Sou o primeiro a admitir que a alegria que o Planilhas Google me traz é um pouco estranha, mas eu o uso para tudo, desde monitorar meus ganhos até planejar orçamentos de viagens com amigos. Portanto, estou animado em ver que o Google está facilitando o recebimento de notificações sobre alterações específicas em minha planilha sem que eu aprenda a codificar (algo que nunca fiz). A empresa anunciou que o Planilhas Google está recebendo notificações condicionais, o que significa que você pode definir regras em planilhas que enviam e-mails quando certas coisas acontecem.
Por exemplo, você pode configurá-lo para enviar uma notificação por e-mail quando um número cair abaixo ou acima de um determinado valor ou quando o valor de uma coluna mudar. Você também pode definir regras que se alinhem mais com uma ferramenta de gerenciamento de projeto, como receber uma notificação quando o status ou o proprietário de uma tarefa for alterado. Esta ferramenta requer apenas acesso de edição, e qualquer pessoa pode definir notificações para si ou para outras pessoas inserindo seus endereços de e-mail. Não se preocupe, você pode cancelar a inscrição se alguém começar a enviar notificações indesejadas.
Para usar notificações condicionais, vá em ferramentas e depois em notificações condicionais ou apenas clique com o botão direito em uma célula. A partir daí, clique em adicionar regra (você pode nomear a regra ou deixar que o Google a rotule automaticamente) e selecione um intervalo ou coluna personalizada. Você pode adicionar critérios adicionais à regra, como exatamente o que uma caixa deve dizer para você receber uma notificação. Em seguida, você pode inserir endereços de e-mail manualmente ou selecionar uma coluna que os contenha. No entanto, o Google alerta que se você fizer esta última opção, o número de células deve corresponder ao número incluído na regra. Portanto, se você tiver três células na regra, poderá destacar apenas três células com endereços de e-mail. Se você ficar confuso, o Google aborda todos os detalhes aqui.
A formatação condicional do Planilhas Google está disponível para qualquer pessoa com os seguintes locais de trabalho: Businesses Standard e Plus, Education Plus e Enterprise Starter, Standard, Plus ou Essential. Ele começou a ser implementado para domínios de lançamento rápido em 4 de junho e começará a aparecer para domínios de lançamento padrão em 18 de junho. Em ambos os casos, a formatação condicional pode levar até 15 dias para aparecer.
Fonte: EngadGet