Connect with us

Decoração

10 dicas para aproveitar os alimentos e evitar desperdícios

Published

on


Veja como alguns hábitos podem tornar suas refeições mais nutritivas e sustentáveis

Evitar o desperdício de alimentos é uma atitude sustentável Evitar o desperdício de alimentos é uma atitude sustentável Imagem: Marina Rich | Shutterstock

Promover a sustentabilidade pode começar com uma iniciativa simples, como evitar o desperdício de alimentos. Aproveitá-los em sua totalidade contribui para a redução do lixo orgânico, o que, por sua vez, diminui a emissão de gases de efeito estufa provenientes dos aterros sanitários. Socialmente, o não desperdício de comida fomenta uma cultura de valorização dos recursos alimentares.

Adotar práticas de utilização total dos alimentos é um passo fundamental para um futuro mais sustentável e responsável. Por isso, veja abaixo 10 dicas para aproveitá-los e evitar desperdícios!

1. Planeje as refeições

Planeje as refeições baseando-se realmente no que será consumido durante a semana. Usar uma lista de compras ajuda a evitar itens desnecessários reduzindo o desperdício de alimentos. Segundo a nutricionista Renata Guirau, a lista de compras deve conter alimentos suficientes para um determinado período, levando em consideração o número de pessoas da casa e quais refeições são feitas com os produtos, como o lanche da escola, as marmitas e as ocasiões em família. 

2. Reutilize as sobras

Transforme as sobras de refeições em novos pratos. Restos de frango, por exemplo, podem se tornar saladas e petiscos, enquanto o arroz do dia anterior pode ser misturado com outros vegetais ou usado em bolinhos e risotos.

3. Preze um armazenamento adequado 

Para evitar que os alimentos estraguem, é essencial realizar o armazenamento adequado. Para isso, utilize potes herméticos, sacos de silicone reutilizáveis e aproveite o freezer para prolongar a vida útil das comidas. Além disso, Renata Guirau orienta que, independentemente da forma de armazenamento, é preciso manter o produto em boa conservação para manter seu valor nutricional e estar atento ao prazo de validade.

4. Aproveite as cascas de vegetais e frutas 

As cascas de frutas e vegetais contêm um alto teor de nutrientes e são poderosos antioxidantes. Após a higienização adequada com hipoclorito de sódio ou uma solução de água com água sanitária, elas podem ser utilizadas sem risco.

“Em alguns casos, foi demonstrado que a casca de algumas frutas, incluindo romãs, possui níveis de antioxidantes exponencialmente mais elevados do que o interior da fruta. Os potenciais efeitos do consumo de cascas para a saúde são tão promissores que alguns fabricantes de alimentos estão enriquecendo alimentos funcionais, como pães e biscoitos, com cascas de frutas e vegetais”, explica a nutróloga Dra. Marcella Garcez. 

Opte por receitas que usem os alimentos integralmente Imagem: My Ocean Produc | Shutterstock

5. Use receitas criativas e sustentáveis 

Procure utilizar receitas que aproveitem integralmente os alimentos, como tortas, sopas e bolos, em que é possível incorporar também cascas, sementes e sobras. Dessa forma, você reduz o desperdício e aproveita ao máximo os nutrientes presentes em todas as partes dos ingredientes.

6. Controle as porções

Sirva porções adequadas para evitar sobras ao final das refeições. Além disso, na hora de montar marmitas, se atente também à quantidade. “Recomendamos que os alimentos sejam colocados em um prato para que você tenha noção da quantidade real de cada item”, indica a nutricionista Camila Buitoni. Se perceber que cozinhou em excesso, armazene corretamente os alimentos para poderem ser consumidos posteriormente.

7. Cozinhe as verduras com casca

Cozinhar alimentos como batatas, cenouras e mandioquinha com casca preserva seus nutrientes, reduz o tempo de preparo e minimiza o desperdício. “As cascas da batata e da mandioquinha podem ser assadas em forno e servidas como aperitivo. Uma batata cozida com casca pode conter até 175% a mais de vitamina C, 115% a mais de potássio, 111% a mais de folato e 110% a mais de magnésio e fósforo do que uma descascada. Só aí já percebemos o riquíssimo valor nutrológico da casca da batata. A casca de mandioquinha contém fibras em abundância”, explica a Dra. Marcella Garcez. 

8. Cultive hortas em sua casa

Se possível, cultive sua própria horta com ervas, verduras e frutas. Isso não apenas reduz a necessidade de compras frequentes, como também garante o acesso a alimentos frescos e livres de agrotóxicos, promovendo uma alimentação saudável e sustentável diretamente em sua casa.

9. Faça geleias e conservas

Aproveite frutas maduras para preparar geleias, compotas e conservas, evitando o desperdício daquelas que estão próximas de amadurecer demais. Isso não só reduz o desperdício alimentar, mas também proporciona deliciosos acompanhamentos caseiros para pães, queijos e sobremesas.

10. Congele frutas e legumes

Se não conseguir consumir todas as frutas e legumes antes que estraguem, corte-os e congele. Assim, você poderá utilizá-los posteriormente em sucos, sopas e smoothies, garantindo que não haja desperdício de alimentos frescos e nutritivos.





Fonte: Jovem Pan

Decoração

Grêmio x Flamengo: Confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Published

on


Aqui, você pode assistir à narração do jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Grêmio x Flamengo

Grêmio e Flamengo e se enfrentam neste domingo (22), em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo ao vivo, às 18h30 (de Brasília). Além de transmitir a partida em AM 620 e FM 100,9, a JP traz a narração de Fausto Favara, comentários de Fabio Piperno e reportagem de Guilherme Silva.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Rebeca Andrade conquista ouro nas barras assimétricas no Campeonato Brasileiro

Published

on


Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por outras duas ginastas do Flamengo: Gabriela Vieira e Isabel Ramos

Reprodução/Instagram/@rebecaandraderebeca andrade
Rebeca Andrade volta a competir depois das Olimpíadas de Paris

A ginasta Rebeca Andrade, multicampeã olímpica, brilhou mais uma vez ao conquistar a medalha de ouro nas barras assimétricas durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por Gabriela Vieira, do Flamengo, que ficou em segundo lugar com 13,100, e Isabel Ramos, também do Flamengo, que garantiu o terceiro lugar com 13,000. Defendendo seu título nas barras assimétricas, Rebeca expressou sua satisfação em ser uma inspiração para as crianças. Ela revelou que optou por simplificar sua série, focando apenas na final das barras assimétricas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Rebeca decidiu não participar das competições de solo e trave, além de não ter se classificado para a final do salto. Além de seu desempenho individual, Rebeca Andrade teve um papel fundamental na conquista do ouro pelo Flamengo na disputa por equipes. O time do Cegin ficou com a medalha de prata, enquanto o Pinheiros garantiu o terceiro lugar na competição. A vitória coletiva reforça a força do Flamengo no cenário da ginástica artística nacional.

 

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Bombardeio em Kharkiv deixa ao menos 21 feridos

Published

on


Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida;

EFE/EPA/SERGEY KOZLOVbombardeio em kharkiv
Equipes de resgate ucranianas evacuam a população local do local do bombardeio noturno em um prédio residencial de vários andares em Kharkiv

A cidade de Kharkiv, na Ucrânia, foi alvo de um bombardeio russo na noite de sábado (21) que resultou em pelo menos 21 pessoas feridas. O ataque ocorreu no distrito de Shevchenkivski, que é a segunda maior cidade do país. Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida. Desde fevereiro de 2022, Kharkiv tem enfrentado uma série de ataques frequentes por parte das forças russas. Este bombardeio foi o segundo em sequência contra Kharkiv, já que na sexta-feira, 20 de setembro, um ataque anterior deixou 15 feridos, incluindo crianças. As autoridades ucranianas relataram que em ambos os incidentes foram utilizadas bombas planadoras do tipo KAB, evidenciando a continuidade da ofensiva russa na região.

Além dos ataques em Kharkiv, a Rússia também lançou uma ofensiva mais ampla, utilizando 80 drones Shahed e dois mísseis contra alvos na Ucrânia. A defesa aérea do país conseguiu interceptar 71 desses drones, minimizando os danos. No entanto, a situação continua crítica, com civis sendo afetados em várias localidades. Em Nikopol, dois civis perderam a vida devido a ataques de drones, enquanto em Kherson, outro ataque resultou em ferimentos em dois civis. Os bombardeios também causaram danos significativos à infraestrutura energética em cidades como Poltava e Shostka, aumentando as preocupações sobre a segurança e a estabilidade na região.

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Popular

Copyright © 2024 - Serviços de Construção Notícias - Tá Contratado