Connect with us

Decoração

Como funciona a fermentação do vinho e qual a diferença entre a aromática e a induzida?

Published

on


Processo gera uma série de compostos aromáticos e gustativos que conferem à bebida características de individualização

Arquivo Pessoal/Esper Chacur FilhGarra de vinho com duas taças ao lado
Fermentação natural oferece autenticidade e expressa de forma mais fiel o terroir,

O vinho é, por definição, uma bebida alcoólica obtida a partir da fermentação de uvas viníferas. Mas o que é fermentação e qual a diferença entre a “fermentação natural” e a “induzida”? A fermentação é um processo que ocorre quando as leveduras, que podem ser naturais ou adicionadas, consomem os açúcares presentes nas uvas e os transformam em álcool e dióxido de carbono. Além de produzir álcool, a fermentação também gera uma série de compostos aromáticos e gustativos que conferem ao vinho características de individualização.

O vinho de fermentação natural, também conhecido como “vinho natural”, é produzido utilizando apenas as leveduras presentes naturalmente na casca das uvas e no ambiente da vinícola. Não são adicionadas leveduras comerciais, e o processo de fermentação ocorre de forma espontânea, respeitando o tempo e as condições naturais. Este tipo de fermentação é tradicional e muitas vezes associado a vinhos artesanais ou orgânicos. Os vinhos de fermentação natural tendem a ter um perfil sensorial mais complexo e variado, refletindo as condições específicas do vinhedo e do ambiente da vinícola. Como depende de leveduras naturais, a fermentação pode ser mais imprevisível, resultando em variações entre as safras.

Já os vinhos que não são de fermentação natural envolvem geralmente a adição de leveduras comerciais, selecionadas e cultivadas para garantir uma fermentação mais controlada e previsível. Esses vinhos podem ser produzidos em larga escala, com maior consistência de sabor e qualidade. Vale lembrar que as leveduras comerciais são adicionadas ao mosto para controlar o processo de fermentação, resultando em um produto final mais previsível e uniforme. Os enólogos podem adicionar enzimas, corrigir o nível de acidez e usar sulfitos para estabilizar o vinho e prolongar sua vida útil, na fermentação induzida. Aí o enólogo chega a ser mais importante que o próprio terroir, sendo verdade que a padronização do processo tende a resultar em vinhos com menos variabilidade entre as safras, mantendo um perfil de sabor consistente. Enquanto a fermentação natural oferece autenticidade e expressa de forma mais fiel o terroir, mas pode ser menos estável e apresentar mais variações, a fermentação controlada ou induzida proporciona consistência e segurança na produção, mas pode resultar em vinhos menos complexos e com menos caráter distintivo. 

Conclui-se que a fermentação é o coração da vinificação, seja ela natural ou controlada. Os vinhos de fermentação natural destacam-se pela autenticidade e pela expressão do terroir, enquanto os vinhos de fermentação controlada (ou induzida) são valorizados pela consistência e previsibilidade. A escolha entre um e outro depende do estilo de vinho que se deseja produzir e da filosofia do enólogo; assim o consumidor deve levar em conta seu paladar ou seu espírito de conhecimento ao escolher o vinho, este é o gatilho mais importante, o gosto. Salut!

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.





Fonte: Jovem Pan

Decoração

Grêmio x Flamengo: Confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Published

on


Aqui, você pode assistir à narração do jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Grêmio x Flamengo

Grêmio e Flamengo e se enfrentam neste domingo (22), em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo ao vivo, às 18h30 (de Brasília). Além de transmitir a partida em AM 620 e FM 100,9, a JP traz a narração de Fausto Favara, comentários de Fabio Piperno e reportagem de Guilherme Silva.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Rebeca Andrade conquista ouro nas barras assimétricas no Campeonato Brasileiro

Published

on


Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por outras duas ginastas do Flamengo: Gabriela Vieira e Isabel Ramos

Reprodução/Instagram/@rebecaandraderebeca andrade
Rebeca Andrade volta a competir depois das Olimpíadas de Paris

A ginasta Rebeca Andrade, multicampeã olímpica, brilhou mais uma vez ao conquistar a medalha de ouro nas barras assimétricas durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por Gabriela Vieira, do Flamengo, que ficou em segundo lugar com 13,100, e Isabel Ramos, também do Flamengo, que garantiu o terceiro lugar com 13,000. Defendendo seu título nas barras assimétricas, Rebeca expressou sua satisfação em ser uma inspiração para as crianças. Ela revelou que optou por simplificar sua série, focando apenas na final das barras assimétricas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Rebeca decidiu não participar das competições de solo e trave, além de não ter se classificado para a final do salto. Além de seu desempenho individual, Rebeca Andrade teve um papel fundamental na conquista do ouro pelo Flamengo na disputa por equipes. O time do Cegin ficou com a medalha de prata, enquanto o Pinheiros garantiu o terceiro lugar na competição. A vitória coletiva reforça a força do Flamengo no cenário da ginástica artística nacional.

 

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Bombardeio em Kharkiv deixa ao menos 21 feridos

Published

on


Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida;

EFE/EPA/SERGEY KOZLOVbombardeio em kharkiv
Equipes de resgate ucranianas evacuam a população local do local do bombardeio noturno em um prédio residencial de vários andares em Kharkiv

A cidade de Kharkiv, na Ucrânia, foi alvo de um bombardeio russo na noite de sábado (21) que resultou em pelo menos 21 pessoas feridas. O ataque ocorreu no distrito de Shevchenkivski, que é a segunda maior cidade do país. Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida. Desde fevereiro de 2022, Kharkiv tem enfrentado uma série de ataques frequentes por parte das forças russas. Este bombardeio foi o segundo em sequência contra Kharkiv, já que na sexta-feira, 20 de setembro, um ataque anterior deixou 15 feridos, incluindo crianças. As autoridades ucranianas relataram que em ambos os incidentes foram utilizadas bombas planadoras do tipo KAB, evidenciando a continuidade da ofensiva russa na região.

Além dos ataques em Kharkiv, a Rússia também lançou uma ofensiva mais ampla, utilizando 80 drones Shahed e dois mísseis contra alvos na Ucrânia. A defesa aérea do país conseguiu interceptar 71 desses drones, minimizando os danos. No entanto, a situação continua crítica, com civis sendo afetados em várias localidades. Em Nikopol, dois civis perderam a vida devido a ataques de drones, enquanto em Kherson, outro ataque resultou em ferimentos em dois civis. Os bombardeios também causaram danos significativos à infraestrutura energética em cidades como Poltava e Shostka, aumentando as preocupações sobre a segurança e a estabilidade na região.

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Popular

Copyright © 2024 - Serviços de Construção Notícias - Tá Contratado