O Spotify diz que silenciosamente começou a oferecer reembolsos para seu Car Thing, que em breve será bloqueado. A empresa disse ao Engadget na quinta-feira que, a partir da última sexta-feira, os clientes com comprovante de compra (como uma fatura enviada por e-mail) podem entrar em contato com o atendimento ao cliente e receber o dinheiro de volta pelo dispositivo de streaming do veículo.
O Spotify foi criticado por seu anúncio na semana passada de que bloqueará todos os dispositivos Car Thing em 9 de dezembro de 2024. A empresa descreveu sua decisão como “parte de nossos esforços contínuos para agilizar nossas ofertas de produtos” (leia-se: cortar custos) e que permite que o Spotify “se concentre no desenvolvimento de novos recursos e melhorias que acabarão por proporcionar uma experiência melhor a todos os usuários do Spotify”.
TechCrunch relata que os usuários da Geração Z no TikTok expressaram sua frustração em vídeos, enquanto outros reclamaram direcionados ao Spotify em DMs no X (Twitter) e diretamente por meio do suporte ao cliente. Alguns usuários alegaram que os agentes de atendimento ao cliente do Spotify ofereceram apenas vários meses de acesso Premium gratuito, enquanto outros foram informados de que ninguém estava recebendo reembolso. Não está claro se algum deles os contatou depois da última sexta-feira, quando mudou de assunto sobre reembolsos.
Outros foram muito mais longe. Painel publicitário relatado pela primeira vez em uma ação coletiva movida no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York em 28 de maio. O processo acusa o Spotify de enganar os clientes da Car Thing ao vender um produto de US$ 90 que em breve ficaria obsoleto sem oferecer reembolso, o que parece como um ponto bastante justo.
Vale ressaltar que, segundo o Spotify, ele começou a oferecer os reembolsos na semana passada, enquanto a ação só foi ajuizada na terça-feira. Se a declaração da empresa sobre reembolsos a partir de 24 de maio estiver correta, os reembolsos não são uma resposta direta à ação legal. (Embora seja possível que a empresa tenha começado a oferecê-los em antecipação a ações judiciais.)
Independentemente disso, qualquer pessoa que entrar em contato com o atendimento ao cliente com um recibo válido deverá receber um reembolso. Se você tentou desde então e foi negado, recomendamos que entre em contato novamente.
Fonte: EngadGet