oficial será divulgado nesta terça-feira (20), com as notas finais previstas para 8 de outubro, e os resultados finais, em 21 de novembro. A posse dos aprovados deve ocorrer a partir de janeiro de 2025. Dweck destacou que a aplicação das provas ocorreu sem grandes incidentes, com menos de 0,2% dos locais registrando algum tipo de problema, como falhas temporárias de energia. Cerca de 500 candidatos foram desclassificados por não cumprirem as regras do edital, incluindo a tentativa de deixar os locais de prova com os cadernos.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O custo adicional causado pela mudança de data do concurso, inicialmente previsto para maio, foi estimado em R$ 33 milhões, abaixo dos R$ 50 milhões inicialmente previstos. O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que o CNU teve um nível muito baixo de judicialização, sem ações judiciais apresentadas nas últimas 48 horas, o que ele considera um sinal de sucesso do concurso. A ministra também mencionou que o governo ainda avalia a possibilidade de realizar uma nova edição do “Enem dos Concursos” em 2025, dependendo do orçamento e da adesão dos órgãos públicos ao certame. A decisão deve ser tomada até o final deste ano ou início do próximo.





Fonte: Jovem Pan

Decoração

Grêmio x Flamengo: Confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Published

on


Aqui, você pode assistir à narração do jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Grêmio x Flamengo

Grêmio e Flamengo e se enfrentam neste domingo (22), em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo ao vivo, às 18h30 (de Brasília). Além de transmitir a partida em AM 620 e FM 100,9, a JP traz a narração de Fausto Favara, comentários de Fabio Piperno e reportagem de Guilherme Silva.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Rebeca Andrade conquista ouro nas barras assimétricas no Campeonato Brasileiro

Published

on


Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por outras duas ginastas do Flamengo: Gabriela Vieira e Isabel Ramos

Reprodução/Instagram/@rebecaandraderebeca andrade
Rebeca Andrade volta a competir depois das Olimpíadas de Paris

A ginasta Rebeca Andrade, multicampeã olímpica, brilhou mais uma vez ao conquistar a medalha de ouro nas barras assimétricas durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por Gabriela Vieira, do Flamengo, que ficou em segundo lugar com 13,100, e Isabel Ramos, também do Flamengo, que garantiu o terceiro lugar com 13,000. Defendendo seu título nas barras assimétricas, Rebeca expressou sua satisfação em ser uma inspiração para as crianças. Ela revelou que optou por simplificar sua série, focando apenas na final das barras assimétricas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Rebeca decidiu não participar das competições de solo e trave, além de não ter se classificado para a final do salto. Além de seu desempenho individual, Rebeca Andrade teve um papel fundamental na conquista do ouro pelo Flamengo na disputa por equipes. O time do Cegin ficou com a medalha de prata, enquanto o Pinheiros garantiu o terceiro lugar na competição. A vitória coletiva reforça a força do Flamengo no cenário da ginástica artística nacional.

 

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Bombardeio em Kharkiv deixa ao menos 21 feridos

Published

on


Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida;

EFE/EPA/SERGEY KOZLOVbombardeio em kharkiv
Equipes de resgate ucranianas evacuam a população local do local do bombardeio noturno em um prédio residencial de vários andares em Kharkiv

A cidade de Kharkiv, na Ucrânia, foi alvo de um bombardeio russo na noite de sábado (21) que resultou em pelo menos 21 pessoas feridas. O ataque ocorreu no distrito de Shevchenkivski, que é a segunda maior cidade do país. Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida. Desde fevereiro de 2022, Kharkiv tem enfrentado uma série de ataques frequentes por parte das forças russas. Este bombardeio foi o segundo em sequência contra Kharkiv, já que na sexta-feira, 20 de setembro, um ataque anterior deixou 15 feridos, incluindo crianças. As autoridades ucranianas relataram que em ambos os incidentes foram utilizadas bombas planadoras do tipo KAB, evidenciando a continuidade da ofensiva russa na região.

Além dos ataques em Kharkiv, a Rússia também lançou uma ofensiva mais ampla, utilizando 80 drones Shahed e dois mísseis contra alvos na Ucrânia. A defesa aérea do país conseguiu interceptar 71 desses drones, minimizando os danos. No entanto, a situação continua crítica, com civis sendo afetados em várias localidades. Em Nikopol, dois civis perderam a vida devido a ataques de drones, enquanto em Kherson, outro ataque resultou em ferimentos em dois civis. Os bombardeios também causaram danos significativos à infraestrutura energética em cidades como Poltava e Shostka, aumentando as preocupações sobre a segurança e a estabilidade na região.

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Popular

Copyright © 2024 - Serviços de Construção Notícias - Tá Contratado