Em 2021, Meta restrito adultos no Instagram possam enviar mensagens a usuários menores de 18 anos que não os seguem. Agora, está expandindo essa regra para ajudar a proteger os adolescentes de contatos potencialmente indesejados. Usuários menores de 16 anos — ou 18 anos, dependendo do país — podem não recebo mais DMs de ninguém eles não seguem por padrão, mesmo que sejam enviados por outros adolescentes.
Esta nova medida de segurança aplica-se tanto ao Instagram como ao Messenger. Para o Messenger, em particular, os usuários jovens só poderão receber mensagens de seus amigos do Facebook ou de pessoas em seus contatos telefônicos. Como essa configuração está habilitada por padrão, os adolescentes que possuem contas sob supervisão dos pais precisarão que todas as alterações sejam aprovadas pelo responsável. É claro que a configuração terá que depender da idade declarada do usuário e da tecnologia da Meta projetada para prever a idade das pessoas, portanto, não é 100% infalível.
"Queremos que os adolescentes tenham experiências seguras e adequadas à idade em nossos aplicativos," Meta disse em seu anúncio. No início deste mês, Meta anunciou que irá comece a ocultar conteúdo relacionados a automutilação, violência gráfica, transtornos alimentares e outros tópicos prejudiciais de adolescentes no Instagram e no Facebook. Se um usuário tiver menos de 16 anos, ele não verá postagens com esses tópicos em seus Feeds e Stories, mesmo que sejam compartilhadas pelas contas que segue. Também lançou recentemente um recurso de atenção plena que enviará "cutucadas noturnas" para adolescentes menores de 18 anos fecharem o aplicativo e irem para a cama se estiverem navegando por mais de 10 minutos.
A Meta fez essas mudanças depois de ser alvo de ações judiciais e reclamações relacionadas à forma como protege sua base de usuários mais jovens. Uma ação não lacrada movida contra a empresa por 33 estados acusa trata-se de direcionar ativamente crianças menores de 13 anos para usarem seus aplicativos e sites e de continuar a coletar seus dados mesmo depois de já ter conhecimento de suas idades. A Jornal de Wall Street relatório também acusou o Instagram de servir "filmagens picantes de crianças, bem como vídeos adultos abertamente sexuais" para contas que seguem influenciadores adolescentes. Em dezembro de 2023, o estado do Novo México processou a Meta, alegando que os algoritmos do Facebook e do Instagram recomendavam conteúdo sexual a menores. E só neste mês, Jornal de Wall Street relatou apresentações internas não editadas do Meta relacionadas a esse caso. Aparentemente, 100.000 crianças usuárias foram assediadas diariamente no Facebook e no Instagram com base nas estimativas dos colaboradores, sublinhando a necessidade de medidas mais rigorosas nas suas plataformas.
Este artigo apareceu originalmente no Engadget em https://www.engadget.com/facebook-and-instagram-will-block-dms-to-teens-unless-theyre-from-a-friend-130552718.html?src=rss
Fonte: