Após três anos de serviço, a NASA Helicóptero voou em Marte pela última vez. No início deste mês, durante seu 72º voo, o Ingenuity com o rover Perseverance. Embora mais tarde , descobriu-se que pelo menos uma das pás do rotor de fibra de carbono do Ingenuity foi danificada durante um pouso em 18 de janeiro. O helicóptero está em pé e ainda em contato com os controladores de solo, mas não é mais capaz de voar.
A engenhosidade durou muito mais que sua vida útil planejada original. A NASA projetou o helicóptero para realizar até cinco voos de teste durante 30 dias. Mas permaneceu em serviço por mais de três anos. O Ingenuity voou 14 vezes mais longe do que o inicialmente previsto e teve um tempo total de voo de mais de duas horas.
“A jornada histórica do Ingenuity, a primeira aeronave em outro planeta, chegou ao fim”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. . “Aquele helicóptero notável voou mais alto e mais longe do que jamais imaginamos e ajudou a NASA a fazer o que fazemos de melhor – tornar possível o impossível. Através de missões como a Ingenuity, a NASA está a preparar o caminho para voos futuros no nosso sistema solar e para uma exploração humana mais inteligente e segura até Marte e mais além.”
Após os cinco voos iniciais do Ingenuity, a NASA decidiu manter o helicóptero funcionando como uma demonstração de operações. .
Em 18 de janeiro, a equipe do Ingenuity planejou um curto voo vertical para poder identificar a localização do helicóptero após ele ter feito um pouso de emergência em seu passeio anterior. O helicóptero atingiu uma altura de 12 metros e pairou por 4,5 segundos antes de descer a uma velocidade de 3,3 pés por segundo. No entanto, perdeu contato com o Perseverance quando estava cerca de um metro acima da superfície.
Não está claro como a pá do rotor sofreu danos. A NASA está investigando se a lâmina atingiu a superfície. A perseverança está muito longe para A própria câmera do helicóptero detectou danos na sombra de uma pá de rotor.
NASA/JPL-Caltech
O robusto helicóptero suportou terreno difícil, um sensor morto, tempestades de poeira (depois das quais foi capaz de se limpar) e um inverno em Marte. A equipe do Ingenuity encerrará as operações do helicóptero após realizar os testes finais e baixar os últimos dados e imagens de sua memória. Depois de fazer história como a primeira aeronave da Terra a tudo o que o Ingenuity pode fazer agora é descansar na superfície de Marte.
Este artigo apareceu originalmente no Engadget em https://www.engadget.com/nasas-ingenuity-helicopter-has-flyn-on-mars-for-the-final-time-204004656.html?src=rss