Durante anos, o sistema de mensagens de texto de duas camadas do iPhone tem sido um tema quente. Os textos de iPhone para iPhone no aplicativo Mensagens são azuis e desfrutam de criptografia completa e recursos de mídia mais robustos, como animações. Mas as mensagens de e para dispositivos Android são apenas textos SMS padrão e marcados com uma tonalidade verde. A plataforma de mensagens segregadas da Apple foi objeto de polêmica e até gerou rumores de intervenção regulatória. Mas com a recente confirmação da Apple de que começará a oferecer suporte ao novo padrão de mensagens de texto RCS no iOS 18, o campo de jogo de mensagens do iPhone está prestes a ser nivelado? Ou estamos apenas trocando uma sigla por outra?
Confuso? Não se preocupe. Estamos prestes a expor o que pode mudar com a adoção pela Apple do protocolo de mensagens de próxima geração da GSMA.
O que é SMS?
O Short Message Service (SMS) é um dos protocolos de mensagens mais onipresentes do planeta. Ela remonta aos primórdios da tecnologia móvel. Em dezembro de 1992, Neil Papworth, na época engenheiro da Vodafone, enviou a primeira mensagem de texto SMS desejando “Feliz Natal” ao seu chefe. No início de 2011, aproximadamente 80% de todos os utilizadores de telemóveis a nível mundial — cerca de 3,5 mil milhões de pessoas — enviavam mensagens SMS todos os meses.
Hoje, no entanto, o padrão tem algumas desvantagens notáveis. As mensagens SMS são limitadas a 160 caracteres e os textos enviados não podem incluir fotos, vídeos, áudio ou GIFs. Para isso, os telefones celulares há muito recorrem a um protocolo de suporte conhecido como Serviço de Mensagens Multimídia (MMS), mas ele também tem sua cota de limitações técnicas, incluindo limites de tamanho de mensagem lamentavelmente pequenos. O SMS também não oferece suporte à criptografia de ponta a ponta.
Mas apesar de todas as formas como o SMS parece desatualizado em uma era dominada por plataformas de mensagens instantâneas, ele tem uma vantagem definitiva: as mensagens SMS são roteadas através da rede móvel da sua operadora, o que significa que não é necessário um plano de dados para usar a tecnologia. Esse fato significa que o SMS muitas vezes serviu como substituto para protocolos mais avançados, incluindo o iMessage da Apple.
O que é RCS?
RCS é a abreviação de Rich Communication Services, embora às vezes também seja comercializado como “Mensagens Avançadas”. De qualquer forma, muitas vezes é posicionado como um substituto de próxima geração para SMS e MMS. O RCS permite que os usuários aproveitem muitos recursos que antes eram exclusivos de plataformas de mensagens over-the-top como o WhatsApp.
Por exemplo, o RCS Universal Profile inclui suporte completo para recibos de leitura e indicadores de digitação. Ele também pode facilitar bate-papos em grupo adequados e permitir que os usuários enviem imagens, vídeos e clipes de áudio em alta resolução. No início deste ano, a implementação do RCS pelo Google também oferece criptografia ponta a ponta (E2EE) por padrão para bate-papos individuais e em grupo.
Ao contrário dos textos SMS, as mensagens RCS são roteadas por meio de uma conexão de dados móveis ou link Wi-Fi, com o SMS funcionando como alternativa. Por esse motivo, o protocolo mais antigo provavelmente não irá a lugar nenhum tão cedo.
Uma coisa que é importante lembrar sobre o RCS é que ele não é e nunca foi concebido como um substituto ou concorrente de aplicativos de mensagens instantâneas. Em sua essência, o RCS é um protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia móvel e entre um telefone e uma operadora. Tirar proveito do RCS não requer a inscrição em um novo serviço. Contanto que seu telefone e sua operadora suportem RCS e você esteja usando um aplicativo compatível, como o Mensagens do Google, você pode aproveitar tudo o que o protocolo tem a oferecer – desde, é claro, que a pessoa ou pessoas para quem você está enviando mensagens conheçam esses mesmos requisitos.
Como o iMessage se encaixa em tudo isso?
A Apple anunciou o iMessage em junho de 2011, poucos meses antes da morte de Steve Jobs, no mesmo ano. Ao contrário do RCS, o iMessage é um protocolo de mensagens proprietário controlado exclusivamente pela Apple e disponível (exceto algumas soluções alternativas ocasionais e não oficiais) apenas em dispositivos iPhone, iPad, Apple Watch e Mac. A partir de 2024 com a atualização do iOS 18, a Apple planeja integrar suporte para RCS em seu aplicativo Mensagens. No momento da redação deste artigo, os dois protocolos não se comunicavam entre si. Como tal, o aplicativo Mensagens da Apple usará SMS/MMS como padrão quando os usuários tentarem enviar textos e arquivos de mídia para alguém com um telefone Android.
Da perspectiva de um usuário do iMessage, pode parecer que os usuários do Android estão presos em uma era de mensagens que já passou – mesmo que este último não seja o culpado pela situação. Devido à dependência do iMessage de SMS/MMS para comunicação Android, os arquivos de mídia acabam pixelados, não há recibos de leitura ou indicadores de digitação e esqueça de tentar envolver vários usuários de iPhone e Android em um único bate-papo em grupo.
Como chegamos aqui?
Embora o trabalho no RCS tenha começado antes de a Apple anunciar o iMessage, o protocolo tinha uma grande desvantagem que o condenou a uma implementação lenta. O RCS é um projeto multilateral que inclui o envolvimento da GSMA, um órgão comercial que representa os interesses da indústria de comunicações móveis em geral. Em 2015, o Google assumiu um papel mais ativo na proliferação do RCS quando adquiriu a Jibe Mobile. Com a tecnologia da Jibe como base, é efetivamente o Google quem fornece a cola que une o ecossistema RCS, mas por muito tempo a empresa fez um péssimo trabalho ao alinhar todos os envolvidos no RCS em direção a um objetivo comum.
Na verdade, os primeiros dias do RCS foram marcados por falsos começos, com algumas operadoras, incluindo um grupo formado pela AT&T, T-Mobile e Verizon, formando uma joint venture de curta duração para impulsionar o protocolo antes de eventualmente se alinharem com o Google. Até a Samsung fez seu próprio trabalho por um tempo antes de finalmente concordar em tornar o Mensagens do Google o aplicativo de mensagens padrão fornecido em telefones nos EUA.
Por esse motivo, a Apple teve poucos motivos para adotar o RCS. Afinal, por que daria um brinde a um concorrente desajeitado? E ainda em 2022, parecia que havia pouca ou nenhuma chance de a situação mudar tão cedo. “Não ouço nossos usuários pedindo que coloquemos muita energia nisso”, disse o CEO da Apple, Tim Cook, na Code Conference naquele ano, quando foi questionado sobre as mensagens RCS. “Compre um iPhone para sua mãe” foi sua palavra final sobre o assunto.
Mas foi também no ano passado que a União Europeia aprovou a sua histórica Lei dos Mercados e Serviços Digitais (DMA). A legislação exige que os “gatekeepers” não favoreçam os seus próprios sistemas ou limitem a interoperabilidade de terceiros dentro deles. Gatekeepers são qualquer empresa que atenda a qualificações financeiras e de uso específicas. A Apple, de acordo com a lei, é uma dessas empresas.
No final das contas, a UE decidiu isso em 2024 (embora os reguladores europeus tivessem muitas outras diretivas para outros aspectos do império da Apple). Apesar de estar em conformidade, no entanto, a Apple tinha. De acordo com o famoso especialista da Apple, John Gruber, a maior motivação da Apple pode ter sido. Mas seja qual for o motivo, parece ser um acordo fechado: a Apple reafirmou que o suporte RCS está chegando ao iPhone como parte do iOS 18.
O suporte da Apple ao RCS significa o fim dos balões de texto verdes no iPhone?
Infelizmente, as bolhas verdes provavelmente vieram para ficar. A empresa observou em seu comentário original sobre o RCS que o iMessage “continuará a ser a melhor e mais segura experiência de mensagens para usuários da Apple”. Dito isso, mesmo que você entenda que essa afirmação significa que o iMessage continuará a exibir textos de dispositivos não-Apple de maneira diferente daqueles enviados de um iPhone, iPad ou Mac, a adoção do RCS pela Apple deve levar a uma melhor experiência do usuário para iOS e Android. Usuários.
Mais uma vez, a Apple precisa fornecer detalhes, mas é fácil imaginar um futuro em que seu aplicativo Mensagens, graças ao RCS, exiba adequadamente imagens e vídeos de alta resolução enviados de telefones Android e permita que usuários de iOS e Android participem de bate-papos em grupo. sem que algo se quebre. A Apple também disse em seu anúncio original de novembro de 2023 que trabalharia com os membros da GSMA para melhorar o protocolo Universal Profile existente, com foco na adição de criptografia ponta a ponta ao padrão.
É claro que é mais difícil responder se essa interoperabilidade acaba com o estigma em torno das bolhas verdes.
Nota do editor: Esta história foi publicada originalmente em novembro de 2023 e foi atualizada para refletir novas informações.