A Apple está trabalhando em uma versão de seu assistente de voz Siri que usará IA avançada alimentada por modelos de linguagem grande (LLMs), Bloomberg relatou. A tecnologia permitirá que os usuários executem funções específicas do aplicativo com a voz, como abrir documentos, enviar e-mails e muito mais.
Para começar, a nova versão do Siri só funcionará nos aplicativos da própria Apple. Ele não chegará com o iOS 18, mas poderá ser lançado posteriormente como uma atualização no início do próximo ano, afirma o relatório.
O assistente será capaz de analisar a atividade do seu telefone e ativar automaticamente recursos controlados pela Siri. Ele suportará “centenas” de comandos, mas no início só será capaz de processar um de cada vez, de acordo com o artigo. Posteriormente, o Siri oferecerá suporte a várias tarefas em uma única solicitação.
A princípio, os comandos suportados incluiriam o envio ou exclusão de e-mails, a abertura de um site específico no Apple News, o envio de um link da web por e-mail ou a solicitação de um resumo de artigo. Depois que vários comandos estiverem ativados, ele poderá resumir uma reunião gravada e enviá-la por mensagem de texto a um colega, tudo em uma única solicitação. “Ou, teoricamente, um iPhone poderia ser solicitado a recortar uma foto e depois enviá-la por e-mail para um amigo”, Bloombergescreveu Mark Gurman.
Não está claro qual LLM a Apple usará para alimentar esta versão do Siri, mas a empresa supostamente acabou de fechar um acordo com a OpenAI para integrar o ChatGPT no iOS 18. Ao mesmo tempo, a Apple também pode estar negociando com o Google para integrar o Gemini AI na pesquisa em iPhones. A Apple supostamente lidará com muitas solicitações de IA no dispositivo, enquanto usa a nuvem para comandos mais complexos.
Espera-se que a Apple se concentre em IA para sua conferência WWDC 2024, que acontece de 10 a 14 de junho. Nesse ponto, pode revelar que chegou a um acordo com a OpenAI para integrar o ChatGPT ao iOS 18. Também podemos ver recursos alimentados por IA como transcrições e resumos de memorandos de voz, recapitulações de sites, respostas automáticas a mensagens e muito mais.
Este artigo contém links afiliados; se você clicar nesse link e fizer uma compra, poderemos ganhar uma comissão.