Tecnologia

iPadOS 18 ganha um grande impulso com a chegada do Apple Intelligence

Published

on


No mês passado, os tablets da Apple passaram por uma grande reformulação com a chegada do chip M4, duas opções de tamanho para o iPad Air, atualizações para o Magic Keyboard e um novo iPad Pro com um sofisticado display Tandem OLED. E agora na WWDC 2024, a Apple está procurando dar corpo ao software do iPad com a introdução do Apple Intelligence e uma série de novos recursos rumo ao iPadOS 18, que será lançado ainda este ano.

Para começar, o iPadOS está obtendo opções de personalização mais profundas para sua tela inicial, incluindo a capacidade de colocar ícones de aplicativos onde você quiser. O Control Center da Apple também foi expandido com suporte para criação de múltiplas listas e visualizações, redimensionamento e reorganização de ícones e muito mais. Há também uma nova barra de guias flutuante que facilita a navegação entre os aplicativos, que pode ser ajustada para lembrar seus favoritos. Em seguida, o SharePlay terá a capacidade de desenhar diagramas no iPad de outra pessoa ou controlar o dispositivo de outra pessoa remotamente (com permissão) em momentos como quando você precisar ajudar a solucionar problemas.

Maçã

Após anos de solicitações, o iPad também está recebendo sua própria versão do aplicativo Calculadora, que inclui um novo recurso Math Notes que suporta o Apple Pencil e a capacidade de inserir fórmulas manuscritas. O Math Notes irá até atualizar as fórmulas em tempo real ou você pode salvá-las caso queira revisitar as coisas mais tarde. Como alternativa, a ferramenta Smart Script no aplicativo Notes usa aprendizado de máquina para tornar suas anotações menos confusas e mais fáceis de editar.

A privacidade geral também está sendo atualizada com um novo recurso que permite bloquear um aplicativo. Isso permite que um amigo ou familiar peça seu dispositivo emprestado sem dar acesso total a tudo em seu tablet. Como alternativa, há também uma nova pasta de aplicativos ocultos para que você possa armazenar softwares confidenciais de uma forma mais secreta.

Maçã

Nas Mensagens, os Tapbacks agora são compatíveis com todos os seus emojis. Além disso, você poderá agendar mensagens ou enviar textos via satélite caso não esteja conectado a uma rede Wi-Fi ou celular. A Apple ainda diz que as mensagens enviadas por satélite contarão com criptografia de ponta a ponta.

Os aplicativos Mail e Photos também estão passando por grandes reformulações. O Mail apresentará novas categorizações destinadas a facilitar a localização de tipos específicos de ofertas ou informações (como voos de avião). Enquanto isso, o aplicativo Fotos apresentará uma interface de usuário atualizada que o ajudará a visualizar tipos específicos de imagens enquanto oculta coisas como capturas de tela. E para melhor trazer à tona fotos e memórias mais antigas, haverá novas categorias como Dias Recentes e Pessoas e Animais de Estimação para colocar tipos semelhantes de fotos em uma única coleção.

Os controles de áudio em iPads também estão ganhando impulso com uma nova capacidade do Siri de entender gestos de “Sim” e “Não”, balançando ou balançando a cabeça enquanto usa AirPods. Isso deve tornar mais fácil fornecer ao assistente digital da Apple respostas simples em áreas como um ônibus lotado ou uma sala de espera silenciosa, onde você pode se sentir desconfortável ao falar em voz alta.

Maçã

No entanto, a maior adição deste ano é que, juntamente com todos os recursos específicos do iPad, o sistema operacional do tablet da Apple também está recebendo o Apple Intelligence. Isso abrange muitos dos novos recursos baseados em IA da empresa, como a capacidade de criar resumos de sites, revisar ou reescrever e-mails ou até mesmo gerar nova arte com base em suas solicitações.

A Apple afirma que para tornar sua IA mais útil, os recursos serão mais personalizados e contextuais. Dito isto, para ajudar a proteger a sua privacidade e segurança, a empresa afirma que não criará perfis nem venderá dados a terceiros. Geralmente, a Apple afirma que usará processamento no dispositivo para a maioria de suas ferramentas, embora alguns recursos exijam ajuda da nuvem.

Como seu icônico assistente digital, o Siri também está recebendo uma grande atualização por meio do Apple Intelligence. Isto inclui um melhor reconhecimento da linguagem natural e a capacidade de compreender e lembrar o contexto de uma consulta para outra. A Siri também poderá ajudá-lo a usar seu dispositivo, permitindo que você pergunte ao seu tablet como realizar determinadas tarefas, pesquisar arquivos ou controlar aplicativos e recursos usando sua voz.

Maçã

Alguns exemplos do que o Apple Intelligence pode fazer é destacar e-mails prioritários e colocá-los no topo da sua caixa de entrada para que você não perca mensagens ou eventos importantes. Ou se estiver se sentindo mais criativo, você pode usar IA para criar emojis exclusivos (chamados Genmoji). E nas fotos, o Apple Intelligence pode ajudá-lo a editar imagens com recursos como a ferramenta Clean Up. E para quem deseja liberdade de utilização de outros modelos de IA, a Apple está adicionando a opção de integração de outros serviços, sendo o primeiro deles o Chat GPT.

Por fim, outras pequenas atualizações, incluindo um novo aplicativo de senhas para armazenar credenciais em aplicativos e sites, um novo modo de jogo dedicado com áudio espacial personalizado, resultados de caminhadas expandidos no Apple Maps e um novo recurso de rastreamento ocular para melhor acessibilidade.

Acompanhe aqui todas as novidades de WWDC 2024 da Apple.

Este artigo contém links afiliados; se você clicar nesse link e fizer uma compra, poderemos ganhar uma comissão.



Fonte: EngadGet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

Sair da versão mobile