É um momento estranho para ser um jogador de PC. A plataforma tem mais jogos cobrindo mais gêneros do que nunca, e até mesmo hardware de PC padrão pode oferecer gráficos fotorrealistas e cristalinos. Ao mesmo tempo, alguns dos maiores títulos da memória recente foram uma bagunça absoluta no PC no lançamento, como Cyberpunk 2077, Jedi de Star Wars: Sobrevivente, Queda Vermelhao Espaço morto e Resident Evil 4 remakes e O Último de Nós Parte I. Infelizmente, parece que podemos adicionar Cidades: Skylines II para esta lista – o que significa que estou ansioso pelo dia em que poderemos olhar para trás e dizer: “Cara, lembra quando este jogo foi quebrado? Estou feliz que a Colossal Order consertou tudo e pediu desculpas apropriadamente à sua comunidade.” Pelo menos, espero que seja isso que diremos.
Histórias desta semana
Microsoft, demissões macro
Três meses após fechar a compra da Activision Blizzard, Microsoft demitiu 1.900 pessoas em suas divisões Xbox, ZeniMax e Activision Blizzard. Isto segue-se a uma onda de despedimentos no sector dos videojogos nos últimos meses – no ano passado, cerca de 9.000 pessoas na indústria foram despedidas e, já em Janeiro, quase 6.000 empregos foram perdidos. É uma crise legítima. Junto com as demissões, a Microsoft cancelou oficialmente Odisseiao jogo de sobrevivência no qual a Blizzard vem trabalhando há seis anos.
Mundo Pal é o espírito da época
Até agora, 2024 é o ano de Mundo Pal. O jogo vem de uma equipe pequena e novata e foi anunciado como “Pokémon com armas”, embora seja mais parecido com Arca em termos de jogabilidade. Seja qual for a referência que você escolher, Mundo Pal é tão popular que ocupa o segundo lugar nas paradas do Steam para jogadores simultâneos de todos os tempos, logo atrás PUBG. Com toda essa atenção, era apenas uma questão de tempo até que a Nintendo interviesse – a editora Pokémon está investigando Mundo Pal por possível violação de direitos autorais, e veremos como isso se desenrola nas próximas semanas.
Cidades: Skylines II e toxicidade
O original Cidades: Horizontes foi lançado em 2015 e devorou o público que foi deixado para trás pela EA Cidade Simque chegou em 2013 e foi uma bagunça. Cidades: Horizontes saciou a coceira do planejamento urbano e, ao longo dos anos, os desenvolvedores da Colossal Order trabalharam em estreita colaboração com os jogadores para promover uma comunidade mod próspera no Steam Workshop. Mods, ativos personalizados e vamos reproduzir vídeos têm sido um aspecto crítico do Cidades: Horizontes‘sucesso a longo prazo.
Em outubro passado, após meses de colaborações de marketing com criadores de conteúdo como Biffa e City Planner Plays, Cidades: Skylines II saiu – e foi uma decepção para muitos jogadores. O jogo foi originalmente lançado como um lançamento simultâneo para PC e console, mas está disponível apenas para PC e não há um cronograma concreto para quando as outras versões serão lançadas. Não houve nenhuma palavra sobre o lançamento do Mac ou Linux. Também não há suporte oficial para mods Cidades: Skylines II, e quando esse recurso chegar, será por meio da editora do jogo, Paradox, e não do Steam Workshop. Além de tudo isso, Colossal Order aumentou as especificações mínimas e recomendadas para PC do jogo apenas um mês antes do lançamento, e os novos requisitos tornaram-no impossível de jogar para uma grande parte dos jogadores. Mesmo com um equipamento capaz, Cidades: Skylines II está repleto de bugs visuais e mecânicos. Simplificando, parece que a Colossal Order puxou um Cidade Sim.
O estúdio tem lançado atualizações constantemente, e a CEO Mariina Hallikainen reconheceu que faltam alguns recursos prometidos e altamente divulgados no jogo, como suporte a mod. Mas em nota recente à comunidade, ela disse que a conversa com os jogadores estava se tornando tóxica e pediu civilidade. Hallikainen disse ao Engadget que testemunhou um aumento nos ataques pessoais a desenvolvedores e outros jogadores em fóruns e nas redes sociais.
Membros da comunidade como Philip, o homem por trás do canal City Planner Plays no YouTube, ficaram surpresos ao ouvir a palavra “toxicidade”. Ele disse ao Engadget ele testemunhou um aumento na negatividade e na frustração dos jogadores, mas não na toxicidade. Para Philip e muitos outros jogadores dedicados de Cities: Skylines, o feedback foi justificado. Eles querem que a Colossal Order assuma a responsabilidade pelo estado do lançamento, peça desculpas e forneça um plano para consertar as coisas no futuro. Talvez ofereça algumas vantagens gratuitas no jogo também.
A colaboração com a comunidade foi o que tornou o jogo original tão bem-sucedido, e a sequência certamente poderia se beneficiar de melhorias de crowdsourcing. Hallikainen disse ao Engadget que trabalhar com criadores de conteúdo e modders ajudou a direcionar as atualizações para Cidades: Skylines II pós-lançamento, e o estúdio ainda adora trabalhar com esses jogadores.
Este é apenas o começo para Cidades: Skylines II. Colossal Order pretende apoiar e expandir o jogo nos próximos 10 anos. O original Cidades: Horizontes não tinha todos os recursos e mods quando foi lançado em 2015, e a sequência está começando em uma posição semelhante. Ordem Colossal vê Cidades: Skylines II como uma base nova, mas sua comunidade principal esperava uma experiência mais completa desde o início – especialmente as pessoas que pagaram US$ 90 pela Ultimate Edition.
Vimos títulos como Céu de ninguém e Cyberpunk 2077 supere lançamentos difíceis para se tornarem jogos amados no futuro, e Colossal Order tem um histórico sólido quando se trata de suporte de longo prazo. No entanto, opções como acesso antecipado e betas pagos existem por um motivo. No mínimo, os jogadores devem saber se estão gastando dinheiro para jogar um novo jogo ou para ajudar a terminá-lo.
Agora jogando
eu estive jogando Pessoa 3 Recarregar, e agora que o embargo foi suspenso, posso dizer que é ótimo. Caso contrário, minha missão para atingir o Grande Mestre Vigilância 2 continua inabalável.