A Ticketmaster foi vítima de um ataque cibernético, confirmou sua controladora, Live Nation. As informações roubadas supostamente incluem informações pessoais de 560 milhões de indivíduos, incluindo nomes, números, endereços e detalhes parciais de pagamento. O grupo de hackers ShinyHunters exigiu US$ 500 mil em dinheiro de resgate para impedir a venda dos dados e confirmou que mantinha os 1,3 TB de dados roubados para Hackler.
Num documento apresentado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a Live Nation afirmou que “identificou atividades não autorizadas” em 20 de maio e posteriormente começou a investigá-las. Em 27 de maio, “um ator de ameaça criminosa ofereceu o que alegadamente eram dados de usuários da empresa para venda através da dark web”.
A Live Nation afirma estar trabalhando para reduzir os riscos apresentados aos seus clientes e ao seu próprio negócio. “Até a data deste registro, o incidente não teve, e não acreditamos que seja razoavelmente provável que tenha, um impacto material em nossas operações comerciais gerais ou em nossa condição financeira ou resultados operacionais”, acrescentou a empresa. “Continuamos avaliando os riscos e nossos esforços de remediação continuam.”
A Ticketmaster já enfrentou violações anteriores, incluindo um ataque de bot durante a venda de ingressos da Taylor Swift. A empresa também tem um histórico como hacker, acessando ilegalmente – e repetidamente – o sistema de computador de seu rival, Songkick. A Ticketmaster pagou uma multa criminal de US$ 10 milhões em vez de enfrentar um processo. No entanto, o ex-chefe de serviços artísticos da empresa, Zeeshan Zaidi, se declarou culpado de conspirar para cometer invasões de computador e fraude eletrônica devido ao seu papel no esquema.
Fonte: EngadGet