O governo dos EUA processou a Adobe e dois executivos seniores da empresa por supostamente enganarem os consumidores, ocultando taxas de rescisão antecipada e fazendo-os se esforçar para cancelar assinaturas de produtos da Adobe.
A denúncia apresentada pelo Departamento de Justiça na segunda-feira acusa a Adobe de pressionar os consumidores a adotar seu plano de assinatura “anual pago mensal” sem divulgar adequadamente que o cancelamento do plano no primeiro ano poderia resultar em uma taxa de rescisão antecipada. A denúncia também alega que as divulgações das taxas de rescisão antecipada da Adobe foram ocultadas em letras miúdas ou exigiram que os consumidores passassem o mouse sobre pequenos ícones para encontrá-los.
“Os americanos estão cansados de ver as empresas escondendo a bola durante a assinatura e depois colocando obstáculos quando tentam cancelar”, disse Samuel Levine, diretor do Bureau de Proteção ao Consumidor da FTC, em um comunicado. “A FTC continuará trabalhando para proteger os americanos dessas práticas comerciais ilegais.”
Dana Rao, consultora geral e diretora de confiança da Adobe, disse que a empresa lutaria contra a FTC no tribunal. Em comunicado publicado no site da empresa, Rao disse: “Os serviços de assinatura são convenientes, flexíveis e econômicos para permitir que os usuários escolham o plano que melhor se adapta às suas necessidades, cronograma e orçamento. experiência Somos transparentes com os termos e condições de nossos contratos de assinatura e temos um processo de cancelamento simples. Refutaremos as reivindicações da FTC no tribunal.
A FTC disse que tomou medidas contra a Adobe depois de receber reclamações de consumidores de todo o país que afirmaram não ter conhecimento da taxa de rescisão antecipada da Adobe. Observou que a Adobe continuou a prática apesar de estar ciente da confusão dos consumidores. Qualquer consumidor que procurou o atendimento ao cliente da Adobe para cancelar sua assinatura encontrou outros obstáculos, como queda de chamadas e bate-papos e transferência para vários representantes, acrescenta o comunicado da FTC.
A ação da FTC segue uma onda de indignação dos clientes com os termos de serviço mais recentes da Adobe. Os usuários estavam preocupados com o fato de a linguagem vaga da Adobe sugerir que a empresa poderia usar livremente seu trabalho para treinar seus modos generativos de IA. Em resposta à reação, a Adobe anunciou atualizações em seus termos de serviço para fornecer mais detalhes em áreas como IA e propriedade de conteúdo.
Atualização, 17 de junho de 2024, 13h39 ET: Esta história foi atualizada com uma declaração da Adobe.
Fonte: EngadGet