Ao comparar o sul e o norte da Borgonha, podemos identificar contrastes em termos de terroir, estilos de vinificação e características dos vinhos
Arquivo pessoal/Esper Chacur Filho As regiões do sul da Borgonha nos oferecem vinhos mais fáceis, tanto de beber quanto de comprar
A região de Borgonha, na França, é conhecida por produzir alguns dos vinhos mais prestigiados do mundo, com diferenças marcantes entre suas sub-regiões. Ao comparar o sul e o norte da Borgonha, podemos identificar contrastes em termos de terroir, estilos de vinificação e características dos vinhos.O sul da Borgonha é dominado pelas regiões de Mâconnais e Côte Chalonnaise, áreas que produzem vinhos elegantes e relativamente acessíveis em comparação com os vinhos mais caros do norte.
De Mâconnais o destaque principal vai para os vinhos brancos feitos a partir da uva Chardonnay. Esses vinhos são tipicamente mais frutados, com sabores de frutas maduras, como pêssego e pera, e uma acidez mais moderada. Um exemplo notável é o Pouilly-Fuissé, que combina uma textura rica com frescor, resultando em um branco complexo e agradável.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
De modo geral, os vinhos do Mâconnais tendem a ser menos amadeirados que os Chardonnays do norte e muitas vezes mais acessíveis, mantendo um caráter mais direto e acessível. Por sua vez, a sub-região de Côte Chalonnaise oferece tanto vinhos tintos quanto brancos.
Os vinhos tintos da Côte Chalonnaise, feitos da casta Pinot Noir, são geralmente mais leves e frescos do que os grandes tintos da Côte de Nuits, ao norte. Eles apresentam sabores de frutas vermelhas, como morango e cereja, com um toque mineral característico. Já os brancos são refrescantes, equilibrados e exibem notas de frutas cítricas e minerais.
Alguns produtores importantes desta região são: Domaine des Héritiers Jadot, que é famoso por produzir vinhos em várias denominações, especialmente em Mâconnais. Seus vinhos são renomados pela elegância e qualidade. Já Domaine Leflaive, embora seja mais famoso por seus vinhos da Côte de Beaune, também produz vinhos excepcionais na parte sul da Borgonha, especialmente no Mâconnais.
Por seu turno, a Domaine de la Bongran é um produtor de alta qualidade, conhecido por vinhos brancos excepcionais da denominação Viré-Clessé.A Domaine Bruno Colin, produz vinhos brancos e tintos elegantes na Côte Chalonnaise. Por fim, cito a Domaine de Villaine, dirigido por Aubert de Villaine, famoso por seus vinhos de alta qualidade em Bouzeron, onde a casta Aligoté, é destacada.
Os brancos da região combinam bem com frutos do mar (como vieiras e ostras), peixes grelhados (como robalo) e queijos cremosos como o Camembert ou o Brie. Os tintos, por seu turno, vão muito bem com bem com pratos como pato assado, carne de porco e cogumelos, ou seja, pratos de sabores marcantes porém temperados de forma parcimoniosa. Ressalto que as regiões do sul da Borgonha nos oferecem vinhos mais fáceis, tanto de beber quanto de comprar. Salut!!!
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
Aqui, você pode assistir à narração do jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Grêmio e Flamengo e se enfrentam neste domingo (22), em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo ao vivo, às 18h30 (de Brasília). Além de transmitir a partida em AM 620 e FM 100,9, a JP traz a narração de Fausto Favara, comentários de Fabio Piperno e reportagem de Guilherme Silva.
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por outras duas ginastas do Flamengo: Gabriela Vieira e Isabel Ramos
Reprodução/Instagram/@rebecaandrade Rebeca Andrade volta a competir depois das Olimpíadas de Paris
A ginasta Rebeca Andrade, multicampeã olímpica, brilhou mais uma vez ao conquistar a medalha de ouro nas barras assimétricas durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por Gabriela Vieira, do Flamengo, que ficou em segundo lugar com 13,100, e Isabel Ramos, também do Flamengo, que garantiu o terceiro lugar com 13,000. Defendendo seu título nas barras assimétricas, Rebeca expressou sua satisfação em ser uma inspiração para as crianças. Ela revelou que optou por simplificar sua série, focando apenas na final das barras assimétricas.
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Rebeca decidiu não participar das competições de solo e trave, além de não ter se classificado para a final do salto. Além de seu desempenho individual, Rebeca Andrade teve um papel fundamental na conquista do ouro pelo Flamengo na disputa por equipes. O time do Cegin ficou com a medalha de prata, enquanto o Pinheiros garantiu o terceiro lugar na competição. A vitória coletiva reforça a força do Flamengo no cenário da ginástica artística nacional.
Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida;
EFE/EPA/SERGEY KOZLOV Equipes de resgate ucranianas evacuam a população local do local do bombardeio noturno em um prédio residencial de vários andares em Kharkiv
A cidade de Kharkiv, na Ucrânia, foi alvo de um bombardeio russo na noite de sábado (21) que resultou em pelo menos 21 pessoas feridas. O ataque ocorreu no distrito de Shevchenkivski, que é a segunda maior cidade do país. Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida. Desde fevereiro de 2022, Kharkiv tem enfrentado uma série de ataques frequentes por parte das forças russas. Este bombardeio foi o segundo em sequência contra Kharkiv, já que na sexta-feira, 20 de setembro, um ataque anterior deixou 15 feridos, incluindo crianças. As autoridades ucranianas relataram que em ambos os incidentes foram utilizadas bombas planadoras do tipo KAB, evidenciando a continuidade da ofensiva russa na região.
Além dos ataques em Kharkiv, a Rússia também lançou uma ofensiva mais ampla, utilizando 80 drones Shahed e dois mísseis contra alvos na Ucrânia. A defesa aérea do país conseguiu interceptar 71 desses drones, minimizando os danos. No entanto, a situação continua crítica, com civis sendo afetados em várias localidades. Em Nikopol, dois civis perderam a vida devido a ataques de drones, enquanto em Kherson, outro ataque resultou em ferimentos em dois civis. Os bombardeios também causaram danos significativos à infraestrutura energética em cidades como Poltava e Shostka, aumentando as preocupações sobre a segurança e a estabilidade na região.