O Cirurgião Geral dos EUA, Vivek Murthy, afirma que as redes sociais deveriam vir com rótulos de advertência sobre os seus potenciais impactos na saúde, tal como as advertências sobre cigarros e outros produtos de tabaco. Em um artigo de opinião em O jornal New York TimesMurthy diz que a mídia social é um “contribuidor importante” para a crise de saúde mental dos adolescentes.
“É hora de exigir um rótulo de advertência do cirurgião geral nas plataformas de mídia social, afirmando que a mídia social está associada a danos significativos à saúde mental dos adolescentes”, escreveu Murthy. “Uma etiqueta de advertência do cirurgião-geral, que exige ação do Congresso, lembraria regularmente aos pais e adolescentes que as redes sociais não foram comprovadamente seguras.”
Não é a primeira vez que Murthy levanta preocupações de saúde mental em torno das redes sociais. No ano passado, ele emitiu um comunicado que apresentou argumentos semelhantes no ano passado, dizendo que as redes sociais representavam um “risco profundo” para a saúde mental dos adolescentes. Em seu último artigo, Murthy citou um estudo que mostra que o maior uso das mídias sociais estava associado a um risco aumentado de ansiedade e depressão, bem como uma pesquisa onde quase metade dos adolescentes relataram que “as mídias sociais os fazem sentir-se pior em relação aos seus corpos”. .”
Como observa Murthy, rótulos de advertência não podem acontecer sem a cooperação do Congresso. E não está claro que tipo de apoio ele poderia ter para tal medida, embora legisladores de todo o país tenham demonstrado algum apoio a coisas como leis de verificação de idade, enquanto procuram reprimir as empresas de mídia social por questões de segurança dos adolescentes.
Ele também salienta que os rótulos de advertência por si só não tornariam as redes sociais mais seguras, mas ajudariam a informar melhor os pais, escolas, médicos e outros. “Não há cinto de segurança para os pais apertarem, nenhum capacete para colocar no lugar, nenhuma garantia de que especialistas de confiança investigaram e garantiram que essas plataformas são seguras para nossos filhos”, escreveu ele. “Existem apenas pais e seus filhos, tentando descobrir por conta própria, enfrentando alguns dos melhores engenheiros de produto e empresas com mais recursos do mundo.”
Fonte: EngadGet