Connect with us

Decoração

Câncer em jovens: Diagnósticos estão aumentando em pessoas com menos de 50 anos

Published

on


Várias são as hipóteses para esse cenário, incluindo fatores ambientais, genética, mas especialmente hábitos de vida não saudáveis; veja o que se deve fazer para diminuir o risco de desenvolver a doença

Divulgação/Pexelslanche
A alimentação inadequada é responsável por até 20% dos casos de câncer em países em desenvolvimento como o Brasil

Cada vez mais jovens vêm sendo diagnosticados com câncer no Brasil e no mundo. De forma alarmante, órgãos oficiais de saúde pública observaram um aumento de 79% nos casos de câncer abaixo dos 50 anos nas três últimas décadas, e esse risco parece se elevar a cada geração. Nessa tendência mundial, chama a atenção o crescimento progressivo de tumores como os de mama, intestino, próstata, esôfago, entre vários outros, em idades mais precoces. Nesses casos, o câncer tende a ser mais agressivo e se apresentar em estágios mais avançados. Não é à toa que, nos Estados Unidos, o tumor de intestino se tornou a principal causa de morte por câncer em homens abaixo dos 50 anos.

Quais são os fatores responsáveis pelo aumento de câncer nesses jovens?

Várias são as hipóteses para esse cenário, incluindo fatores ambientais, genética, mas especialmente hábitos de vida não saudáveis, ou sejam, o aumento mundial nas taxas de obesidade, o consumo de alimentos ultraprocessados e baseados em carboidratos livres (doces, açúcar, pão, arroz branco), o sedentarismo, bem como o tabagismo e álcool. Precisamos destacar que a alimentação inadequada é responsável por até 20% dos casos de câncer em países em desenvolvimento como o Brasil.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Quais são os principais desafios enfrentados por estes pacientes?

Os desafios ao ser diagnosticado com câncer são diversos, independente da idade. Os jovens, particularmente, são mais afetados por mudanças na sua autoimagem (queda de cabelo, cirurgia da mama etc). Além disso, podem ter que lidar com questões sensíveis, como a possibilidade de menopausa precoce, de infertilidade e de prejuízo na função sexual, relacionados ao câncer ou ao tratamento.

O que podemos fazer para diminuir o risco de câncer?

Invista nos seus hábitos de vida. Para isso, é fundamental:

  • Ter uma alimentação adequada (evitar alimentos ricos em carboidratos livres e ultraprocessados);
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Não se expor ao sol sem proteção;
  • Evitar bebida alcoólica;
  • Não fumar.

Se for fumante, pare o quanto antes. Se proteja contra os vírus da hepatite B e HPV por meio da vacinação (ambos os vírus são fatores de risco inequívocos para câncer). Além disso, não negligencie os exames preventivos, como papanicolau, colonoscopia e mamografia. Lembre-se: o aumento do câncer em pessoas mais jovens é alarmante e tende a ser ainda maior nos próximos anos. Não deixe de fazer a sua parte para se proteger.

*Por Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM ES 10466 | RQE 13010

Médica Especialista em Oncologia Clínica





Fonte: Jovem Pan

Decoração

Grêmio x Flamengo: Confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Published

on


Aqui, você pode assistir à narração do jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Grêmio x Flamengo

Grêmio e Flamengo e se enfrentam neste domingo (22), em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo ao vivo, às 18h30 (de Brasília). Além de transmitir a partida em AM 620 e FM 100,9, a JP traz a narração de Fausto Favara, comentários de Fabio Piperno e reportagem de Guilherme Silva.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Rebeca Andrade conquista ouro nas barras assimétricas no Campeonato Brasileiro

Published

on


Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por outras duas ginastas do Flamengo: Gabriela Vieira e Isabel Ramos

Reprodução/Instagram/@rebecaandraderebeca andrade
Rebeca Andrade volta a competir depois das Olimpíadas de Paris

A ginasta Rebeca Andrade, multicampeã olímpica, brilhou mais uma vez ao conquistar a medalha de ouro nas barras assimétricas durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por Gabriela Vieira, do Flamengo, que ficou em segundo lugar com 13,100, e Isabel Ramos, também do Flamengo, que garantiu o terceiro lugar com 13,000. Defendendo seu título nas barras assimétricas, Rebeca expressou sua satisfação em ser uma inspiração para as crianças. Ela revelou que optou por simplificar sua série, focando apenas na final das barras assimétricas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Rebeca decidiu não participar das competições de solo e trave, além de não ter se classificado para a final do salto. Além de seu desempenho individual, Rebeca Andrade teve um papel fundamental na conquista do ouro pelo Flamengo na disputa por equipes. O time do Cegin ficou com a medalha de prata, enquanto o Pinheiros garantiu o terceiro lugar na competição. A vitória coletiva reforça a força do Flamengo no cenário da ginástica artística nacional.

 

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Bombardeio em Kharkiv deixa ao menos 21 feridos

Published

on


Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida;

EFE/EPA/SERGEY KOZLOVbombardeio em kharkiv
Equipes de resgate ucranianas evacuam a população local do local do bombardeio noturno em um prédio residencial de vários andares em Kharkiv

A cidade de Kharkiv, na Ucrânia, foi alvo de um bombardeio russo na noite de sábado (21) que resultou em pelo menos 21 pessoas feridas. O ataque ocorreu no distrito de Shevchenkivski, que é a segunda maior cidade do país. Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida. Desde fevereiro de 2022, Kharkiv tem enfrentado uma série de ataques frequentes por parte das forças russas. Este bombardeio foi o segundo em sequência contra Kharkiv, já que na sexta-feira, 20 de setembro, um ataque anterior deixou 15 feridos, incluindo crianças. As autoridades ucranianas relataram que em ambos os incidentes foram utilizadas bombas planadoras do tipo KAB, evidenciando a continuidade da ofensiva russa na região.

Além dos ataques em Kharkiv, a Rússia também lançou uma ofensiva mais ampla, utilizando 80 drones Shahed e dois mísseis contra alvos na Ucrânia. A defesa aérea do país conseguiu interceptar 71 desses drones, minimizando os danos. No entanto, a situação continua crítica, com civis sendo afetados em várias localidades. Em Nikopol, dois civis perderam a vida devido a ataques de drones, enquanto em Kherson, outro ataque resultou em ferimentos em dois civis. Os bombardeios também causaram danos significativos à infraestrutura energética em cidades como Poltava e Shostka, aumentando as preocupações sobre a segurança e a estabilidade na região.

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Popular

Copyright © 2024 - Serviços de Construção Notícias - Tá Contratado