Tecnologia

Elon Musk processado por suposto assédio sexual e retaliação por ex-engenheiros da SpaceX

Published

on


Oito ex-engenheiros da SpaceX entraram com uma ação judicial contra Elon Musk na quarta-feira, acusando o CEO de assédio sexual e retaliação. O mesmo grupo de funcionários demitidos também apresentou queixas ao Conselho Nacional de Relações Trabalhistas dos EUA (NLRB) sobre a suposta retaliação da SpaceX. Bloomberg relatado pela primeira vez sobre o processo.

“Musk criou consciente e propositalmente um ambiente de trabalho hostil e indesejável com base em sua conduta de inserir no local de trabalho fotografias, memes e comentários sexuais vis que humilhavam as mulheres e/ou a comunidade LGBTQ+”, escreveram os oito ex-funcionários no documento de quarta-feira.

Os ex-engenheiros da SpaceX disseram que alguns deles foram assediados por outros colegas de trabalho que “imitavam as postagens de Musk”, em um suposto exemplo de intimidação da multidão sob a influência do comportamento de seus superiores. Os demandantes escreveram que isso “criou um ambiente de trabalho hostil e extremamente desconfortável”.

O grupo trabalhou junto em uma carta aberta em 2022, destacando o comportamento supostamente problemático do fundador da Tesla. Eles dizem que foram demitidos em retaliação por esse ensaio.

De acordo com Bloomberg, o documento diz que os ex-engenheiros da SpaceX têm motivos para acreditar que Musk tomou a decisão de demiti-los em retaliação pela carta. A denúncia afirma que quando um funcionário de RH da SpaceX sugeriu que a empresa conduzisse uma investigação formal antes de tomar qualquer ação decisiva, Musk respondeu: “Não me importo – demita-os”.

O caso dos engenheiros com o NLRB foi suspenso por uma liminar do tribunal de apelações, apesar do conselho concordar que a SpaceX retaliou ilegalmente contra eles. A SpaceX processou a agência em janeiro, chamando sua estrutura de “inconstitucional”.

O processo segue um relatório divulgado na terça-feira detalhando alegações de que Musk teve relações sexuais com duas funcionárias e pediu a uma terceira que tivesse seus filhos.



Fonte: EngadGet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

Sair da versão mobile