1 / 5
Aspirador robô Dyson 360 Vis Nav
Aspirador robô Dyson 360 Vis Nav
Fiquei rapidamente impressionado com quantas vezes o Dyson 360 Vis Nav parou completamente, “olhou” ao redor e continuou se movendo durante a primeira limpeza. Ele fez um trabalho decente evitando móveis grandes, como cadeiras e sofás, porque – quando chegava perto de peças como essa – parecia senti-lo alguns centímetros antes de bater nele, para que pudesse parar e se redirecionar. O que mais confundiu foi uma mesa de centro com uma viga de suporte que corre no chão entre duas pernas. O 360 Vis Nav tem rodas ajustáveis que permitem “subir” em cima de coisas como tapetes mais grossos durante a limpeza, e acho que confundiu essa viga de suporte de aproximadamente 0,5 polegada com uma peça de decoração. O aspirador-robô tentou muito passar por cima dele; era quase preocupante, mas eu estava torcendo por isso o tempo todo. Na verdade, ele conseguiu passar por cima da viga, voltar para o chão e continuar limpando, então parabéns ao garotinho por nunca desistir.
Depois daquele show emocionante, deixei o 360 Vis Nav por conta própria. Ele limpou o andar principal da minha casa por quase uma hora, aumentando a sucção de forma audível quando detectou uma área mais bagunçada. Notavelmente, parecia melhor evitar móveis do que outros aspiradores robôs que experimentei. Sim, isso afetou algumas coisas, mas o número de vezes que isso aconteceu foi quase nulo. A primeira execução que fiz foi no modo Automático, a configuração de limpeza padrão e uma das quatro que você pode escolher, e embora a máquina estivesse um pouco barulhenta, não é nada que afaste animais de estimação ou crianças pequenas de uma sala. É mais barulhento quando a máquina automaticamente aciona o motor em alta velocidade ao detectar uma área com muito pó, o que aconteceu algumas vezes nas áreas de maior tráfego da minha cozinha e em cima de alguns tapetes. Como qualquer outro aspirador de robô que se preze, o 360 Vis Nav retornou automaticamente ao seu dock para recarregar quando a bateria ficou fraca.
Considerei aquele primeiro trabalho de limpeza um sucesso, e o caso foi o mesmo quando fiz o primeiro mapeamento. O 360 Vis Nav é muito mais silencioso quando está andando pela sua casa, sem sugar sujeira, mas apenas usando seu sistema de visão para criar um mapa de sua casa e todos os seus móveis e obstáculos. O mapa criado do meu andar principal era preciso, e o aplicativo Dyson simplifica a adição de limites e a criação de salas que você pode rotular. Depois de fazer isso, você pode criar zonas proibidas e outras restrições, como limpeza sem a barra da escova. E como a maioria dos outros aspiradores com mapeamento inteligente, você pode dizer ao 360 Vis Nav para limpar apenas determinados ambientes em cada trabalho, se desejar.
Como a maioria dos outros aspiradores de robô, a experiência do aplicativo complementar concentra-se em mapas iniciais, programações e controles básicos de ligar e desligar. Dyson permite que você escolha entre os modos de limpeza Automático, Rápido, Silencioso e Reforçado antes de iniciar um trabalho e, se você tiver salas designadas em seu mapa, poderá personalizar os modos de limpeza para cada sala sempre. Por exemplo, eu poderia dizer à máquina para limpar minha cozinha no modo Automático e depois a sala no modo Silencioso. O aplicativo apresenta um mapa de calor da sua casa após cada trabalho que destaca as áreas com mais poeira, o que é interessante de se ver, mas não me forneceu muitas informações inovadoras. Não fiquei surpreso ao saber que os lugares mais sujos do andar principal ficavam quase sempre próximos à porta da frente e à porta do deck.
Em última análise, as duas coisas que mais me impressionaram no Dyson 360 Vis Nav foram o seu poder de sucção e a capacidade de evitar obstáculos. Eu moro em uma casa com um único gato, mas se você visse quantos pêlos de gato meu aspirador sem fio suga toda vez que eu o uso, você pensaria que moro com mais alguns felinos. Sempre fica mais pelo no lixo depois que limpo o andar de cima da minha casa, já que é acarpetado. Depois de deixar o 360 Vis Nav no meu andar superior para limpar por quase uma hora, fiquei surpreso ao ver que o conteúdo de sua lixeira parecia quase idêntico ao do meu aspirador de pó sem fio depois de limpar lá. Mesmo os melhores aspiradores de pó robóticos que usei no passado nunca sugaram tanto pelo de animal de estimação de uma só vez em pisos acarpetados – é impressionante.
Quanto a evitar obstáculos, não esperava muito do 360 Vis Nav neste departamento porque as instruções dizem, mais de uma vez, para limpar qualquer obstrução do chão antes de limpar. Na maioria das vezes, eu tinha pelo menos alguns pares de sapatos, alguns cabos de carregamento e outros objetos pequenos no chão enquanto a máquina estava limpando, mas nunca recebi um alerta de que ela estava presa. Alguns aspiradores robóticos que testei me enviaram cerca de meia dúzia de alertas durante um trabalho de limpeza, e eu teria que remover um objeto com o qual eles estavam engasgados antes que pudessem reiniciar. Isso nunca aconteceu com a máquina de Dyson.
A competição
Com o Dyson 360 Vis Nav custando impressionantes US $ 1.200, a concorrência dentro dessa faixa de preço é bastante pequena. O iRobot Roomba Combo j9 + de US$ 1.400 é sem dúvida seu concorrente mais direto e oferece um pouco mais por esses US$ 200 extras. (Vimos o Combo j9 + cair para US $ 1.000 no passado, então você pode comprá-lo por ainda menos do que a máquina de Dyon.) Como um dispositivo “combo”, o j9 + aspira e esfrega sem a ajuda de um ser humano (principalmente) e é inteligente o suficiente para saber quando precisa deixar de sugar a sujeira e passar a esfregar o chão usando seu esfregão embutido e reservatório de água. Ele também vem com uma base com esvaziamento automático que pode conter até 60 dias de detritos secos e reabasteça o reservatório de água com abastecimento limpo. Embora a limpeza automática seja mais agradável do que um requisito para um aspirador de robô, é doloroso que a máquina de mais de US $ 1.000 da Dyon não venha com uma base limpa – uma peça de hardware incluída em alguns modelos pela metade de seu preço.
Embrulhar
Quando você entende a configuração do cenário do robô-aspirador, o Dyson 360 Vis Nav parece quase estranho – e um pouco confuso. Os aspiradores robóticos não são novos, eles já existem há muito tempo – tempo suficiente para que você possa conseguir um bastante decente por menos de US $ 300. Para a máquina de Dyson, gastar US $ 1.200 dá a você um aspirador de robô muito bom, possivelmente com o melhor poder de sucção que já experimentei, evitação de obstáculos impressionante, bom mapeamento doméstico e uma experiência de aplicativo limpa. Mas nenhum desses recursos é exclusivo do 360 Vis Nav. Seu poder de sucção e prevenção de obstáculos podem ser superiores, mas isso é suficiente para justificar o custo? Se você já está disposto a gastar US $ 1.000 ou mais em um aspirador de robô, você tem outras opções que oferecem recursos semelhantes e muito mais, incluindo recursos de limpeza e esvaziamento automático. Dito isso, há dois grupos de pessoas para quem eu recomendaria o 360 Vis Nav: aqueles que estão dispostos a desistir de recursos avançados em troca do maior poder de sucção possível (e têm dinheiro para gastar) e os obstinados da Dyson.