Connect with us

Decoração

Reaproveitar água da chuva pode reduzir conta pela metade

Published

on


Renato César Pereira/Estadão ConteúdoRepresa dos Rios Jacareí e Jaguari, do Sistema Cantareira
Ao captar e usar a água da chuva, é possível reduzir a demanda sobre os recursos hídricos locais, a pressão sobre os mananciais e ainda preservar rios e reservatórios

Você sabia que o Brasil desperdiça quase 40% da água potável que capta? Isso acontece por vários motivos, como vazamentos, uso inadequado e até roubo. A água é um recurso finito e essencial para a vida e a saúde do nosso ecossistema. Todos nós, seja nas empresas públicas, privadas ou em nossas casas, precisamos contribuir para reduzir esse perda. Um sistema simples de reaproveitamento de água da chuva pode reduzir até metade da conta de água em casas e prédios. Um kit básico, que inclui um reservatório de 240 litros, filtros, dois metros de canos de PVC e uma mangueira elástica de 15 metros, custa cerca de R$ 560. Se for necessária a instalação de calhas, há um custo adicional. Essa água pode ser usada para descarga de vasos sanitários, irrigação de jardins e limpeza de áreas comuns e carros. Com a economia gerada, esse investimento pode se pagar em pouco tempo. Ao captar e usar a água da chuva, é possível reduzir a demanda sobre os recursos hídricos locais, a pressão sobre os mananciais e ainda ajuda a preservar rios e reservatórios. A nova Lei nº 14.546/2023, aprovada recentemente, obriga a adoção de medidas para prevenir o desperdício de água e estimular o reúso de águas das chuvas. 

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Como captar e armazenar água da chuva

O sistema é bastante simples e eficiente. Você vai precisar de calhas, tubos, reservatórios e filtros. A água é captada do telhado, passa pelas calhas e é direcionada para um reservatório através de tubulação. Um filtro remove folhas e detritos antes da água entrar no reservatório. De lá, uma mangueira pode ser conectada para usos imediatos, como lavar o carro ou regar as plantas. Para armazenar a água por mais tempo, é necessário investir em um reservatório maior, uma cisterna subterrânea, uma bomba para direcionar a água para uma caixa d’água e filtros adicionais para remover impurezas. Alguns cuidados são necessários para a instalação: use telhas de cerâmica, concreto ou metal, calhas de PVC ou alumínio e reservatórios de polietileno ou fibra de vidro. Esses materiais são duráveis e não liberam substâncias tóxicas na água. Instale filtros na entrada do reservatório, limpe regularmente o sistema de captação e trate a água com cloro ou radiação UV para desinfetar.

Como captar água da chuva

Um sistema simples de captação custa cerca de R$ 600 e reduz em 50% a conta de água

O desperdício de água é um problema grave. Com a crescente demanda devido ao aumento populacional e às mudanças climáticas, a pressão sobre os recursos hídricos só tende a aumentar. O desperdício não só afeta o meio ambiente, mas também a economia e qualidade de vida. Em períodos de estiagem, a falta de água pode afetar a agricultura, a indústria e até o abastecimento doméstico. Reaproveitar a água da chuva é uma solução simples, econômica e eficaz para enfrentar esse problema Cada gota conta e juntos podemos construir um futuro mais sustentável e responsável no uso dos recursos hídricos.

 





Fonte: Jovem Pan

Decoração

Grêmio x Flamengo: Confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Published

on


Aqui, você pode assistir à narração do jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Grêmio x Flamengo

Grêmio e Flamengo e se enfrentam neste domingo (22), em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo ao vivo, às 18h30 (de Brasília). Além de transmitir a partida em AM 620 e FM 100,9, a JP traz a narração de Fausto Favara, comentários de Fabio Piperno e reportagem de Guilherme Silva.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Rebeca Andrade conquista ouro nas barras assimétricas no Campeonato Brasileiro

Published

on


Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por outras duas ginastas do Flamengo: Gabriela Vieira e Isabel Ramos

Reprodução/Instagram/@rebecaandraderebeca andrade
Rebeca Andrade volta a competir depois das Olimpíadas de Paris

A ginasta Rebeca Andrade, multicampeã olímpica, brilhou mais uma vez ao conquistar a medalha de ouro nas barras assimétricas durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por Gabriela Vieira, do Flamengo, que ficou em segundo lugar com 13,100, e Isabel Ramos, também do Flamengo, que garantiu o terceiro lugar com 13,000. Defendendo seu título nas barras assimétricas, Rebeca expressou sua satisfação em ser uma inspiração para as crianças. Ela revelou que optou por simplificar sua série, focando apenas na final das barras assimétricas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Rebeca decidiu não participar das competições de solo e trave, além de não ter se classificado para a final do salto. Além de seu desempenho individual, Rebeca Andrade teve um papel fundamental na conquista do ouro pelo Flamengo na disputa por equipes. O time do Cegin ficou com a medalha de prata, enquanto o Pinheiros garantiu o terceiro lugar na competição. A vitória coletiva reforça a força do Flamengo no cenário da ginástica artística nacional.

 

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Bombardeio em Kharkiv deixa ao menos 21 feridos

Published

on


Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida;

EFE/EPA/SERGEY KOZLOVbombardeio em kharkiv
Equipes de resgate ucranianas evacuam a população local do local do bombardeio noturno em um prédio residencial de vários andares em Kharkiv

A cidade de Kharkiv, na Ucrânia, foi alvo de um bombardeio russo na noite de sábado (21) que resultou em pelo menos 21 pessoas feridas. O ataque ocorreu no distrito de Shevchenkivski, que é a segunda maior cidade do país. Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida. Desde fevereiro de 2022, Kharkiv tem enfrentado uma série de ataques frequentes por parte das forças russas. Este bombardeio foi o segundo em sequência contra Kharkiv, já que na sexta-feira, 20 de setembro, um ataque anterior deixou 15 feridos, incluindo crianças. As autoridades ucranianas relataram que em ambos os incidentes foram utilizadas bombas planadoras do tipo KAB, evidenciando a continuidade da ofensiva russa na região.

Além dos ataques em Kharkiv, a Rússia também lançou uma ofensiva mais ampla, utilizando 80 drones Shahed e dois mísseis contra alvos na Ucrânia. A defesa aérea do país conseguiu interceptar 71 desses drones, minimizando os danos. No entanto, a situação continua crítica, com civis sendo afetados em várias localidades. Em Nikopol, dois civis perderam a vida devido a ataques de drones, enquanto em Kherson, outro ataque resultou em ferimentos em dois civis. Os bombardeios também causaram danos significativos à infraestrutura energética em cidades como Poltava e Shostka, aumentando as preocupações sobre a segurança e a estabilidade na região.

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Popular

Copyright © 2024 - Serviços de Construção Notícias - Tá Contratado