Em outubro de 2023, 23andMe admitiu que sofreu uma violação de dados que comprometeu as informações de seus usuários. A empresa foi alvo de diversas ações judiciais desde então, e de acordo com O jornal New York Times, um deles está acusando a 23andMe de não notificar os clientes de que eles foram especificamente visados por terem herança judaica chinesa e asquenazita. Eles também não foram informados de que os resultados de seus testes com informações genéticas foram compilados em listas selecionadas que foram então compartilhadas na dark web, disseram os demandantes. 23andMe recentemente lançou uma cópia das cartas enviadas aos clientes afetados e não continham nenhuma referência ao patrimônio dos usuários.
A ação foi movida no tribunal federal de São Francisco depois que a empresa revelou que o hack passou despercebido por meses. Aparentemente, os hackers começaram a acessar contas de clientes usando dados de login já vazados na web no final de abril de 2023 e continuaram com suas atividades até setembro. Só em outubro a empresa finalmente descobriu os hacks. Em 1º de outubro, hackers vazaram nomes, endereços residenciais e datas de nascimento de 1 milhão de usuários com ascendência judaica Ashkenazi no fórum de hackers black hat BreachForums.
Depois que alguém respondeu à postagem pedindo acesso a “contas chinesas”, o processo dizia que o postador vinculava a um arquivo contendo informações sobre 100 mil usuários chineses. O autor da postagem também disse que eles tinham acesso a 350 mil perfis chineses e poderiam divulgar mais informações se houvesse interesse suficiente. Além disso, o mesmo autor alegadamente regressou ao fórum em meados de Outubro para vender dados sobre “famílias ricas ao serviço do sionismo” após a explosão no Hospital Árabe Al-Ahli, em Gaza.
“O atual clima geopolítico e social amplifica os riscos” para os usuários cujos dados foram expostos, segundo a ação, já que as informações vazadas incluíam seus nomes e endereços. Os demandantes querem que seu caso seja ouvido por um júri e buscam indenizações compensatórias, punitivas e outras.
Fonte: