Connect with us

Brasil

São Paulo leva virada do Internacional e perde por 3 a 1 dos gaúchos no MorumBis

Published

on


Com reservas e pensando na Libertadores, o time tricolor abusou do direito de errar e foi dominado em casa; mas não perdeu posições na rodada

MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDOSÃO PAULO X INTERNACIONAL
Thiago Maia, do Internacional, após gol na partida contra o São Paulo pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024, no Estádio Morumbis

O São Paulo mostrou evidentes fragilidades neste domingo (22), abusou dos erros na defesa, foi dominado na maior parte do jogo e perdeu de virada do Internacional no MorumBis, por 3 a 1. Com reservas e pensando na Libertadores, o time tricolor jogou apenas os 15 minutos iniciais do duelo da 27ª rodada do Brasileirão. Depois, parou, levou três gols do rival gaúcho e terminou o duelo derrotado e cobrado por seus torcedores.

O São Paulo não perdeu posições na rodada. Continua no quinto lugar, com 44 pontos, mas vê os rivais, como o próprio Inter, encostarem. O pensamento, por alguns dias, deixará de ser o Brasileirão. Os são-paulinos têm a cabeça no duelo decisivo contra o Botafogo pela Copa Libertadores, na próxima quarta-feira, no MorumBis. “É quarta-feira”, gritaram os são-paulinos ao final da partida, numa espécie de cobrança e apoio.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O Inter alcançou seis rodadas sem ser derrotado no Brasileirão e consolidou a sua reação na competição, iniciada com a chegada de Roger Machado. São 41 pontos para o time gaúcho, que se fortalece na disputa por uma vaga na próxima edição da Libertadores. Está a apenas um do Bahia, que abre o grupo dos seis primeiros colocados.

Foi de períodos distintos o primeiro tempo no MorumBis. O time quase todo resesrva do São Paulo foi superior até os 15 minutos, período em que dominou os gaúchos, abriu o placar e criou para até fazer mais. Foi de Luciano o gol que deixou os anfitriões em vantagem. O camisa 10, bem colocado na pequena área, recebeu de Lucas e girou para as redes aos cinco minutos.

Bobadilla teria feito um golaço se a bola não tivesse explodido na trave. Depois disso, o São Paulo e o Inter acordou. De desatento, sonolento e dominado a concentrado, efetivo e criativo, o Inter tomou conta do campo ofensivo e insistiu até empatar com Bruno Gomes, autor de um belo gol de canhota que morreu no ângulo direito de Jandrei.

O Inter se impôs, foi dominante na segunda etapa e resolveu em nove minutos um jogo que estava difícil e enrolado, aproveitando o nervosismo e erros do São Paulo na saída de bola. Dois meio-campistas marcaram aos 8 e aos 17 e definiram a vitória de virada dos gaúchos. O segundo, o da virada, foi uma jogada bem trabalhada que terminou com finalização seca e rasteira de Thiago Maia.

Alan Patrick, que havia participado do segundo gol, fez o terceiro em lance de raro talento. O camisa 10 emendou de primeira um violento chute que tocou no travessão antes de entrar no gol defendido por Jandrei.

Inconformado, Zubeldía lançou mão de seus principais titulares que estavam no banco. Usou Calleri e Nestor, por exemplo, mas a equipe não reagiu. Teve alguns lampejos no ataque, mas seguiu dominada pelo Inter, que empurrou os paulistas, fez o tempo passar e acelerou o jogo quando quis. Como não precisava, acelerou pouco, o suficiente para se manter no ataque e deixar os mandantes longe do gol até a partida terminar.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 1 X 3 INTERNACIONAL

SÃO PAULO: Jandrei; Igor Vinícius, Ferraresi, Ruan e Michel Araújo; Marcos Antônio (Liziero), Bobadilla (Galoppo), Luciano (Calleri); Lucas Moura (William Gomes), Erick (Rodrigo Nestor) e André Silva. Técnico: Luis Zubeldía
INTERNACIONAL: Rochet; Bruno Gomes, Vitão, Mercado (Rogel) e Bernabei; Fernando (Rômulo), Thiago Maia (Bruno Henrique), Gustavo Prado (Wanderson) e Alan Patrick; Wesley e Borré (Enner Valencia). Técnico: Roger Machado
GOLS: Luciano, aos 5, e Bruno Gomes, aos 42 do primeiro tempo. Thiago Maia, aos 8, e Alan Patrick, aos 17 do segundo tempo
ÁRBITRO: Ramon Abatti Abel (RJ)
CARTÕES AMARELOS: André Silva, Wesley, Erick, William Gomes, Calleri, Rodrigo Nestor
PÚBLICO: 39.078 torcedores
RENDA: R$ 2.083.806,00
LOCAL: MorumBis

Confira como foi a transmissão do jogo pela Jovem Pan

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira





Fonte: Terra

Brasil

PND 2025: saiba o que pode levar para a prova deste domingo

Published

on


Mais de 1,08 milhão de candidatos farão a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) , neste domingo (26), em 750 cidades das cinco regiões do país.

Os municípios estão listados no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A PND tem o objetivo de estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino públicas do Brasil.

Quem ainda não consultou o local de prova, pode acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição disponível no site do Sistema PND, com login da plataforma Gov.br.

O documento traz o número de inscrição, data e horários do exame. Nele consta ainda se o participante terá tratamento pelo nome social, se for o caso, ou atendimento especializado, como para pessoas com deficiência, pessoas idosas, gestantes e lactantes.

O que levar

Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo no domingo, dia do exame. Porém, o candidato não poderá fazer anotações no cartão ou mantê-lo sobre a mesa durante a prova.

Documentos com foto: É obrigatória a identificação com o documento de identidade original com foto, sejam físicos ou digitais. Estes últimos (CNH digital, RG Digital e E-Título) precisarão estar nos respectivos aplicativos de documentos digitais download dos aplicativos. Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado e com o funcionamento devidamente testado, para acessá-lo mesmo sem internet no momento da identificação na entrada da sala onde fará a prova do certame.

Entre documentos físicos aceitos, estão carteiras de identidade emitidas pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, carteira de trabalho, passaporte brasileiro e outros previstos nos editais do certame.

As cópias de documentos, mesmo autenticadas por cartórios, não serão permitidas, nem fotos do documento, mesmo que estejam na galeria de fotos do celular. Não serão aceitos também: registro civil de nascimento, título de eleitor (impresso ou sem foto), Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), protocolo do documento de identidade, além de documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

Caneta preta: O candidato deve levar caneta esferográfica de tinta preta de material transparente para usar no dia das provas. Não serão fornecidas canetas, e não será permitido se comunicar para pedir material durante as provas.

Por isso, é recomendado levar mais de uma caneta reserva. Caneta azul, lápis, borracha e outros materiais não podem permanecer na mesa do candidato durante a prova.

Eletrônicos: conforme o edital, equipamentos eletrônicos, como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes, com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de prova até a saída definitiva do local de prova.

O envelope deverá ser guardado embaixo da cadeira do próprio inscrito. Os candidatos só poderão abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular quando tiverem saído dos locais de prova.

Comunicação: os candidatos também serão eliminados do concurso se forem surpreendidos, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou usando calculadoras ou similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações ou quaisquer dispositivos eletrônicos.

Roupas e acessórios: os candidatos não poderão usar óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, sob pena de eliminação.

Horários

O cronograma da prova é o mesmo em todo o país e segue o horário de Brasília. Por isso, os candidatos devem ficar atentos aos diferentes fusos horários do país.

 A aplicação da prova da PND seguirá horários a seguir:

  • abertura dos portões: 12h
  • fechamento dos portões: 13h
  • início da prova: 13h30
  • término da prova: 19h

Não será permitida a entrada de candidatos antes do horário de abertura, nem após o horário de fechamento dos portões.

A prova terá duração de cinco horas e 30 minutos. Os candidatos devem ficar obrigatoriamente na sala de aplicação da PND, pelo menos duas horas contadas a partir do início da prova.

A prova

A prova tem a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição, em 2024, foca nos cursos de formação de docentes.

De acordo com o edital da PND 2025, a prova será composta por duas partes. A primeira trará questões sobre formação geral de todos os docentes e a outra será de componente específico.

A formação geral inclui 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação docente.

A parte específica conta com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e às habilidades próprias de cada uma das 17 áreas da licenciatura.

São elas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

A PND

A Prova Nacional Docente (PND) não é uma certificação pública para o ofício de professor, também não é um concurso.

O exame, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de conhecimento e a formação dos futuros professores das licenciaturas, também tem o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes de ensino.

A prova será realizada anualmente pelo Inep. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.



Fonte: Agência Brasil

Continue Reading

Brasil

UnB abre inscrições para vestibular indígena com 154 vagas

Published

on


As inscrições gratuitas para o vestibular indígena da Universidade de Brasília (UnB) de 2026 podem ser feitas a partir desta sexta-feira (24) e seguem até às 18h de 7 de novembro (horário de Brasília).

O processo seletivo é destinado a selecionar exclusivamente candidatos indígenas. O vestibular indígena é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A iniciativa tem o objetivo de promover o acesso deste público ao ensino superior.

Os interessados devem se inscrever no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Os candidatos que necessitarem de atendimento especializado ou desejarem utilizar nome social devem sinalizar as respectivas opções no momento da inscrição.

Vagas

Ao todo, são 154 vagas em mais de 40 cursos de graduação oferecidos pela UnB, no primeiro e no segundo semestres de 2026, entre eles direito, enfermagem, engenharias, farmácia e psicologia. As vagas estão distribuídas nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Planaltina e Gama, no Distrito Federal.

Confira aqui a lista de  cursos de graduação e as respectivas vagas oferecidas para o ingresso no primeiro e no segundo semestres letivos de 2026.

Quem pode participar

De acordo com o edital, esta edição é restrita a candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio integralmente em escolas da rede pública.

Em casos de indígenas que cursaram ou estejam cursando o ensino médio na rede privada de ensino, é necessária a comprovação de que os estudos foram ou estão sendo realizados por meio de bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50% do valor da mensalidade.

As vagas deste processo seletivo são destinadas a quem busca o primeiro curso de graduação, ou para quem nunca terminou um curso superior. O candidato que tiver concluído curso superior não poderá participar, em hipótese alguma, do vestibular, sob pena de imediata eliminação.

Por isso, no sistema de inscrição, o candidato deverá declarar que não concluiu a graduação em instituição de ensino superior.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Seleção

A seleção para ingresso nos cursos de graduação oferecidos pela UnB abrange as seguintes fases, de responsabilidade do Cebraspe:

  • aplicação das provas objetiva e de redação em língua portuguesa, no dia 7 de dezembro, de caráter eliminatório e classificatório;
  • avaliação de documentação e entrevista pessoal, de caráter eliminatório, de 8 a 10 dezembro;

As seleções serão realizadas nas seguintes localidades: Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), Canarana (MT), Cabrobó (PE) e São Sebastião (AL).

O candidato deve também enviar documentos para a homologação da inscrição e anexar uma fotografia individual, tirada até seis meses anteriores à inscrição.

Se a fotografia não obedecer às especificações do edital, o candidato poderá passar por uma identificação especial, no dia de aplicação das provas.

Resultado 

A divulgação do resultado final do vestibular, bem como da convocação para o registro acadêmico online em primeira chamada dos candidatos selecionados para as vagas relativas ao primeiro semestre de 2026 ocorrerá em 19 de janeiro de 2026.

Mais informações estão disponíveis na página do processo seletivo, ou podem ser consultadas na Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, pelo telefone (61) 3448-0100.



Fonte: Agência Brasil

Continue Reading

Brasil

MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026

Published

on


A edição 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permitirá o uso das notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2023, 2024 e 2025 – para a inscrição e classificação dos candidatos. A novidade está prevista no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União de 20 de outubro e disponível também na página do Sisu. 

Para fins de classificação, o Ministério da Educação (MEC) levará em conta a nota da edição do Enem que apresentar a melhor média ponderada, conforme a opção de curso, desde que o participante não tenha participado como treineiro – aqueles que se inscrevem na prova antes do 3 º ano do ensino médio.

A medida é inédita e foi incluída no edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, que começa na segunda-feira (27) e vai até 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão.Para preencher o termo de adesão, as instituições precisam ter encerrado a ocupação de vagas referentes à última edição do processo seletivo da qual tenham participado. Durante o período de adesão, a instituição poderá reabrir o termo eventualmente assinado e alterar as condições de participação.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada permite que os candidatos escolham e concorram gratuitamente, com uma única inscrição, a vagas em diversas universidades públicas, a partir dos resultados obtidos pelo estudante no Enem. O objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior. 

Desde o ano passado, o Sisu passou a ser realizado em edição única. No processo seletivo único anual, as instituições públicas de ensino superior podem disponibilizar vagas para cursos de graduação cujo início das aulas seja no primeiro ou segundo semestre do ano.

Em 2025, foram ofertadas 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todo o país. De acordo com o MEC, a edição do Sisu de 2025 teve 254,8 mil candidatos aprovados, sendo 128 mil na ampla concorrência, 111 mil na modalidade de cotas e 14 mil por meio de ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior.



Fonte: Agência Brasil

Continue Reading

Popular

Copyright © 2024 - Serviços de Construção Notícias - Tá Contratado