Os nova-iorquinos podem dizer adeus – por enquanto – ao robô que o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) usou para patrulhar a estação de metrô da Times Square. O Knightscope K5, que é uma máquina de 400 libras que parece ser o enorme irmão do R2-D2, foi um dos experimentos de alta tecnologia do prefeito Eric Adams para a cidade de Nova York. Era implantado em um piloto no ano passado aparentemente para ajudar a manter os passageiros seguros, mas não tinha recursos reais que pudessem ser úteis em situações que precisavam ser resolvidas no local. “O K5 Knightscope completou seu piloto no sistema de metrô de Nova York”, disse um porta-voz do departamento. O jornal New York Times.
O K5 possui câmeras que podem gravar vídeo e um botão que as pessoas podem pressionar para entrar em contato com um agente ao vivo. Ele patrulhou a estação da meia-noite às 6h durante todo o período de teste que durou dois meses, embora “patrulhado” possa ser uma maneira generosa de dizer isso. A máquina não tem braços e não pode subir ou descer escadas. Passageiros disseram Os tempos que geralmente traz consigo alguns policiais e que quase sempre parece estar conectado.
Nova York alugou o K5 por cerca de US$ 9 a hora durante a fase de teste que terminou em dezembro. “Isso está abaixo do salário mínimo”, disse Adams ao anunciar a implantação do robô na estação Times Square. “Sem pausas para ir ao banheiro, sem pausas para refeições.” Na altura, os defensores da privacidade temiam que a máquina pudesse eventualmente ser equipada com reconhecimento facial e outras ferramentas de vigilância. Eles não precisam mais se preocupar com o uso do K5 para vigilância em Nova York, a menos, é claro, que as autoridades municipais decidam continuar a alugá-lo para outros fins. Um porta-voz da Knightscope disse Os tempos que a empresa “não está autorizada a falar sobre determinados clientes”, o que provavelmente inclui o governo de Nova York.
Fonte: