Em breve será a vez da Apple falar sobre as próximas atualizações importantes do sistema operacional, dando aos desenvolvedores a chance de preparar seus aplicativos antes de um amplo lançamento neste outono. A Conferência Mundial de Desenvolvedores da empresa está chegando. A Apple certamente revelará alguns dos principais recursos do iOS 18 e iPadOS 18, bem como o que está por vir para watchOS, macOS e visionOS na WWDC 2024.
Dado o atual clima tecnológico, porém, parece provável que a Apple esteja prestes a seguir os seus rivais, dando um grande salto no domínio da IA generativa. Esse poderia ser o foco principal da palestra, já que essas são as únicas duas cartas que os investidores parecem se importar em ouvir atualmente.
O boato da Apple nunca para de se agitar, então ouvimos alguns pedaços sobre o que a WWDC talvez implicará. Parece improvável que recebamos anúncios importantes de hardware no evento, mas você nunca sabe até que Tim Cook encerre as coisas. Afinal, vimos o Apple Vision Pro fazer sua primeira aparição na última WWDC.
De qualquer forma, aqui está o que esperar da palestra WWDC 2024 da Apple:
Quando é WWDC 2024?
WWDC 2024 começa em 10 de junho e vai até 14 de junho. Haverá uma variedade de eventos ao longo da semana, mas a maior parte da atenção estará na palestra da Apple, que está marcada para 13h ET do dia 10 de junho.
A palestra é onde a Apple tende a revelar muitos dos principais recursos para as próximas versões principais de seus principais sistemas operacionais: iOS, iPadOS, macOS, watchOS e provavelmente visionOS. A Apple também usou a palestra da WWDC para revelar novos hardwares ao longo dos anos, embora esperemos que isso seja menos preocupante desta vez.
Como assistir WWDC
Como de costume, você poderá assistir online à apresentação da Apple. A Apple costumava restringir suas transmissões à sua própria página inicial e aplicativos, mas felizmente seu controle diminuiu ao longo dos anos. Você poderá assistir à palestra em apple.com, no aplicativo Apple Developer, no aplicativo Apple TV e no canal da Apple no YouTube.
IMPRENSA ASSOCIADA
IA
Embora a Apple tenha evitado pronunciar “IA” com muita frequência durante seus eventos, não há como escapar da grande palavra da moda tecnológica dos últimos dois anos. A IA generativa está rapidamente se infiltrando em mais aspectos de nossas vidas e a Apple parece preparada para pegar um pedaço desse bolo.
Acredita-se que a Apple ainda não tenha seu próprio chatbot de IA pronto para o horário nobre. Embora continue pensando nisso, a empresa teria chegado a um acordo com a OpenAI para integrar o ChatGPT ao iOS 18. De acordo com BloombergSegundo Mark Gurman, a Apple ainda está interessada em chegar a um acordo com o Google para oferecer o assistente Gemini AI da empresa também em iPhones, mas isso pode não acontecer até mais tarde.
Enquanto isso, espera-se que o Siri obtenha uma atualização em dispositivos compatíveis usando os grandes modelos de linguagem da própria Apple. Os relatórios também sugerem que você poderá usar o assistente de voz para realizar muitas funções mais específicas em determinados aplicativos (como abrir documentos e enviar e-mails), mas acredita-se que a Apple não lançará essa atualização do Siri até o início de 2025.
A abordagem da Apple para IA generativa no iOS 18 e no macOS 15 é considerada prática, baseada em ajudar pessoas comuns em suas vidas cotidianas, em vez de deixá-las, digamos, gerar rapidamente longas resmas de texto que podem vender como e-books por um rápido bode. Em vez disso, é mais provável que você veja recursos do GAI, como sugestões de respostas a e-mails e mensagens, resumos de texto TL;DR, transcrições de memorandos de voz (finalmente!) e ferramentas aprimoradas de retoque de fotos nos aplicativos principais.
Espera-se que a Apple lide com o máximo possível do processamento de IA no dispositivo, com o restante sendo enviado para data centers. Isso levanta questões sobre como a Apple garantirá a privacidade do usuário, um dos princípios fundamentais da empresa. Será necessário explicar como mantém as informações do usuário seguras à medida que elas se movem entre o dispositivo e um data center.
Foto de Billy Steele/Engadget
iOS 18/iPadOS 18
Como sempre, novos recursos estão chegando a vários aplicativos iOS e iPadOS. Provavelmente o mais notável é a esperada introdução do RCS nas mensagens.
O RCS da GMSA, ou Rich Communications Service, é um protocolo de mensagens mais avançado do que o SMS de três décadas. O RCS é mais seguro que o SMS tradicional, pois oferece criptografia ponta a ponta. Ele permite um compartilhamento aprimorado de mídia, com imagens, vídeos e clipes de áudio de alta resolução. O RCS permite bate-papos em grupo adequados e também oferece suporte a mensagens Wi-Fi.
Mesmo assim, durante anos, a Apple se recusou a trazer o RCS para sua plataforma – algo que o Google vinha incitando há muito tempo – para manter o iMessage mais como um jardim murado. Obviamente, o próprio iMessage possui muitos dos mesmos recursos do RCS. A certa altura, a resposta do CEO da Apple, Tim Cook, a alguém que pediu uma melhor compatibilidade de mensagens de texto do Android para que pudessem compartilhar vídeos com sua mãe foi “comprar um iPhone para sua mãe”.
A Apple acabou cedendo à sua posição de RCS no ano passado, possivelmente para garantir que cumprisse os rígidos regulamentos da UE. A empresa disse que habilitaria o suporte RCS em 2024, então faz sentido que esse recurso seja lançado no iOS 18. Isso significa que as mensagens entre iOS e Android devem ser muito melhores em um futuro próximo (mesmo que os textos de dispositivos Android ainda apareçam como bolhas verdes em um iPhone). Enquanto isso, o Google começou a permitir que os usuários do Android editem mensagens RCS em uma janela de 15 minutos após enviá-las.
Gurman também observou que a Apple provavelmente oferecerá suporte à geração de emojis personalizados com base no que você escreve nas mensagens de texto. Parece que você também poderá alterar as cores dos ícones de aplicativos na tela inicial e não precisará mais manter os aplicativos bloqueados em um sistema de grade rígido.
O Apple Music pode ganhar um recurso de lista de reprodução gerada automaticamente, seguindo uma ferramenta baseada em OpenAI que o Spotify lançou em 2023. Rotas personalizadas e mapas topográficos (que estreou no Apple Watch no ano passado) estão a caminho do Apple Maps. Além disso, há rumores de que a Apple está adicionando uma ferramenta de gravação de voz ao Notes, que se encaixaria perfeitamente com a função de transcrição esperada, bem como a opção de exibir notação matemática.
Outros aplicativos principais estão supostamente preparados para algumas mudanças, como funções generativas de IA em aplicativos de produtividade como Keynote e Pages. Outros como Mail, Fitness e Health também deverão receber novos recursos, mas os detalhes ainda não foram divulgados.
Calculadora
Esta atualização tão esperada merece sua própria seção. É isso mesmo, diz-se que o aplicativo Calculadora está passando por uma grande reformulação no iPhone e no Mac. Sarcasmo à parte, a reformulação realmente parece útil, com integração do aplicativo Notes, conversões de unidades aprimoradas e uma barra lateral listando atividades recentes. O aplicativo também está chegando ao iPadOS.
Foto de Devindra Hardawar/Engadget
macOS 15
Vamos dar um palpite aqui e declarar que a Apple nomeará a próxima versão do macOS com o nome de um local notável na Califórnia. Com toda a seriedade, essa seria a coisa menos chocante que a Apple poderia fazer no palco principal.
Espera-se que muitas das atualizações de aplicativos iOS sejam replicadas no macOS 15, como Apple Music, Notes e alterações de produtividade. Rumores sugerem que a Apple está reorganizando o aplicativo Configurações do sistema com base na importância e prioridade das várias categorias, portanto, a guia Geral provavelmente será aumentada, enquanto Som e Notificações deverão cair na lista.
Em outros lugares, o ícone da barra de menu do Siri pode ganhar uma nova aparência com um design monocromático plano que deverá substituir a versão colorida atual. Também pode haver algumas atualizações de acessibilidade bem-vindas, como uma opção de atalhos que permite aos usuários acionar uma determinada configuração ou ação usando uma frase falada personalizada.
Foto de Nathan Ingraham/Engadget
Hardware da Apple
A WWDC do ano passado foi uma bonança de hardware, com a Apple finalmente anunciando o Vision Pro junto com o MacBook Air de 15 polegadas e o Mac Pro e Mac Studio com tecnologia M2 Ultra. Não esperamos muito da Apple em termos de hardware desta vez.
A empresa apenas atualizou sua linha de iPads e provavelmente é um pouco cedo para novos laptops, dadas as atualizações do MacBook Pro e iMac em outubro e as atualizações do MacBook Air em março. É claro que os iPhones permanecerão em segredo até setembro, assim como os próximos Apple Watches. No entanto, a Apple pode aproveitar a oportunidade para inserir seus chips M3 ou mesmo M4 em outros sistemas de desktop, muitos dos quais permanecem atolados na geração M2.
Pudemos ver alguns periféricos atualizados e outros dispositivos também. Sempre existe a possibilidade de a Apple lançar uma versão (oficial) do AirPods Max com uma porta de carregamento USB-C.
Em janeiro de 2023, Gurman informou que uma nova caixa da Apple TV chegaria no primeiro semestre de 2024. Ainda há tempo suficiente para que isso aconteça. Existe a possibilidade de a Apple adicionar uma câmera à Apple TV também. Nesse caso, não haveria necessidade de usar um iPhone ou iPad para bate-papos FaceTime na tela maior da sua casa.
Foto de Devindra Hardawar/Engadget
Apple Visão Pro
Uma coisa que esperamos do lado do hardware é que a Apple revele o próximo destino do Vision Pro. Até agora, o fone de ouvido estava disponível apenas nos EUA. Isso provavelmente vai mudar nas próximas semanas e meses. Vários relatórios sugeriram que a próxima fase do lançamento incluirá Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Japão, Singapura, Coreia do Sul e Reino Unido. No entanto, não houve muitos vazamentos do visionOS 2 até agora, então não está claro que tipo de atualizações o sistema operacional de realidade mista receberá.
Todo o resto
O boato também não falou sobre as atualizações do watchOS. Certamente haverá algumas mudanças notáveis no sistema operacional vestível da Apple, mas poderemos ter uma iteração relativamente pequena do watchOS após a grande reforma do ano passado.
É raro que o tvOS receba muito amor durante uma palestra da Apple, mas certamente receberá uma atualização sobre a qual aprenderemos em algum momento durante a WWDC. Talvez você tenha que esperar até o evento Platforms State of the Union às 16h ET para obter informações. O mesmo vale para CarPlay e HomePod.
Tenha em mente que nada disso é certo até que Cook, Craig Federighi e outros cheguem ao palco principal da WWDC e comecem a discutir o que vem por aí para os produtos e serviços da Apple. Mas com base nas reportagens de vários jornalistas focados na Apple com um forte histórico de acertar as coisas, esperamos ouvir sobre muitas das atualizações e anúncios acima.
Este artigo contém links afiliados; se você clicar nesse link e fizer uma compra, poderemos ganhar uma comissão.