O recurso Recall AI da Microsoft não será lançado com o primeiro lote de PCs Copilot + Windows 11 em 18 de junho. Em uma atualização no Windows Blog, a empresa disse que o Recall deixará de ser uma “experiência de visualização amplamente disponível para PCs Copilot +” no próximo semana para uma prévia que está disponível apenas no programa Windows Insider. Ela só lançará o recurso para todos os PCs Copilot+ depois de receber feedback de sua comunidade interna de testadores.
A empresa acrescentou que está ajustando o lançamento do Recall para “garantir que a experiência atenda [its] altos padrões de qualidade e segurança.” A Microsoft tem enfrentado muitas críticas relacionadas ao Recall desde que anunciou o recurso em um evento em maio. O Recall oferece aos usuários uma maneira de encontrar tudo o que já viram em seus computadores – páginas da web , imagens, documentos, e-mails, apresentações, tópicos de bate-papo e assim por diante. Funciona tirando capturas de tela da atividade de um usuário a cada poucos segundos e armazenando-as na “linha do tempo de recuperação”.
Quando foi lançado, a Microsoft garantiu aos usuários que o Recall processaria os dados localmente e manteria suas informações seguras, mas isso não foi suficiente para amenizar as preocupações dos críticos com a privacidade. A empresa anunciou mais mudanças de privacidade e segurança no Recall no início deste mês, incluindo torná-lo opcional. Quando um usuário configura um PC Copilot+, seu sistema operacional Windows perguntará se deseja ativar o recurso. Os usuários também precisarão verificar suas identidades por meio de um método de autenticação do Windows Hello, como reconhecimento facial ou digitalização de impressões digitais, antes de poderem acessar a linha do tempo criptografada do Recall. No entanto, esse não é um método infalível, pois qualquer pessoa que conheça seu PIN ainda poderá ver seus instantâneos do Recall.
Apesar dessas mudanças, a Microsoft optou por adiar o lançamento do Recall. Talvez a empresa tenha percebido que há espaço para melhorias e que é melhor ter certeza absoluta de que o recurso não acabará se tornando um enorme pesadelo de privacidade e segurança. No momento, ainda não há uma data exata para a disponibilidade do Recall no Programa Windows Insider. Porém, ele estará acessível aos testadores nas próximas semanas, e a empresa publicará uma nova postagem no blog sobre como obter sua versão de visualização quando for lançada. Os testadores precisarão de um PC Copilot + para poder acessá-lo, já que o recurso só funcionará com CPUs avançadas que vêm com unidades de processamento neural (NPUs) para tarefas de IA.
Fonte: EngadGet