Tecnologia

O recurso de notas da comunidade do YouTube arranca uma página do manual de X

Published

on


O YouTube está pegando emprestada uma página do X (Twitter) e adicionando um recurso de notas da comunidade antes das eleições de 2024 nos EUA. A empresa deseja que as breves sinopses criadas pelo espectador adicionem contexto relevante aos vídeos, como apontar informações incorretas ou filmagens antigas consideradas novas.

O Notes será lançado inicialmente como um programa piloto para “um número limitado de colaboradores qualificados”, que receberão um convite por e-mail ou pelo Estúdio de Criação. Os participantes convidados precisarão ter uma conta ativa no YouTube e em situação regular.

Durante a fase piloto, “avaliadores terceirizados” avaliarão a utilidade das notas para ajudar a treinar o sistema. O YouTube afirma que deseja lançar notas gradualmente para testar e ajustar o recurso antes de torná-lo mais amplamente disponível. Basta olhar para os comentários de vídeo muitas vezes tóxicos do YouTube para ver por que isso é necessário.

Assim que o recurso estiver calibrado e amplamente disponível, você os verá em vídeos “se forem considerados amplamente úteis”. Os espectadores serão solicitados a classificar as notas como “úteis”, “um pouco úteis” ou “inúteis” – e dizer-lhes o porquê (por exemplo, citam boas fontes ou estão escritas de forma clara).

As classificações das notas serão determinadas por um algoritmo baseado em ponte, que procura conexões entre grupos distintos. Por exemplo, se as pessoas que historicamente avaliaram as coisas de forma diferente concordam com a utilidade de uma determinada nota, é mais provável que essa nota apareça. Parece que o sistema ainda pode ser alvo de abusos, especialmente considerando quantas tribos online hoje compartilham uma crença inabalável na mesma desinformação desmascarada. Mas ei, reservaremos o julgamento até vermos isso em ação.

O recurso é muito semelhante àquele que foi lançado inicialmente na era Jack Dorsey do Twitter e expandido globalmente depois que Elon Musk comprou a empresa em 2022. Na época, Musk descreveu o recurso como “uma virada de jogo para melhorar a precisão no Twitter”. X, como é conhecido hoje, não é exatamente conhecido por sua precisão, mas o YouTube aparentemente viu algo que vale a pena copiar no contexto de crowdsourcing.

Quanto a quando você verá as notas da comunidade, o YouTube diz que o piloto será lançado primeiro em dispositivos móveis nos EUA. A empresa antecipa erros durante esta fase de teste à medida que ajusta seus algoritmos. Todos os outros Estados Unidos podem esperar o aparecimento de notas “nas próximas semanas e meses”.



Fonte: EngadGet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

Sair da versão mobile