A Microsoft está sob investigação da Federal Trade Commission por causa de seu acordo com a Inflection AI, de acordo com Jornal de Wall Street. Em março, a empresa contratou quase todos os funcionários da Inflection AI, incluindo os fundadores Karén Simonyan e Mustafa Suleyman, que também foi cofundador da DeepMind. Além disso, a Microsoft pagou à Inflection AI US$ 650 milhões para licenciar sua tecnologia de inteligência artificial. Agora, a FTC quer saber se as empresas estruturaram deliberadamente o acordo para evitar serem objeto de revisão regulatória antitruste.
Como O jornal observa que as empresas são obrigadas a relatar qualquer aquisição avaliada em US$ 119 milhões ou mais às agências federais antitruste. A FTC ou o Departamento de Justiça poderiam então investigar se o acordo sufoca a concorrência na indústria e depois processar para bloquear a fusão ou o investimento que considere anticoncorrencial. Quando as empresas desejam contratar todos os talentos de outra empresa, normalmente compram a participação do outro em uma “aquisição”. Mas a Microsoft não comprou a Inflection, que negou que a empresa maior tenha qualquer poder sobre ela. Ted Shelton, seu novo COO, disse à publicação que ainda opera como uma empresa independente sob uma nova liderança.
A FTC já enviou intimações à Microsoft e à Inflection, solicitando documentos relevantes nos últimos dois anos. Se determinar que as empresas celebraram um acordo de uma forma que daria à Microsoft controle sobre a outra, evitando a revisão regulatória, a Microsoft poderia ser multada e a transação poderia ser suspensa enquanto se aguarda uma investigação mais aprofundada.
As agências federais dos EUA têm reprimido as práticas monopolistas das maiores empresas de tecnologia do mundo nos últimos anos. Para serem ainda mais eficientes na condução de investigações antitrust envolvendo os actuais maiores intervenientes na inteligência artificial, as agências também acabaram de chegar a um acordo sobre a forma como estão a dividir as suas responsabilidades. O Departamento de Justiça assumirá a liderança nas investigações envolvendo a NVIDIA, enquanto a FTC se encarregará das investigações antitruste envolvendo a Microsoft e a OpenAI.
Este artigo contém links afiliados; se você clicar nesse link e fizer uma compra, poderemos ganhar uma comissão.
Fonte: EngadGet