Outro fabricante de EV morre com Fisker declarando oficialmente falência. A startup sediada nos EUA entrou com pedido de proteção do Capítulo 11 na noite de segunda-feira, 17 de junho, com planos de reestruturar sua dívida e vender seus ativos. Infelizmente, isso significa que o Alaska EV com um espaço designado para chapéu de cowboy provavelmente nunca será concretizado.
“Estamos orgulhosos de nossas conquistas e colocamos milhares de SUVs Fisker Ocean nas mãos dos clientes”, afirmou um porta-voz da Fisker. “Mas, tal como outras empresas da indústria dos veículos eléctricos, enfrentámos vários obstáculos macroeconómicos e de mercado que afectaram a nossa capacidade de operar de forma eficiente”.
A notícia não é exatamente surpreendente, pois Fisker já havia interrompido os investimentos em modelos futuros, como o Alaska EV. Essa decisão veio junto com os números preocupantes da divulgação de fevereiro de Fisker de seus ganhos preliminares do quarto trimestre e de 2023. Entre eles estava o plano de demitir 15% de seus funcionários – cerca de 200 pessoas – enquanto tentava mudar para um modelo de Parceiro Revendedor. A startup alegou que estava em negociações com “uma grande montadora” para um influxo de dinheiro e apoio à produção.
Fisker também revelou no relatório que produziu 10.193 unidades de seu único EV disponível, o Ocean SUV, em 2023, mas entregou apenas 4.929 veículos. Além disso, houve o fato de que, apesar da receita da Fisker no quarto trimestre ter aumentado para US$ 200,1 milhões em relação aos US$ 128,3 milhões do trimestre anterior, a empresa ainda tinha uma margem bruta negativa de 35%.
A decisão de solicitar as proteções do Capítulo 11 adiciona Fisker às fileiras de outras startups de EV, como Volta Trucks e Lordstown Motors. As duas empresas pediram falência no ano passado na Suécia e nos Estados Unidos, respectivamente.
Fonte: EngadGet