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5 exercícios para desenvolver o autoconhecimento

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Psicóloga ensina práticas para se conectar consigo e traçar uma jornada mais leve

Investir no autoconhecimento é um dos caminhos para viver uma vida mais leve Investir no autoconhecimento é um dos caminhos para viver uma vida mais leve Imagem: Cast Of Thousands | Shutterstock

Navegar pelas águas do desenvolvimento pessoal se torna mais fácil quando usamos técnicas e recursos disponíveis. Investir no autoconhecimento é como acender uma lanterna na escuridão, revelando os tesouros escondidos que nos guiam nos diferentes momentos da vida. Isso torna a jornada mais leve e o caminho repleto de significado, como uma viagem encantadora por meio de paisagens iluminadas pela nossa própria luz interior.

1. Práticas de respiração

A respiração adequada melhora a digestão, elimina as toxinas que se formam no corpo, equilibra as funções orgânicas e ajuda a fortalecer organismos debilitados. A respiração é uma questão de sobrevivência do corpo, mas tomar consciência do respirar é se apropriar da vida. A seguir, confira algumas técnicas para praticar: 

a) Técnica da respiração abdominal 

Contribui para tomar consciência de si e do momento presente. 

Modo de execução:

  • Sente-se ou deite-se confortavelmente;
  • Traga sua consciência para a sua respiração, relaxe o abdome;
  • Perceba que, quando você inspira, a barriga vai para fora e cresce; quando você expira, a barriga vai para dentro e se recolhe;
  • Se achar que vai facilitar, coloque suas mãos no abdome de forma relaxada e vá sentindo o movimento da barriga enquanto respira, com atenção plena no presente;
  • Aproveite para relaxar. Fique assim de dois a cinco minutos.

b) Técnica bioenergética

A bioenergética consiste no estudo e práticas que levam em consideração o organismo todo e suas trocas com o meio. Ao integrar o corpo para a liberação e expressão emocional, os resultados são mais efetivos e rápidos, pois se permite que as energias psíquica, emocional e física circulem e sejam equilibradas.

c) Técnica do arco 

Essa é uma das técnicas mais famosas da bioenergética. 

Modo de execução:

  • Afaste os pés e as pernas na largura dos quadris e flexione levemente os joelhos; 
  • Feche as mãos e coloque os punhos fechados nas costas, abaixo da linha da cintura. Incline levemente o corpo e a cabeça para trás, formando um arco com o corpo. Mantenha o peso do corpo sobre os pés;
  • Faça quatro respirações completas, inspirando e expirando pelo nariz;
  • Em seguida, ainda mantendo os joelhos levemente flexionados, incline o corpo para a frente para compensar e relaxar, soltando os braços e a cabeça;
  • Faça três respirações completas, inspirando e expirando pelo nariz.

2. Mindfulness e meditação

As técnicas de mindfulness e meditação promovem profunda conexão consigo, que envolve desligar-se do mundo externo para explorar o mundo interno e alcançar estados elevados de consciência. Durante a meditação, há uma harmoniosa integração do ser, em que corpo, mente e alma se alinham, promovendo uma sensação de unidade e equilíbrio interior. Entre as técnicas que envolvem a prática, estão:

a) Técnica de escaneamento corporal

Contribui diretamente para ampliar a atenção plena, trazendo a consciência para o aqui e o agora, ativando o observador interno. 

Modo de execução:

  • Sente-se ou deite-se confortavelmente e feche os olhos;
  • Entre em contato com sua respiração e perceba o ar entrando e saindo pelas narinas. Entre em contato com as sensações do seu corpo, percebendo que partes do corpo estão em contato com o local onde está deitado(a);
  • Leve sua atenção para cada área do seu corpo e vá observando sua respiração enquanto se torna cada vez mais consciente;
  • Atenção ao seu pé esquerdo, perna esquerda, joelho esquerdo, pé direito, perna direita, joelho direito, quadris, coluna vertebral, músculos das costas, abdome, estômago, coração, trapézio, ombro esquerdo, braço esquerdo, mão esquerda, ombro direito, braço direito, mão direita, pescoço, cabeça, testa, olhos, ouvidos, nariz, boca, todo o corpo;
  • Conscientize-se do corpo todo deitado, respire livremente e perceba a sensação da respiração fluindo;
  • Fique assim alguns instantes e, depois, abra os olhos gentilmente e sente-se devagar.

b) Técnica de soltura na parede 

É simples e contribui para liberação e consciência de si.

Modo de execução:

  • Fique de pé de frente para a parede, com os pés afastados na largura dos quadris, de forma que sua base fique firme; 
  • Coloque as duas mãos na parede, com os braços flexionados e os cotovelos afastados na altura dos ombros;
  • Inspire e, ao expirar, solte o ar pela boca e empurre o corpo para frente na direção da parede;
  • Tenha a intenção de soltar os incômodos, as tensões;
  • Inspire e traga o tronco à postura inicial;
  • Perceba que, durante toda a técnica, os pés ficam plantados no chão, o que também acarreta um alongamento da parte posterior do corpo e do peito.
Técnica da carta rasgada ajuda a liberar os sentimentos Imagem: Antonio Guillem | Shutterstock

3. Técnicas expressivas

As técnicas expressivas visam propiciar um espaço individual de expressão, promovendo um momento da pessoa consigo. Elas facilitam a expressão, pois requerem alguma produção com materiais e recursos que permitem o simbolismo e que vão mais fundo do que a palavra falada. Promovem o autoconhecimento, trazem benefício emocional e transformação interior.

a) Técnica da carta rasgada 

Consiste em liberar uma emoção ou sentimento escrevendo uma carta e depois rasgando-a em vários pedaços e eliminando-a.

Modo de execução:

  • Sente-se confortavelmente, feche os olhos e entre em contato com a emoção ou o sentimento presente que está causando desconforto ou sofrimento;
  • Abra os olhos, pegue papel e caneta e escreva tudo o que lhe vier à mente, fale tudo o que tem vontade, sem deixar nada para depois, apenas busque se expressar livremente;
  • Ao final, rasgue a carta em vários pedaços e elimine-a, jogando na privada e dando descarga, jogando no lixo (certifique-se de não deixar o lixo em casa – a mente precisa saber que tudo aquilo foi embora) ou de outra forma que preferir.

4. Técnicas conscienciais

As técnicas conscienciais visam ampliar e expandir a consciência, potencializar o compromisso consigo, promovendo mais autenticidade, autocompreensão, autorresponsabilidade, autoestima, autorrealização, no investimento contínuo para o aprimoramento da saúde física, mental, emocional e espiritual, na integração do ser.

a) Técnica perguntas poderosas 

Visa criar um espaço de reflexão, ampliando a consciência de si e do seu momento.

Modo de execução:

Sente-se com papel e caneta a sua frente, faça perguntas a si, perceba suas respostas internas (que vêm logo à sua percepção, sem racionalização) e anote-as. Você pode escolher algumas perguntas para serem trabalhadas por vez ou avaliar quais são necessárias para um determinado momento. A seguir, alguns exemplos de perguntas poderosas:

  • O que estou sentindo?
  • Que pensamento originou este desconforto?
  • Que crença está na base destes pensamentos?
  • Se eu soubesse o que fazer agora, o que faria?
  • Que comportamentos eu tenho que me atrapalham?
  • Como eu me saboto?
  • O que posso fazer para me manter alinhado com minhas escolhas?
  • Como posso melhorar a gestão do meu tempo?
  • Como posso ser mais coerente nas minhas atitudes?
  • Que recursos internos me impulsionam a alcançar meus objetivos?
  • O que eu faria se eu fosse um especialista e pudesse receber uma orientação agora?
  • Qual é a verdade com que eu tenho evitado lidar?

5. Reprogramação mental

A reprogramação mental visa recriar modelos mentais, reprogramar crenças e pensamentos que estão na base de emoções, sentimentos e comportamentos.

a) Técnica do sim ou não externo e interno

Contribui para estabelecer limites saudáveis e reprogramar a forma de se relacionar consigo e com os outros.

Modo de execução:

  • Pegue caneta, papel ou seu caderno de anotações pessoais;
  • Divida a folha em 4 quadrantes: sim externo ou sim interno, não externo ou não interno;
  • Preencha cada quadrante com consciência, anotando para o que você deveria dizer sim externa e internamente e para o que você deveria dizer não externa e internamente;
  • Quando finalizar, assuma um compromisso consigo de cumprir com sua lista.

Por Beatriz Acampora

Psicóloga, doutora em Saúde Pública, especialista em Yoga e Terapias Integrativas. Autora do livro “108 Técnicas Terapêuticas – Técnicas de respiração, bioenergéticas, mindfulness, meditação, corporais, expressivas, conscienciais e de reprogramação mental”. (WAK Editora, 2024).





Fonte: Terra

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Pé-de-Meia: pagamento da 8ª parcela começa nesta segunda

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O Ministério da Educação (MEC) inicia, nesta segunda-feira (27), o pagamento da oitava parcela aos participantes do programa Pé-de-Meia de 2025.

Os beneficiados pelo programa federal são os estudantes do ensino médio matriculados na rede pública regular e também na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), inscritos no Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Para ter direito ao benefício, eles devem ter presença mínima de 80% nas aulas.

Nesta nova etapa, a Caixa Econômica Federal – responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC – informa que, ao todo, cerca de 3,2 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o benefício até a próxima segunda-feira (3).

Os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro são os primeiros a receber o valor de R$ 200 correspondente ao incentivo-frequência às aulas.

Pagamento escalonado

O pagamento do incentivo-frequência ocorre até o dia 3 de novembro, conforme o mês de nascimento dos alunos que estão matriculados em uma das três séries do ensino médio na rede pública de ensino.

Confira o calendário:

– nascidos em janeiro e fevereiro recebem em 27 de outubro;

– nascidos em março e abril, em 28 de outubro;

– nascidos em maio e junho, em de 29 de outubro;

– nascidos em julho e agosto, em 30 de outubro;

– nascidos em setembro e outubro recebem em de 31 outubro;

– nascidos em novembro e dezembro, em 3 de novembro.

Depósitos

As parcelas da chamada poupança do ensino médio de 2025 são depositadas em uma conta poupança da Caixa Econômica Federal, aberta automaticamente em nome dos estudantes.

Se o estudante tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para movimentação imediata do valor recebido pelo incentivo-frequência. O banco avisa que é possível solicitar de forma gratuita o cartão Pé-de-Meia no aplicativo Caixa Tem, o que permite o uso dos recursos financeiros em compras e pagamentos.

Se o participante desejar, o valor também pode ser sacado nos terminais de autoatendimento, mesmo sem o cartão – apenas com o uso da identificação biométrica previamente cadastrada.

No caso de menor de idade, será necessário que o responsável legal autorize a movimentação da conta. O consentimento poderá ser feito no próprio aplicativo ou em uma agência da Caixa.

O participante poderá consultar no aplicativo Jornada do Estudante do MEC informações escolares, regras do programa e status de pagamentos (rejeitados ou aprovados).

As informações relativas ao pagamento também podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem ou no aplicativo Benefícios Sociais.

Incentivos

A chamada Poupança do Ensino Médio tem quatro tipos de incentivo financeiro:

incentivo-matrícula: por matrícula registrada no início do ano letivo, valor pago uma vez por ano, no valor de R$ 200;

incentivo-frequência: por frequência mínima escolar de 80% do total de horas letivas. Para o ensino regular, são nove parcelas, durante o ano, de R$ 200.

incentivo-conclusão: por conclusão e com aprovação em cada um dos três anos letivos do ensino médio e participação em avaliações educacionais, no valor total de R$ 3 mil. O saque depende da obtenção de certificado de conclusão do ensino médio;

incentivo-Enem: paga após a participação nos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio, no ano em que o estudante conclui o 3º ano do ensino médio. Os R$ 200 são pagos em parcela única.

Dessa forma, a soma do incentivo pode alcançar R$ 9,2 mil por aluno, no fim do 3º ano do ensino médio.

Pé-de-Meia

Criado em 2024, o programa do governo federal é voltado a estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública.  A iniciativa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar nessa etapa de ensino.

Saiba aqui quais são os requisitos para ser inserido no programa.

O MEC esclarece que não há necessidade de inscrição. Todo aluno que se encaixa nos critérios do programa é incluído automaticamente na iniciativa do governo federal.

Para tirar dúvidas sobre o programa Pé-de-Meia, o Ministério da Saúde criou um site com perguntas e respostas. Confira aqui.  



Fonte: Agência Brasil

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PND 2025: questão discursiva aborda idadismo como desafio social

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A questão discursiva da Prova Nacional Docente (PND), aplicada neste domingo (26), abordou o idadismo como desafio social e educacional no Brasil.

O idadismo, também conhecido como etarismo, é um termo que define o preconceito, estereótipo e/ou discriminação contra indivíduos ou grupos com base na sua idade.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o enunciado da questão destaca o conceito do idadismo, a importância de combater estereótipos e práticas discriminatórias baseadas na idade e de promover a integração entre diferentes gerações no ambiente escolar. O texto foi extraído do Relatório Mundial sobre o Idadismo de 2023, produzido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O texto a ser elaborado pelo candidato deve abordar os efeitos das diferenças entre gerações no contexto escolar.

Como solução para o problema, o participante da PND deve apresentar, ao menos, uma atividade de combate ao idadismo e que promova a integração intergeracional nas unidades de ensino.

Textos motivadores

Para auxiliar na construção do texto discursivo, os mais de 1,08 milhão de inscritos na prova chamada de CNU dos Professores tiveram como suporte textos motivadores ou de apoio. O conjunto de materiais que acompanha a proposta da prova discursiva tem a principal função de fornecer o recorte temático e contextualizar o candidato sobre o assunto que ele precisa desenvolver.

Entre os texto disponibilizados neste domingo está o 22º artigo do Estatuto do Idoso, que propõe a inserção de conteúdos sobre envelhecimento e valorização da pessoa idosa nos currículos escolares.

Outro texto a que os participantes da PND tiveram acesso é um trecho da obra À Sombra Desta Mangueira, do pedagogo e educador Paulo Freire (1921-1997), publicado em 1995, a partir dos manuscritos de próprio punho do autor. O texto reflete sobre a juventude e a velhice como atitudes diante da vida e da aprendizagem.

Prova objetiva

Além da questão discursiva, os participantes também respondem a questões objetivas de formação geral docente e do componente específico das 17 áreas da licenciatura.

De acordo com o edital da PND 2025, a parte da prova com conteúdo de formação geral inclui 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação de um professor.

A parte específica conta com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e às habilidades próprias de cada uma das licenciaturas. São elas: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

A prova tem a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição, em 2024, foca nos cursos de formação docente.

Com duração de cinco horas e 30 minutos, o término ocorreu às 19h, no horário de Brasília.

PND

A Prova Nacional Docente (PND) não é uma certificação pública para o ofício de professor, também não é um concurso.

O exame, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de conhecimento e a formação dos futuros professores das licenciaturas, tem o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes de ensino.

O MEC quer, por meio da Prova Nacional Docente, estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino do Brasil.

A prova será realizada anualmente pelo Inep. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.



Fonte: Agência Brasil

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Melhorar a educação: veja histórias de professores que fazem a PND

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Mais de 1,08 milhão de inscritos participam, desde as 13h30 deste domingo (26), da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) em todo o país. A prova é etapa obrigatória para quem conclui um curso de licenciatura em 2025 e também para os professores que querem usar a nota do exame em um processo seletivo de docentes, feito por estados e municípios que aderiram ao chamado CNU dos Professores.

A prova tem a duração de 5 horas e 30 minutos e terminará às 19h, no horário de Brasília. Os candidatos, no entanto, podem deixar a sala de aplicação do exame após duas horas do início.

No Distrito Federal, um dos candidatos da PND é Francisco Gilvar Pereira da Silva, filho de um casal de analfabetos do Piauí. Aos 56 anos, ele concluirá o curso de letras – português em dezembro, sua segunda graduação. A vida nunca foi fácil para Francisco, que começou a trabalhar aos 7 anos como auxiliar no carregamento de areia e madeira de caminhões em Amarante (PI). A vinda para Brasília foi motivada pelo serviço militar. Mas, foi como auxiliar de limpeza, em uma escola privada de Brasília, e a proximidade com o meio acadêmico que a vontade de ser professor foi despertada em Francisco.


Brasília (DF), 26/10/2025 - Francisco Gilvan aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 26/10/2025 - Francisco Gilvan aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Francisco Gilvar aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dentro da instituição de ensino, ele galgou posições até o cargo de auxiliar administrativo, o que o influenciou na escolha do primeiro curso, o de administração. Ele foi o primeiro integrante da família a ter um curso superior, mas faltava algo para realizar o sonho. Então, conquistou uma bolsa de estudos e correu atrás do sonho de cursar a licenciatura que mais tem familiaridade com as letras, aquelas que seus parentes não conheciam. Os pais falecidos não terão a oportunidade de ver o filho com diploma na mão. Mas é para a terra natal que ele quer voltar para fazer a diferença na educação de outros “Franciscos e Franciscas”, como foi um dia em Amarante.

“Sinto uma emoção grande porque tenho vontade de retornar para o meu estado para dar oportunidade àqueles que não têm condições [de estudar], como eu não tive. E para ensinar, passar o meu conhecimento e um pouco da minha experiência para a frente. Será gratificante.”

Um sonho

Outro candidato no Distrito Federal, o indígena da etnia Marubo, Edinácio Silva Vargas, de 32 anos, aguardava o momento de cruzar o portão do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, na Asa Norte, centro da capital federal, para fazer a Prova Nacional Docente. Ele contou à reportagem da Agência Brasil que desde que saiu da Terra Indígena (T.I.) Vale do Javari, em Cruzeiro do Sul (AC), tinha o sonho de ser professor de língua inglesa.

“Era um sonho antigo de querer falar outra língua. Ainda não estou fluente, mas falta pouco. Também penso nas perspectivas profissionais que o inglês pode proporcionar.”

Em sua trajetória de estudante, Edinácio se formou em gestão pública pela Universidade Estadual do Amazonas. Hoje, ele quer unir as duas formações superiores em benefício de seus futuros alunos.

“Com base nos últimos estágios obrigatórios que eu fiz, na licenciatura, eu quero dar apoio, mediar o conhecimento. Quero, com a minha profissão, ensinar, ajudar as pessoas, o que contribui na formação para a vida dos alunos. Eu gostei mesmo dessa ‘coisa’ de ajudar”, admite.

O exemplo arrasta

O futuro professor de educação física, Diego Lima, decidiu pelo exemplo. Como atleta paralímpico, o jovem conta que teve grandes mestres que lhe deram incentivo para competir. A dedicação desses professores o inspirou a ser um deles.

“Para mim, estar aqui, hoje, nessa última etapa, é muito gratificante, porque estou seguindo os grandes exemplos que tive.” Também é um orgulho para eles ver um aluno se formando e querendo ser um profissional assim como eles foram.”


Brasília (DF), 26/10/2025 - Diego Lima aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 26/10/2025 - Diego Lima aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diego Lima aguarda para fazer a Prova Nacional Docente em Brasília. Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diego Lima nasceu com paralisia cerebral. Atualmente, além de estudante do último ano da graduação, ele é velocista cadeirante, depois de ter praticado atletismo, tênis e basquete de cadeira de rodas. A virada de chave na cabeça e no coração, que o fez pensar na docência, foi há dez anos.

Porém, a falta de recursos financeiros quase o fez abandonar a faculdade no meio do curso. Pelo Programa Atleta Cidadão, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento pessoal e profissional, Diego Lima voltou a estudar e quer alçar novos voos após se formar.

“Agora, estou na fase de querer fazer a diferença na vida de outros atletas. Quando estiver na carreira de professor, quero dar sequência, passar o que aprendi para os futuros alunos e dar o conhecimento que eles precisam.”

Para Maíra Araújo dos Santos, de 23 anos, moradora da cidade de Itapoã, no Distrito Federal, os comportamentos de uma professora de química chamada Marina, no ensino médio, a influenciaram a decidir pelo curso.

 “Se a gente parar para pensar, tudo ao nosso redor é química. Eu quero mostrar para os estudantes que essa área é muito mais do que uma matéria que vai dar medo, como a professora Marina me ensinou.

Munida de caneta preta para fazer a prova, Maíra confessa que antes mesmo de pensar em ser professora, ela faz a prova neste domingo porque precisa comprovar a presença para, enfim, ter o aguardado diploma. “Essa prova é do Enade das Licenciaturas. Então, para a faculdade liberar meu diploma, preciso fazer a PND.”


Brasília (DF), 26/10/2025 - Maíra Santos aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 26/10/2025 - Maíra Santos aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Maíra Santos conta que o comportamento de uma professora de química, no ensino médio, a influenciou para fazer o curso – Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os candidatos respondem às questões da PND neste domingo, que têm o conteúdo baseado na mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua primeira edição em 2024, tem foco nos cursos de formação docente,

Carreira do cuidado

Se Maíra quer, com urgência, concluir o curso de química, o objetivo de Solange Oliveira Braga, formada em pedagogia, é ser aprovada no concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal, autorizado neste mês e que vai ser realizado em 2026. “Já estou estudando, porque no ano que vem já vai ter concurso da Secretaria de Educação do DF. Estou nesse propósito. Pretendo dar aulas a crianças menores 5 anos.” A vocação para a educação infantil ela diz ter percebido ao cuidar dos irmãos pequenos, na cidade mineira de São Francisco.  “Você lembra da sua infância, do cuidado com os irmãos e de como é bom aquele contato com crianças. É o amor verdadeiro.”

O pontapé que faltava para lecionar veio da própria família. “Tenho parentes que atuam nessa área. Então, fui me espelhando neles. Por isso, a vida toda eu sempre falei: quando eu estudar, quero ser professora”

Profissão que forma todas as outras

A estudante Marcela Silva Vaz, de 31 anos, também concluirá o curso de licenciatura em 2025. Ao mirar na estabilidade do serviço público e no salário certo todo início de mês, Marcela pensa ainda nas crianças em situação de vulnerabilidade econômica e social.  “Há muitas crianças carentes e algumas escolas deixam muito a desejar. Quero ser um diferencial nisso tudo, trabalhando no primeiro ano do ensino fundamental, onde o saber começa com o ensino para ler e escrever.” 


Brasília (DF), 26/10/2025 - Marcela Silva Vaz aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 26/10/2025 - Marcela Silva Vaz aguarda a abertura dos portões para realização da Prova Nacional Docente. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcela Silva Vaz quer trabalhar com crianças, no ensino fundamental – Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcela explica que o professor da educação básica é o profissional que forma todos os outros.  

Sobre a realidade dentro de sala de aula, ela defende que as redes de ensino devem se adaptar melhor para o atendimento de estudantes neurodivergentes e com outras necessidades especiais. “Hoje em dia, há um número maior de crianças especiais nas escolas. Entendo que professores têm dificuldades e muitos não conseguem atingir bem o objetivo de ensinar, por diversos fatores. Mas aprendi a dar o meu máximo. Na escola, quero ser uma professora que dá a direção, em conjunto com a família. O professor tem que ter essa dedicação”.

Participantes

Segundo o Ministério da Educação (MEC), Brasília e demais cidades do DF aparecem na terceira posição entre as que têm maior número de inscritos (18.754), entre 1,08 milhão de inscritos. As primeiras colocações são do município de São Paulo (84.633), seguido pelo município do Rio de Janeiro (28.765). O estado com maior número de inscritos confirmados é São Paulo (253.895), seguido por Minas Gerais (97.113) e o Rio de Janeiro (72.230). 

Em relação às 17 áreas da licenciatura avaliadas neste domingo, a pedagogia liderou as inscrições na PND, com 560.576 pessoas confirmadas. Em segundo lugar, figura a área de letras – português, com 73.187 confirmações; seguida de matemática (72.530) e de educação física (65.911). 

A PND 

A PND será aplicada anualmente. A prova faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país. 



Fonte: Agência Brasil

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