Amazonas lançado um novo assistente de compras de IA generativo, Rufus, na quinta-feira. O chatbot é treinado no catálogo de produtos da Amazon, avaliações de clientes, perguntas e respostas da comunidade e “informações de toda a web”. Por enquanto, está disponível apenas para um conjunto limitado de clientes da Amazon, mas será expandido nas próximas semanas.
A empresa vê o assistente como o balcão único dos clientes para todas as suas necessidades de compras. Rufus pode responder perguntas como “O que considerar ao comprar tênis de corrida?” e exibir comparações para coisas como “Quais são as diferenças entre tênis para corrida de trilha e de estrada?” Ele também pode responder a perguntas de acompanhamento como: “São duráveis?”
A Amazon sugere pedir conselhos gerais a Rufus sobre categorias de produtos, como coisas a serem observadas ao comprar fones de ouvido. Ele também pode fornecer conselhos contextuais, fornecendo informações sobre produtos com base em atividades específicas (como caminhadas) ou eventos (feriados ou celebrações). Outros exemplos incluem pedir para comparar categorias de produtos (“Qual é a diferença entre brilho labial e óleo labial?” ou “Compare cafeteiras de gotejamento com cafeteiras”). Além disso, pode recomendar presentes para pessoas com gostos específicos ou recomendações de compras para feriados.
Rufus também pode responder a perguntas mais detalhadas sobre a página de um produto específico que você está visualizando. A Amazon fornece os exemplos: “Esta raquete de pickleball é boa para iniciantes?” ou “Esta jaqueta pode ser lavada na máquina?”
Amazon disse em 2023 todas as divisões da empresa estavam trabalhando em IA generativa. Já foi lançado Resumos de avaliações com tecnologia de IAe começou a incentivar os vendedores a faça listagens de IA e fundos de imagens para seus produtos. Rival Walmart provocado um recurso semelhante para seus compradores na CES 2024.
“Ainda é cedo para a IA generativa e a tecnologia nem sempre acertará”, escreveu Rajiv Mehta, executivo da Amazon. “Continuaremos melhorando nossos modelos de IA e ajustando as respostas para tornar o Rufus continuamente mais útil ao longo do tempo. Os clientes são incentivados a deixar comentários classificando suas respostas com polegar para cima ou não, e também têm a opção de fornecer feedback de forma livre.
Rufus está lançando a versão beta hoje para apenas “um pequeno subconjunto de clientes” e aparecerá (para aqueles na versão beta) após a atualização do aplicativo móvel da Amazon. O assistente continuará sendo implementado para clientes dos EUA “nas próximas semanas”. Depois de entrar no beta, você pode convocar Rufus digitando ou falando suas perguntas na barra de pesquisa. Uma caixa de bate-papo do Rufus aparecerá na parte inferior da tela.
Fonte: