Tecnologia

Meta oferecerá alguns de seus dados a pesquisadores terceirizados por meio da parceria Center for Open Science

Published

on


Meta está se unindo ao Center for Open Science (COS) para iniciar um programa piloto que estuda “tópicos relacionados ao bem-estar”. Parece que o programa irá mergulhar em nossos dados de mídia social, mas de forma voluntária, já que o COS diz que usará um conjunto de dados de “preservação da privacidade” fornecido pela Meta para o programa piloto. A agência afirma que o estudo deve ajudar as pessoas a compreender “como diferentes fatores podem ou não impactar o bem-estar e informar conversas produtivas sobre como ajudar as pessoas a prosperar”.

As especificidades do programa permanecem opacas, mas o COS afirma que utilizará “novos tipos de processos de investigação”, como o pré-registo e a revisão precoce por pares. Este último é importante, pois envia questões de pesquisa propostas para revisão por pares antes de serem entregues aos participantes. Isto deve ajudar a evitar preconceitos e garantir que as perguntas sejam realmente úteis. A agência afirma ainda que todos os resultados serão publicados e “não apenas aqueles que confirmam uma hipótese ou apoiam uma teoria predominante”. Quanto ao estudo real, Meta disse Engajamento que ainda não começou.

Quanto a um estudo totalmente não científico sobre os efeitos das mídias sociais, usá-las, mesmo por dez minutos, transforma qualquer dopamina em meu cérebro em pântanos de tristeza. A história sem fim. Você poderia ser o mesmo. Não é nenhum segredo que a mídia social é basicamente uma fábrica que cria desconforto mental, e isso é particularmente verdadeiro para crianças e adolescentes.

Então, por que anunciar essa parceria hoje entre todos os dias? Pode ser uma coincidência, mas o momento é engraçado. Meta deve testemunhar esta semana perante o Comitê Judiciário do Senado dos EUA sobre sua falhas na proteção de crianças on-line, junto com outros figurões da mídia social como TikTok, Snap e X. É importante notar, no entanto, que o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e o CEO da TikTok, Shou Zi Chew, são participantes voluntários neste testemunho. O CEO do Snap, Evan Spiegel, o CEO do Discord, Jason Citron, e a CEO do X, Linda Yaccarino, tiveram que ser formalmente intimados.

No entanto, Meta tem um histórico particularmente ruim quando se trata dessas coisas. Afinal, a empresa sendo processado por 41 estados por supostamente prejudicar a saúde mental de seus usuários mais jovens. O processo afirma que a Meta sabia que seus recursos “viciantes” eram ruins para as crianças e enganavam intencionalmente o público sobre a segurança de suas plataformas.

Documentos não lacrados do processo afirmam que Meta na verdade “cobiçava e perseguia” crianças menores de 13 anos e mentiu sobre como lidava com contas de menores uma vez descobertos, muitas vezes falhando ao desativar essas contas enquanto continuam a coletar dados. Isto seria uma violação descarada da Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças de 1998.

Outro processo alega que os algoritmos do Facebook e Instagram facilitou o assédio sexual infantil, com a denúncia afirmando que os próprios documentos internos da Meta afirmavam que mais de 100.000 crianças eram assediadas diariamente. O algoritmo “People You May Know” do Facebook foi apontado como o principal canal para conectar crianças a predadores. A denúncia alega que a Meta nada fez para impedir este problema quando abordada por funcionários preocupados. Por parte da Meta, afirma que o momento é uma coincidência e que o anúncio foi programado para o momento em que a parceria entrou em vigor.

Com tudo isso em mente, não é preciso realmente um estudo para reconhecer que o “bem-estar” dos usuários não é exatamente a coisa mais importante na mente dos CEOs das mídias sociais. Ainda assim, se o programa ajudar essas empresas a avançar na direção certa, isso certamente será ótimo. O COS afirma que o estudo levará dois anos e que ainda está nos estágios iniciais de planejamento. Saberemos mais nos próximos meses. Enquanto isso, você pode assista ao CEO Zuckerberg e todo o resto testemunhar perante o congresso na quarta-feira às 10h ET.

Atualização, 29 de janeiro de 2024, 19h40 horário do leste dos EUA: Esta história foi atualizada para incluir informações de tempo do Meta e esclarecimentos sobre quando um estudo começaria.



Fonte:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

Sair da versão mobile