Connect with us

Entretenimento

PL oficializa coronel Mello Araújo como vice de Nunes em convenção sem Bolsonaro

Published

on


Ainda é necessário que o MDB aceite oficialmente a indicação em sua própria convenção, marcada para 3 de agosto; o ex-presidente Jair Bolsonaro, padrinho político do coronel, não compareceu ao evento

DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDOPL oficializa coronel Mello Araújo como vice de Nunes em convenção do partido
Ricardo Nunes ao lado do candidato a vice em sua chapa, coronel Ricardo de Mello Araújo, no Salão Nobre da Câmara Municipal

O PL oficializou em convenção realizada na noite desta segunda-feira (22) a indicação do coronel da reserva e ex-comandante das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar, Ricardo de Mello Araújo, para o posto de vice na chapa do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). A principal ausência no evento, realizado na Câmara Municipal, foi o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), padrinho político do coronel e principal defensor de que ele fosse o escolhido para a chapa. Também não compareceram o presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto e nem o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, que é do Republicanos mas apoiador de primeira hora do PL e de Nunes. As maiores autoridades presentes ao evento, além do prefeito, foram os deputados federais Antônio Carlos Rodrigues (SP) e Mario Frias (SP).

Oficialmente, ainda é necessário que o MDB, partido de Nunes, aceite a indicação em sua própria convenção, marcada para o dia 3 de agosto. Na prática, porém, a composição está fechada: o prefeito compareceu ao evento do PL e chegou junto com o futuro colega de chapa. O PL é o primeiro partido a oficializar apoio ao atual chefe do Executivo. A coligação de Nunes ainda deve contar com PSD, Republicanos, PP, Podemos, Avante, Solidariedade, PRD e Mobiliza.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O União Brasil também deve declarar apoio ao prefeito, mas em sua convenção no sábado (20) delegou a decisão para a Executiva municipal. O presidente da sigla na capital, Milton Leite (União), afirmou que o anúncio depende do acerto de “pequenos pontos” sobre os cargos que o partido terá na administração municipal caso Nunes seja reeleito. O apoio do PL a Nunes sela a aliança do prefeito com Bolsonaro e polariza a campanha, que elegeu como principal adversário o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que tem o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O presidente da República ofereceu uma prévia do que será a eleição ao criticar, na convenção petista no sábado (20), a atuação de Mello Araújo como diretor da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). “Tem um aí que não tinha nem candidato a vice e o Bolsonaro fez ele engolir um candidato que era quase um ditador no Ceagesp e proibia sindicato de funcionários”, disse Lula.

Mello Araújo rebateu o presidente nas redes sociais, o chamou de “desocupado” e disse que acabou com “a prostituição e a roubalheira no Ceagesp”. “Ele protege quem faz rachadinha, eu condeno. Ele invade prédio público, eu prendo quem faz isso”, escreveu o coronel da reserva, em alusão ao voto de Boulos para arquivar o processo do deputado federal André Janones (Avante) na Câmara dos Deputados e à atuação do psolista no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

A ideia da campanha de Nunes é explorar a gestão feita pelo coronel no Ceagesp e apresentá-lo como alguém técnico, e não político, participando inclusive da formulação do plano de governo na área de segurança pública e de esportes. Ele é formado em Educação Física e tem pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela Universidade de São Paulo (USP). A tarefa não será das mais fáceis: Mello Araújo disse em 2017 que a abordagem policial nos Jardins deve ser distinta da praticada na periferia e ecoa o discurso radical adotado por Bolsonaro. Ao mesmo tempo, aliados do prefeito consideram que a postura “linha dura” contra a criminalidade pode funcionar como um contraponto a Boulos.

O ex-coronel da Rota foi alçado ao posto de pré-candidato a vice no mês passado, a contragosto do entorno do prefeito, para garantir o apoio do ex-presidente após a entrada de Pablo Marçal (PRTB) na corrida eleitoral. Correligionários de Nunes viam Mello Araújo como um nome radical que poderia fortalecer a narrativa do PSOL de que o prefeito é o candidato de Bolsonaro na cidade e preferiam nomes “mais leves’, como as vereadoras Sonaira Fernandes (PL) e Rute Costa (PL). No entanto, estrategistas de Nunes avaliam que a indicação, apesar de não ter somado à campanha do prefeito, também não gerou até o momento impactos negativos nas pesquisas internas da campanha, tanto quantitativas quanto qualitativas.

A convenção também aprovou as candidaturas a vereador do partido. Rute Costa, Sonaira Fernandes, Gilberto Nascimento Jr., Isac Félix e Sandra Tadeu disputarão a reeleição. Fernando Holiday, porém, decidiu não se candidatar novamente ao cargo. A lista inclui nomes conhecidos na direita paulistana, como os influenciadores Zoe Martinez e Lucas Pavanatto e a jogadora de vôlei Tandara Caixeta, que está suspensa do esporte desde 2021 quando foi flagrada em uma exame antidoping durante as Olimpíadas de Tóquio.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira





Fonte: Jovem Pan

Entretenimento

ENQUETE – MORNING SHOW – Você toma precauções no trânsito contra assaltos?

Published

on


Você toma precauções no trânsito contra assaltos?

Você deve selecionar uma alternativa.

Sua resposta foi registrada.

*As enquetes do Grupo de Comunicação Jovem Pan não possuem caráter científico e só refletem a opinião de sua audiência.



Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Entretenimento

‘Estamos próximos de uma guerra quase mundial’, alerta papa Francisco

Published

on


O pontífice também disse orar ‘para que eles temam o julgamento da consciência, da história e de Deus, e convertam seus olhos e corações, sempre colocando o bem comum em primeiro lugar’

GIUSEPPE LAMI/EFE/EPAPapa Francisco preside Santa Missa da Vigília Pascal na Noite Santa de Páscoa na Basílica de São Pedro
O papa acrescentou que ‘a Europa precisa da Bélgica para levar adiante o caminho da paz e da fraternidade entre os povos que a compõem’

O papa Francisco advertiu nesta sexta-feira (27) que “estamos próximos de uma quase guerra mundial” e espera que “aqueles que governam saibam assumir sua responsabilidade, o risco e a honra da paz”, durante seu discurso a autoridades belgas no Castelo de Laeken, em seu primeiro ato oficial na Bélgica. “Rezo para que os líderes das nações, ao olharem para a Bélgica e sua história, aprendam com ela e, assim, salvem seu povo de catástrofes intermináveis e luto incontável. Rezo para que aqueles que governam saibam assumir sua responsabilidade, o risco e a honra da paz, e saibam afastar o perigo, a ignomínia e o absurdo da guerra”, afirmou.

O pontífice também disse orar “para que eles temam o julgamento da consciência, da história e de Deus, e convertam seus olhos e corações, sempre colocando o bem comum em primeiro lugar”. Diante do rei belga Philippe e da rainha Mathilde e do primeiro-ministro em exercício, Alexander De Croo, com quem se reuniu nesta sexta-feira, o papa desejou que a Bélgica seja “uma ponte, portanto, indispensável para construir a paz e repudiar a guerra”. “Essa é a dimensão da pequena Bélgica. Você entende a necessidade da Europa de se lembrar de sua história, composta de povos e culturas, de catedrais e universidades, das conquistas da engenhosidade humana, mas também de tantas guerras e de um desejo de dominar que às vezes se transformou em colonialismo e exploração”, lembrou.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O papa acrescentou que “a Europa precisa da Bélgica para levar adiante o caminho da paz e da fraternidade entre os povos que a compõem”, especialmente “se as fronteiras e os tratados começarem a ser desrespeitados, e o direito de criar leis for deixado às armas, subvertendo a lei existente, a caixa de Pandora será aberta e todos os ventos começarão a soprar violentamente, batendo contra a casa e ameaçando destruí-la”. O líder religioso pediu “ações culturais, sociais e políticas constantes e oportunas que sejam corajosas e prudentes e que excluam um futuro no qual a ideia e a prática da guerra, com suas consequências catastróficas, sejam novamente uma opção viável”.

*Com informações da EFE
Publicado por Marcelo Bamonte





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Entretenimento

Corpo de Anic, advogada que desapareceu em Petrópolis, é encontrado concretado em quintal

Published

on


Vítima foi encontrada em um muro no quintal da casa de Lourival Correa Netto Fadiga, que trabalhava para a família da vítima e confessou ter cometido o crime

Quase sete meses após o seu desaparecimento, o corpo da advogada Anic de Almeida Peixoto Herdy foi encontrado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro na quarta-feira (25) em Petrópolis, na região serrana do Rio. O corpo de Anic foi identificado por meio de exame odontológico, feito por peritos do Instituto Médico Legal do Rio e cujo resultado foi divulgado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (26). Ele estava concretado em um muro no quintal da casa de Lourival Correa Netto Fadiga, que trabalhava para a família da vítima e confessou ter cometido o crime.

Em entrevista à TV Record, a advogada de Fadiga, Flávia Froes, afirmou que a morte de Anic foi planejada em conjunto pelo seu cliente e pelo marido da vítima, Benjamin Cordeiro Herdy, e que o sequestro era uma forma de encobrir o homicídio. O motivo do crime seria uma questão familiar, disse a advogada. A defesa de Benjamin Herdy nega que ele tenha participado do crime e classificou a confissão de Fadiga como “um ato de desespero e crueldade”.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Anic tinha 54 anos, era advogada, estudante de Psicologia e casada com Benjamin Cordeiro Herdy, de 78 anos, herdeiro de uma família que foi proprietária de um importante grupo educacional no Rio. O casal vivia em Petrópolis, na serra fluminense. Ela foi vista pela última vez em 29 de fevereiro saindo de um shopping de Petrópolis. Câmeras de vigilância do estabelecimento mostraram que ela parou o carro no estacionamento, trocou mensagens por celular e, minutos depois, saiu do centro comercial, atravessando uma rua. No mesmo dia, Benjamin recebeu mensagem no celular informando que Anic havia sido sequestrada. As mensagens, enviadas do próprio celular da advogada, também traziam ameaças contra ela. Os sequestradores pediram R$ 4,6 milhões como resgate e orientaram o marido a não avisar a polícia.

O caso só foi informado à polícia 14 dias depois, por uma filha, e passou a ser investigado pela 105ª DP (Petrópolis). Àquela altura, o montante pedido pelos supostos sequestradores já havia sido pago e um áudio de conversa de telefone entre Benjamin e Lourival foi gravado pela filha. Quatro suspeitos foram presos, incluindo Lourival, que seria um homem de confiança da família e o mandante do crime. Ele se apresentava como policial federal, mas, segundo as investigações, nunca integrou os quadros da corporação. Além dele, um casal de filhos e uma mulher com quem ele teria um caso também foram presos. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) apresentou denúncia contra os suspeitos. Os investigadores tiveram acesso aos telefones de todos os envolvidos e cruzaram dados de localização do dia do sequestro e do pagamento dos resgates.

Segundo mostrou o Fantástico, da TV Globo, foi possível comprovar que Lourival não esteve em uma favela para supostamente pagar os criminosos – mas sim em uma concessionária na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, onde comprou uma caminhonete avaliada em R$ 500 mil e uma moto. Também adquiriu 950 aparelhos celulares, que foram levados a uma loja da família. Os filhos estiveram na concessionária com o pai, e a mulher chegou a viajar a Foz do Iguaçu, no Paraná, para resolver pendências relativas à aquisição dos celulares. Os três também teriam ajudado a ocultar os valores do resgate.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Marcelo Bamonte





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Popular

Copyright © 2024 - Serviços de Construção Notícias - Tá Contratado