A Sony leva os jogos a sério. Isso se reflete em seus lançamentos de sustentação, que são assuntos adultos esmagadoramente corajosos, como Horizon, God of War e The Last of Us. É surpreendente, então, que a área de demonstração do Summer Game Fest tenha substituído Sad Dads e apocalipses por lindas estatuetas de Astro Bot e Lego. Muito Lego.
Lego Horizon Aventuras pode não ter gerado as manchetes do Summer Game Fest que os novos jogos Doom e Assassin’s Creed geraram, mas em muitos aspectos seu legado pode ser mais interessante. Co-desenvolvido pela Guerilla Games (conhecida pelas séries Horizon e Killzone) e pela equipe de suporte AAA Studio Gobo, o objetivo é trazer o mundo dos jogos Horizon para uma nova geração – e uma nova plataforma, o Nintendo Switch.
Aventuras no horizonte não é o primeiro jogo da Sony no Switch. MLB: o show chega rotineiramente ao console da Nintendo e ao Xbox, mas é um jogo de esportes licenciado e Horizon é uma franquia importante do PlayStation. Tem um spin-off de VR, uma adaptação live-action confirmada para Netflix e um MMO com muitos rumores sobre seu futuro. Trazer a última iteração do primeiro dia da série para Switch, então, é incomum.
“Estamos tentando atrair um público o mais amplo possível”, disse o diretor narrativo da Guerilla Games, James Windeler, ao Engadget. “A colaboração com a Switch é uma oportunidade incrivelmente única… vai realmente ajudar a atrair um público familiar.”
É também apenas um público maior. O console da Nintendo existe desde 2017 e o mercado de jogos Switch ultrapassa 140 milhões. (Para contextualizar, existem cerca de 58 milhões de PlayStation 5 no mercado.) Os títulos Lego também estão em uma pequena minoria de jogos que não são da Nintendo, no topo das paradas de vendas no varejo do Switch.
O jogo em si, desde a demonstração de 30 minutos que joguei, parece encantador. O mundo do Horizon se traduz bem no Lego, com destaque para os robodinos em particular. Já existe um Oeste Proibido Conjunto de Lego Tallneck e seria extremamente surpreendente se não víssemos Thunderjaws e Scrappers aparecendo nas lojas de Lego em breve. O combate é surpreendentemente fiel aos jogos originais, com Aloy se esgueirando pela grama alta para obter um bom ângulo do inimigo e usando seu foco para detectar pontos fracos. Também fiel aos jogos originais é que a furtividade pode rapidamente cair no esquecimento em favor da esquiva frenética. Menos fiel: passei por uma briga complicada ao convocar repetidamente um vendedor de cachorro-quente para jogar salsichas explodindo por todo lado. É um jogo de Lego, eu acho.
Em termos de tom, Guerilla está atirando para o Lego semelhante a um filme humor irreverente entre gerações, que não é realmente minha praia, mas eu aprecio isso. Windeler disse que Guerilla está tentando acertar os principais elementos do primeiro jogo sem refazê-lo diretamente: “Definitivamente não é uma recontagem individual, mas também não é uma paródia no sentido de que você não precisa ser um aficionado por Horizon. para realmente responder ao humor. É mais amplo nesse sentido.” O elenco de vozes dos jogos originais, incluindo Ashly Burch como Aloy e JB Blanc como Rost, está de volta para Aventuras no horizonte e aparentemente se divertindo muito. A entrega de Burch, em particular, é extremamente arregalada e animada, mais parecida com seu trabalho como Tiny Tina na série Borderlands ou um de seus muitos personagens animados. É uma versão divertida de um personagem tradicionalmente estóico.
Sony
O modo cooperativo é um grande recurso para Aventuras no horizonte. O modo cooperativo local é um caso de entrada e saída que, como acontece com a maioria dos jogos de Lego, permite que um adulto ajude facilmente uma criança a passar por uma área complicada. Mas os jogos Lego também são muito divertidos de jogar entre adultos que consentem, se vocês dois gostam da franquia em particular – conheço muitos adultos que vivem para Lego Star Wars. Longe do sofá, existe o multiplayer online, que obviamente é mais voltado para adultos.
Não sou um grande fã de Horizon. De todas as coletâneas de mundo aberto, é uma das minhas favoritas, mas não é meu gênero. Meu parceiro é um fã, e estamos sempre em busca de jogos cooperativos intermediários que possam preencher a lacuna em nossos gostos. Talvez Aventuras no horizonte poderia ser isso, e eu me tornarei um verdadeiro chefe da Horizon por causa disso?
Encontrar novos públicos é algo que a Sony e a Microsoft têm lutado nos últimos anos. Esta geração Xbox-PlayStation não teve um crescimento tão explosivo quanto a anterior, e o tipo de experiência AAA que eles normalmente buscam é caro de produzir.
A Microsoft parece estar comprometida com lançamentos multiplataforma para várias franquias estabelecidas que adquiriu, como Call of Duty, Diablo e Doom. Também portou quatro títulos anteriormente exclusivos – Hi-Fi Rush, Aterrado, Penimento e Mar de Ladrões – para máquinas rivais no início deste ano.
A abordagem da Sony tem sido, até recentemente, cortejar os jogadores de PC com versões de títulos mais antigos, como Horizonte Zero Dawn e Deus da guerra. Este ano também lançou Helldivers 2 no PC no primeiro dia, que correu muito bem até que não aconteceu. O presidente da empresa, Hiroki Totoki, disse aos investidores em fevereiro que “gostaria de ser agressivo na melhoria de nosso desempenho de margem” (que jogador!), concentrando-se mais em lançamentos multiplataforma. A suposição na época era que ele estava se referindo apenas aos PCs, mas o lançamento do Switch Aventuras no horizonte aparentemente abre esse esforço para mais plataformas.
É improvável que a Sony traga seus jogos AAA gigantes para um console rival no lançamento. Mas pode ser que a Sony comece a tratar o Switch da mesma forma que a Nintendo tratava os dispositivos móveis. Em meados dos anos 10, houve um influxo de jogos da Nintendo no iPhone e Android, incluindo Corrida do Super Mário, Heróis do Emblema de Fogo, Acampamento de bolso Animal Crossing e Passeio de Mario Kart. A estratégia era bastante clara: apresentar os personagens da Nintendo a um público mais casual e converter vários deles para a experiência “completa”. Se Aventuras no horizonte vai bem – e por que não? – é fácil ver a Sony abrindo as comportas e enviando um monte de suas franquias para o console de mercado de massa da Nintendo.
Lego Horizon Aventuras lança ‘Holiday 2024’ no PlayStation 5, PC e Nintendo Switch.
Fique por dentro de todas as novidades do Summer Game Fest 2024 bem aqui!