Connect with us

Decoração

Peça que explora declarações polêmicas de J.K. Rowling sobre pessoas trans estreia no Festival de Edimburgo

Published

on


Obra imagina uma conversa entre os atores das adaptações cinematográficas de ‘Harry Potter’ e a escritora, que defende que o ‘gênero biológico é imutável’

Reprodução/Instagram/@jkrowlingwebA escritora J.K. Rowling é autora da saga
A britânica J.K. Rowling é autora da saga “Harry Potter”

O Festival de Edimburgo, um dos maiores eventos de artes cênicas do mundo, estreia nesta quinta-feira (1º) uma nova obra intitulada “TERF”. A peça explora as polêmicas declarações da autora de “Harry Potter”, J.K. Rowling, sobre pessoas trans, imaginando uma conversa entre os atores das adaptações cinematográficas da saga e a escritora, que defende que o “gênero biológico é imutável”. “É uma intervenção de Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint para pedir a J.K. Rowling que pare de publicar declarações controversas no Twitter”, explica Trelawny Kean, que interpreta Emma Watson na peça. Os comentários de Rowling sobre pessoas trans, frequentemente criticados como “feminismo radical que exclui a comunidade trans” (TERF, em inglês), têm gerado uma onda de reações negativas nas redes sociais.

O autor e diretor Joshua Kaplan afirma que “TERF” visa destacar os direitos das pessoas trans e como as redes sociais influenciam as discussões, muitas vezes eliminando nuances importantes sobre o tema. A produção tomou medidas de precaução para proteger a peça de possíveis repercussões, incluindo a mudança do título e do local de apresentação. Além disso, a personagem trans na peça permanecerá anônima durante a temporada. Berry Church Woods, produtor e co-fundador da companhia Civil Disobedience, expressa preocupação com a possibilidade de reações violentas e espera que a companhia esteja preparada para enfrentar qualquer controvérsia. J.K. Rowling, residente em Edimburgo, não tem vínculo direto com o festival. A cidade é sede do festival de espetáculos ao vivo mais famoso do mundo, realizado todo mês de agosto.

O debate sobre direitos trans na Escócia é acirrado. Em 2022, o governo local aprovou uma lei para facilitar a transição de gênero, que foi posteriormente bloqueada pelo governo central britânico. Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, que interpretaram Harry, Hermione e Ron na saga, têm expressado suas dificuldades em conciliar seu carinho pela obra com as opiniões controversas da autora. Radcliffe revelou que não mantém mais contato com Rowling e se disse “triste” pelos acontecimentos.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Rowling gerou polêmica em dezembro de 2019 ao apoiar um pesquisador demitido por afirmar que pessoas trans não podem mudar seu sexo biológico. Embora ela se defenda de acusações de transfobia, dividiu opiniões, tornando-se heroína para algumas feministas radicais e alvo de críticos do movimento trans. A peça “TERF” é descrita por Kean como “divertida, com uma dinâmica familiar” entre os atores e a autora, e inclui cenas do passado de Rowling que ajudam a entender suas opiniões. Kaplan deseja abordar o conceito de “amar a arte e discordar do artista” de forma direta nesta produção.

*Com informações da AFP
Publicado por Felipe Cerqueira





Fonte: Jovem Pan

Decoração

Grêmio x Flamengo: Confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Published

on


Aqui, você pode assistir à narração do jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Grêmio x Flamengo

Grêmio e Flamengo e se enfrentam neste domingo (22), em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo ao vivo, às 18h30 (de Brasília). Além de transmitir a partida em AM 620 e FM 100,9, a JP traz a narração de Fausto Favara, comentários de Fabio Piperno e reportagem de Guilherme Silva.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Rebeca Andrade conquista ouro nas barras assimétricas no Campeonato Brasileiro

Published

on


Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por outras duas ginastas do Flamengo: Gabriela Vieira e Isabel Ramos

Reprodução/Instagram/@rebecaandraderebeca andrade
Rebeca Andrade volta a competir depois das Olimpíadas de Paris

A ginasta Rebeca Andrade, multicampeã olímpica, brilhou mais uma vez ao conquistar a medalha de ouro nas barras assimétricas durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por Gabriela Vieira, do Flamengo, que ficou em segundo lugar com 13,100, e Isabel Ramos, também do Flamengo, que garantiu o terceiro lugar com 13,000. Defendendo seu título nas barras assimétricas, Rebeca expressou sua satisfação em ser uma inspiração para as crianças. Ela revelou que optou por simplificar sua série, focando apenas na final das barras assimétricas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Rebeca decidiu não participar das competições de solo e trave, além de não ter se classificado para a final do salto. Além de seu desempenho individual, Rebeca Andrade teve um papel fundamental na conquista do ouro pelo Flamengo na disputa por equipes. O time do Cegin ficou com a medalha de prata, enquanto o Pinheiros garantiu o terceiro lugar na competição. A vitória coletiva reforça a força do Flamengo no cenário da ginástica artística nacional.

 

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Bombardeio em Kharkiv deixa ao menos 21 feridos

Published

on


Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida;

EFE/EPA/SERGEY KOZLOVbombardeio em kharkiv
Equipes de resgate ucranianas evacuam a população local do local do bombardeio noturno em um prédio residencial de vários andares em Kharkiv

A cidade de Kharkiv, na Ucrânia, foi alvo de um bombardeio russo na noite de sábado (21) que resultou em pelo menos 21 pessoas feridas. O ataque ocorreu no distrito de Shevchenkivski, que é a segunda maior cidade do país. Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida. Desde fevereiro de 2022, Kharkiv tem enfrentado uma série de ataques frequentes por parte das forças russas. Este bombardeio foi o segundo em sequência contra Kharkiv, já que na sexta-feira, 20 de setembro, um ataque anterior deixou 15 feridos, incluindo crianças. As autoridades ucranianas relataram que em ambos os incidentes foram utilizadas bombas planadoras do tipo KAB, evidenciando a continuidade da ofensiva russa na região.

Além dos ataques em Kharkiv, a Rússia também lançou uma ofensiva mais ampla, utilizando 80 drones Shahed e dois mísseis contra alvos na Ucrânia. A defesa aérea do país conseguiu interceptar 71 desses drones, minimizando os danos. No entanto, a situação continua crítica, com civis sendo afetados em várias localidades. Em Nikopol, dois civis perderam a vida devido a ataques de drones, enquanto em Kherson, outro ataque resultou em ferimentos em dois civis. Os bombardeios também causaram danos significativos à infraestrutura energética em cidades como Poltava e Shostka, aumentando as preocupações sobre a segurança e a estabilidade na região.

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Popular

Copyright © 2024 - Serviços de Construção Notícias - Tá Contratado