Connect with us

Decoração

Peru se despede de Fujimori com presença de Boluarte no Palácio de Governo, em Lima

Published

on


Desde o dia seguinte à morte, milhares de pessoas foram ao velório com flores e fotos do ex-presidente peruano

EFE/ Paolo AguilarFujimori
No final da cerimônia religiosa, Kenji, o filho mais novo do ex-presidente, fez um discurso de despedida

Os restos mortais do ex-presidente peruano Alberto Fujimori (1990-2000), que morreu na quarta-feira passada, aos 86 anos, foram enterrados neste sábado (14) com honras de Estado no Palácio do Governo, em Lima, pela atual presidente do Peru, Dina Boluarte. O cortejo fúnebre de Fujimori foi recebido no pátio principal da sede do governo “de acordo com as honras póstumas que são prestadas a um ex-presidente”, informou a Presidência em comunicado. O caixão foi coberto com a bandeira peruana e carregado ao longo de um tapete vermelho até o pátio, onde o histórico regimento Húsares del Junín prestou homenagem e as tradicionais 21 salvas foram disparadas. A banda militar tocou a marcha da bandeira peruana e, em seguida, uma marcha fúnebre, enquanto Boluarte e seus ministros reiteravam suas condolências aos parentes sem fazer nenhum discurso.

Depois, o caixão foi carregado de volta à carruagem. Pouco antes, ele foi transferido da sede do Ministério da Cultura, onde o velório estava sendo realizado desde a última quinta-feira, para o Gran Teatro Nacional, onde foi realizada uma missa fúnebre. No final da cerimônia religiosa, Kenji, o filho mais novo do ex-presidente, fez um discurso de despedida com muitas referências políticas e disse que seu pai “nunca morrerá” e foi “o melhor presidente da história” do Peru. Keiko, a herdeira política do ex-governante, garantiu que seu pai “pôs fim à doença terminal que afetava” o Peru, em referência à hiperinflação e ao terrorismo.

Ao comentar sobre os crimes de corrupção e violações dos direitos humanos pelos quais ele foi condenado, ela garantiu que o pai venceu “o julgamento, não o julgamento humano das pessoas”, mas “o julgamento da história”. Fora do Gran Teatro Nacional, um telão foi montado para que centenas de apoiadores de Fujimori pudessem acompanhar a cerimônia. Desde o dia seguinte à morte, milhares de pessoas foram ao velório com flores e fotos do falecido, enquanto a presidente compareceu na quinta-feira para prestar suas condolências pessoais a Keiko e Kenji. O governo de Boluarte decretou um período de luto nacional de três dias na quinta-feira e aplicou a cerimônia oficial, que foi estabelecida durante o período de Alejandro Toledo (2001-2006).

O fujimorismo tem uma taxa de aceitação de cerca de 15 a 20% no Peru, de acordo com todas as pesquisas, o que lhe proporcionou um número constante de seguidores ao longo dos anos, mas também limitou as tentativas de Keiko Fujimori de se tornar chefe de Estado. A morte de seu pai reavivou a controvérsia em torno de seu legado, já que seus apoiadores o homenageiam por ter derrotado o grupo terrorista Sendero Luminoso e a crise econômica, mas seus detratores evocam a memória das vítimas dos crimes contra a humanidade pelos quais ele foi condenado, o golpe que ele realizou em 1992 e os graves casos de corrupção pelos quais também foi condenado.

Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações da EFE





Fonte: Jovem Pan

Decoração

Grêmio x Flamengo: Confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Published

on


Aqui, você pode assistir à narração do jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Grêmio x Flamengo

Grêmio e Flamengo e se enfrentam neste domingo (22), em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo ao vivo, às 18h30 (de Brasília). Além de transmitir a partida em AM 620 e FM 100,9, a JP traz a narração de Fausto Favara, comentários de Fabio Piperno e reportagem de Guilherme Silva.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Rebeca Andrade conquista ouro nas barras assimétricas no Campeonato Brasileiro

Published

on


Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por outras duas ginastas do Flamengo: Gabriela Vieira e Isabel Ramos

Reprodução/Instagram/@rebecaandraderebeca andrade
Rebeca Andrade volta a competir depois das Olimpíadas de Paris

A ginasta Rebeca Andrade, multicampeã olímpica, brilhou mais uma vez ao conquistar a medalha de ouro nas barras assimétricas durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por Gabriela Vieira, do Flamengo, que ficou em segundo lugar com 13,100, e Isabel Ramos, também do Flamengo, que garantiu o terceiro lugar com 13,000. Defendendo seu título nas barras assimétricas, Rebeca expressou sua satisfação em ser uma inspiração para as crianças. Ela revelou que optou por simplificar sua série, focando apenas na final das barras assimétricas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Rebeca decidiu não participar das competições de solo e trave, além de não ter se classificado para a final do salto. Além de seu desempenho individual, Rebeca Andrade teve um papel fundamental na conquista do ouro pelo Flamengo na disputa por equipes. O time do Cegin ficou com a medalha de prata, enquanto o Pinheiros garantiu o terceiro lugar na competição. A vitória coletiva reforça a força do Flamengo no cenário da ginástica artística nacional.

 

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Bombardeio em Kharkiv deixa ao menos 21 feridos

Published

on


Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida;

EFE/EPA/SERGEY KOZLOVbombardeio em kharkiv
Equipes de resgate ucranianas evacuam a população local do local do bombardeio noturno em um prédio residencial de vários andares em Kharkiv

A cidade de Kharkiv, na Ucrânia, foi alvo de um bombardeio russo na noite de sábado (21) que resultou em pelo menos 21 pessoas feridas. O ataque ocorreu no distrito de Shevchenkivski, que é a segunda maior cidade do país. Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida. Desde fevereiro de 2022, Kharkiv tem enfrentado uma série de ataques frequentes por parte das forças russas. Este bombardeio foi o segundo em sequência contra Kharkiv, já que na sexta-feira, 20 de setembro, um ataque anterior deixou 15 feridos, incluindo crianças. As autoridades ucranianas relataram que em ambos os incidentes foram utilizadas bombas planadoras do tipo KAB, evidenciando a continuidade da ofensiva russa na região.

Além dos ataques em Kharkiv, a Rússia também lançou uma ofensiva mais ampla, utilizando 80 drones Shahed e dois mísseis contra alvos na Ucrânia. A defesa aérea do país conseguiu interceptar 71 desses drones, minimizando os danos. No entanto, a situação continua crítica, com civis sendo afetados em várias localidades. Em Nikopol, dois civis perderam a vida devido a ataques de drones, enquanto em Kherson, outro ataque resultou em ferimentos em dois civis. Os bombardeios também causaram danos significativos à infraestrutura energética em cidades como Poltava e Shostka, aumentando as preocupações sobre a segurança e a estabilidade na região.

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Popular

Copyright © 2024 - Serviços de Construção Notícias - Tá Contratado