Connect with us

Brasil

Horóscopo do dia: confira a previsão de 17/8 para os 12 signos

Published

on


As previsões astrológicas oferecem valiosas orientações para enfrentar desafios diários As previsões astrológicas oferecem valiosas orientações para enfrentar desafios diários Imagem: George1996 | Shutterstock

A conexão entre os astros e nossas vidas existe há séculos e traz muita sabedoria. Cada signo não apenas representa características individuais, mas também reflete o que está acontecendo no cosmos. Hoje, alguns nativos poderão ser chamados a lidar com inseguranças, enquanto outros, a acolher sentimentos profundos. Quer entender como essas energias influenciarão sua rotina? Confira as previsões deste sábado!

Áries

Nativos de Áries deverão aproveitar o dia para se conectar com os amigos Imagem: VresStudio | Shutterstock

Dia de estar com os amigos e de nutrir o espírito de solidariedade, se engajando em projetos sociais ou fazendo algo que beneficie o outro de alguma forma. Será um bom momento também para dedicar mais atenção aos seus propósitos e aos assuntos que alimentem sua alma e o(a) ajudem a compreender a importância do papel de cada um em sua vida.

Touro

Nativos de Touro estarão em uma fase favorável para nutrir competências profissionais e buscar novas oportunidades Imagem: VresStudio | Shutterstock

A fase continuará favorável para nutrir suas competências profissionais e planejar o futuro, especialmente ao buscar contato com quem pode facilitar o acesso a novas oportunidades. Mesmo com as emoções em alta, haverá a chance de aproveitar ao máximo as interações e decisões.

Gêmeos

Os geminianos deverão se abrir para novas experiências, aproveitando a energia do dia para transformar medos em aprendizado Imagem: VresStudio | Shutterstock

A abertura para novas experiências e o desejo de explorar horizontes inéditos impulsionarão o dia, apesar dos medos e inseguranças que poderão emergir. As dificuldades que se apresentarem serão superadas com sua capacidade de renascer e de transformar situações adversas em aprendizado.

Câncer

Nativos de Câncer precisarão enfrentar inseguranças, mas poderão usar esse momento para refletir e se libertar de sentimentos que não servem mais Imagem: VresStudio | Shutterstock

O dia trará incômodos e inseguranças, mas também uma chance valiosa de refletir sobre eles e transformar o que não serve mais. Liberar-se de sentimentos e comportamentos que causam sofrimento dará lugar a novas e melhores experiências na sua vida.

Leão

Os leoninos deverão lidar com intensas emoções no campo afetivo, buscando o equilíbrio e a comunicação sincera nos relacionamentos Imagem: VresStudio | Shutterstock

O envolvimento emocional nos relacionamentos ganhará força, fazendo com que tudo que aconteça no campo afetivo o(a) afete mais intensamente. O desejo por acolhimento mútuo e equilíbrio estará presente, porém, inseguranças e medos poderão surgir, despertando atitudes mais extremas. Atente-se a essas emoções e lide com elas de forma cuidadosa.

Virgem

Nativos de Virgem estarão mais focados em sua rotina, mas precisarão estar atentos a sinais de desconforto Imagem: VresStudio | Shutterstock

No dia de hoje, você se envolverá mais com a sua rotina. Tenderá a ser um dia produtivo, em que as atividades cotidianas irão nutri-lo(a). Entretanto, alguns desconfortos poderão afetar a sua saúde e sua produtividade, gerando insegurança. Atente-se para não se deixar levar pelo radicalismo e busque se libertar de padrões nocivos.

Libra

Nativos de Libra deverão se permitir desacelerar e se dedicar mais às suas emoções e aos laços familiares Imagem: VresStudio | Shutterstock

A tendência a desacelerar, se recolher e mergulhar em seu interior estará ainda mais presente. Você se verá mais envolvido(a) em cuidar dos assuntos familiares e relacionados ao seu lar, além de ser um momento propício para acolher as emoções e encontrar conforto na companhia das pessoas que ama.

Escorpião

Os escorpianos precisarão acolher velhos medos e desafios emocionais, promovendo um ambiente familiar mais saudável Imagem: VresStudio | Shutterstock

Após dias agitados, o desejo de desacelerar e se conectar com as emoções e entes queridos será forte. Medos antigos poderão ressurgir, abalando a segurança emocional e causando desconforto. Isso, possivelmente, desencadeará reações intensas no ambiente familiar. Acolher esses sentimentos permitirá lidar com eles de maneira mais saudável e construtiva.

Sagitário

Nativos de Sagitário estarão concentrados em questões financeiras, buscando consolidar conquistas passadas e planear novos caminhos Imagem: VresStudio | Shutterstock

A atenção estará voltada para os aspectos financeiros, com a intenção de consolidar o que já foi conquistado e traçar novos caminhos em busca da estabilidade desejada. Mudanças imprevistas, porém, poderão causar certo desconforto e trazer inseguranças adormecidas. Ao mesmo tempo, a vida social se mostrará mais ativa, proporcionando momentos de distração e alívio.

Capricórnio

Nativos de Capricórnio deverão enfrentar sentimentos intensos e transformar isso em uma oportunidade valiosa para o crescimento pessoal Imagem: VresStudio | Shutterstock

As emoções estarão à flor da pele, com uma sensibilidade acentuada capaz de tornar algumas situações desconfortáveis e gerar inseguranças. O medo de sofrer poderá emergir, exigindo que você enfrente suas sombras e desafios internos. Por outro lado, este será um momento valioso para confrontar e superar os obstáculos que impedem sua evolução.

Aquário

Nativos de Aquário estarão prontos para revitalizar suas ambições Imagem: VresStudio | Shutterstock

Um novo vigor tomará conta de você, após dias voltados para a introspecção, trazendo uma determinação renovada para focar suas ambições e seu bem-estar. Apesar dessa força, as emoções ainda estarão mais intensas, o que poderá exigir um esforço maior para manter o equilíbrio emocional.

Peixes 

Nativos de Peixes deverão reservar tempo para introspecção, buscando entender suas emoções e acolher os incômodos de maneira tranquila Imagem: VresStudio | Shutterstock

Dia para desacelerar, se recolher e cuidar das suas emoções e do seu bem-estar espiritual. Você estará mais sensível às energias externas, afetando-se mais por elas e tendo dificuldade para compreender com clareza o que está sentindo. Poderá se deparar com incômodos; sendo assim, procure acolhê-los e silenciar para compreender a origem deles e ter força para se transformar.





Fonte: Terra

Brasil

Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente

Published

on


A professora da rede municipal de Duque de Caxias na Baixada Fluminense Ingrid Nascimento Abreu, de 60 anos, chegou antes dos portões abrirem, ao meio-dia,no Colégio Estadual Julia Kubitschek na região central do Rio para a realização da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) neste domingo (26). Professora de educação infantil e de autistas há quatro anos, ela disse estar disposta a ser chamada para outros municípios do Rio de Janeiro ou mesmo para outros estados.

“Onde estiver precisando, eu gostaria de ser chamada, como áreas quilombolas, indígenas. A função do professor é educar onde houver necessidade. A importância dessa prova foi para que se tenha essa possibilidade de fazer na sua cidade esse concurso nacional. O governo está focado na educação que é a base”, disse Ingrid.

Chamado de “CNU dos Professores” ou “Enem dos Professores”, o exame representa uma porta de entrada no magistério público brasileiro. As redes públicas de ensino poderão optar por usar as notas dos participantes da PND como mecanismo único ou complementar de seleção de docentes para seus quadros a partir de 2026. Ao todo, 1.086.914 inscritos fazem a prova neste ano. 

O professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino médio da rede estadual na Ilha do Governador Vagner Bastos, de 64 anos, exerce sua profissão há dois anos e gostaria de trabalhar nas regiões periféricas do estado do Rio.

“Quero expandir as fronteiras no que se refere a essa linda iniciativa do governo federal que nos dá oportunidade de irmos a outros lugares e levarmos a palavra da educação. A educação não só é a base mas o princípio de uma sociedade. Uma sociedade só se faz democrática pela educação”, disse Bastos.

Recém-formada em letras habilitação português e literatura pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Fernanda Lima Figueiredo da Silva, de 25 anos, vê a PND como a oportunidade para seu primeiro emprego.

“Estou com todo o conteúdo fresco na cabeça. Minha expectativa é alta. Estou preparada”, afirmou Fernanda que gostaria de atuar no Colégio de Aplicação da Uerj.

Sobre a PND

Com duração de cinco horas e trinta minutos, a prova tem a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição, em 2024, foca nos cursos de formação docente. 

De acordo com o edital da PND 2025, a prova será composta por duas partes. A primeira trará questões sobre formação geral de todos os docentes e a outra será de componente específico.

A formação geral inclui 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação docente.

A parte específica conta com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e às habilidades próprias de cada uma das 17 áreas da licenciatura. São elas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

Seleção de professores

Nesta edição, 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, além de 22 secretarias estaduais de educação aderiam voluntariamente à prova.

Confira aqui as redes de ensino dos estados e cidades participantes da PND.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a PND tem o objetivo de estimular a realização de concursos públicos e aumentar o aumento de professores efetivos nas redes de ensino do Brasil.

 



Fonte: Agência Brasil

Continue Reading

Brasil

PND 2025: prova para professores é aplicada hoje em 750 cidades

Published

on


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplica pela primeira vez, neste domingo (26), em 750 cidades de todos os estados e no Distrito Federal, a Prova Nacional Docente (PND) de 2025. Mais de 1 milhão se inscreveram para participar do certame.

Chamado de “CNU dos Professores” ou “Enem dos Professores”, o exame representa uma  porta de entrada no magistério público brasileiro. As redes públicas de ensino poderão optar por usar as notas dos participantes da PND como mecanismo único ou complementar de seleção de docentes para seus quadros a partir de 2026. Os entes federativos vão considerar a nota obtida pelo candidato, neste domingo.

A prova

A prova terá duração total de 5 horas e 30 minutos.

O conteúdo do exame terá a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas que, desde a sua edição em 2024, foca nos cursos de formação docente. 

De acordo com o edital da PND 2025, o exame será composto por duas partes: formação geral de todos os docentes e componente específico.

A formação geral incluirá 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação docente.

Já a parte específica contará com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e habilidades próprias de cada uma das 17 áreas da licenciatura. São elas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

Horário e locais de prova

Os candidatos devem portar um documento com foto e uma caneta esferográfica preta de tubo transparente. A aplicação da prova da PND seguirá o horário de Brasília, conforme a descrição:

  • abertura dos portões: 12h;
  • fechamento dos portões: 13h;
  • início da prova: 13h30;
  • término da prova: 19h.

O Cartão de Confirmação de Inscrição com o local da prova pode ser consultado no Sistema PND. O documento confirma o número de inscrição, data e horários do exame. Nele, consta ainda se o participante contará com atendimento especializado ou tratamento por nome social. 

O que levar 

  • Os candidatos devem portar um documento com foto e uma caneta esferográfica preta de tubo transparente.
  • Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar impresso o Cartão de Confirmação de Inscrição neste dia do exame.

Seleção de professores

Nesta edição, 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, além de 22 secretarias estaduais de educação aderiam voluntariamente à prova.

Confira aqui as redes de ensino dos estados e cidades participantes da PND.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a PND tem o objetivo de estimular a realização de concursos públicos e aumentar o aumento de professores efetivos nas redes de ensino do Brasil.

Participantes

A prova atraiu 1.086.914 de pessoas inscritas confirmadas, divididas em dois grupos. O de estudantes de licenciaturas que estão concluindo a graduação em 2025 e, também a licenciados formados que estão interessados em ingressar no magistério da rede pública.

Segundo o MEC, o estado com maior número de inscritos confirmados é São Paulo (253.895), seguido de Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230). 

Se considerados os municípios, o número de inscrições confirmadas é liderado pelo município de São Paulo (84.633), seguido pelo município do Rio de Janeiro (28.765) e por Brasília e demais cidades do DF (18.754).

A área de pedagogia lidera as inscrições na PND com 560.576 pessoas confirmadas. Em segundo lugar, figura a área de letras – português, com 73.187 confirmações; seguida de matemática (72.530) e de educação física (65.911).

A PND 

A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país. 



Fonte: Agência Brasil

Continue Reading

Brasil

PND 2025: saiba o que pode levar para a prova deste domingo

Published

on


Mais de 1,08 milhão de candidatos farão a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) , neste domingo (26), em 750 cidades das cinco regiões do país.

Os municípios estão listados no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A PND tem o objetivo de estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino públicas do Brasil.

Quem ainda não consultou o local de prova, pode acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição disponível no site do Sistema PND, com login da plataforma Gov.br.

O documento traz o número de inscrição, data e horários do exame. Nele consta ainda se o participante terá tratamento pelo nome social, se for o caso, ou atendimento especializado, como para pessoas com deficiência, pessoas idosas, gestantes e lactantes.

O que levar

Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo no domingo, dia do exame. Porém, o candidato não poderá fazer anotações no cartão ou mantê-lo sobre a mesa durante a prova.

Documentos com foto: É obrigatória a identificação com o documento de identidade original com foto, sejam físicos ou digitais. Estes últimos (CNH digital, RG Digital e E-Título) precisarão estar nos respectivos aplicativos de documentos digitais download dos aplicativos. Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado e com o funcionamento devidamente testado, para acessá-lo mesmo sem internet no momento da identificação na entrada da sala onde fará a prova do certame.

Entre documentos físicos aceitos, estão carteiras de identidade emitidas pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, carteira de trabalho, passaporte brasileiro e outros previstos nos editais do certame.

As cópias de documentos, mesmo autenticadas por cartórios, não serão permitidas, nem fotos do documento, mesmo que estejam na galeria de fotos do celular. Não serão aceitos também: registro civil de nascimento, título de eleitor (impresso ou sem foto), Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), protocolo do documento de identidade, além de documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

Caneta preta: O candidato deve levar caneta esferográfica de tinta preta de material transparente para usar no dia das provas. Não serão fornecidas canetas, e não será permitido se comunicar para pedir material durante as provas.

Por isso, é recomendado levar mais de uma caneta reserva. Caneta azul, lápis, borracha e outros materiais não podem permanecer na mesa do candidato durante a prova.

Eletrônicos: conforme o edital, equipamentos eletrônicos, como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes, com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de prova até a saída definitiva do local de prova.

O envelope deverá ser guardado embaixo da cadeira do próprio inscrito. Os candidatos só poderão abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular quando tiverem saído dos locais de prova.

Comunicação: os candidatos também serão eliminados do concurso se forem surpreendidos, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou usando calculadoras ou similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações ou quaisquer dispositivos eletrônicos.

Roupas e acessórios: os candidatos não poderão usar óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, sob pena de eliminação.

Horários

O cronograma da prova é o mesmo em todo o país e segue o horário de Brasília. Por isso, os candidatos devem ficar atentos aos diferentes fusos horários do país.

 A aplicação da prova da PND seguirá horários a seguir:

  • abertura dos portões: 12h
  • fechamento dos portões: 13h
  • início da prova: 13h30
  • término da prova: 19h

Não será permitida a entrada de candidatos antes do horário de abertura, nem após o horário de fechamento dos portões.

A prova terá duração de cinco horas e 30 minutos. Os candidatos devem ficar obrigatoriamente na sala de aplicação da PND, pelo menos duas horas contadas a partir do início da prova.

A prova

A prova tem a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição, em 2024, foca nos cursos de formação de docentes.

De acordo com o edital da PND 2025, a prova será composta por duas partes. A primeira trará questões sobre formação geral de todos os docentes e a outra será de componente específico.

A formação geral inclui 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação docente.

A parte específica conta com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e às habilidades próprias de cada uma das 17 áreas da licenciatura.

São elas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

A PND

A Prova Nacional Docente (PND) não é uma certificação pública para o ofício de professor, também não é um concurso.

O exame, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de conhecimento e a formação dos futuros professores das licenciaturas, também tem o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes de ensino.

A prova será realizada anualmente pelo Inep. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.



Fonte: Agência Brasil

Continue Reading

Popular

Copyright © 2024 - Serviços de Construção Notícias - Tá Contratado