Connect with us

Decoração

6 dicas para utilizar as mídias sociais de forma saudável

Published

on


O excesso de conteúdos que acessamos na internet pode prejudicar a saúde mental O excesso de conteúdos que acessamos na internet pode prejudicar a saúde mental Imagem: insta_photos | Shutterstock

O uso excessivo das mídias sociais vem se tornando uma preocupação frequente. Cada dia mais conectados, estamos vulneráveis a conteúdos muitas vezes desnecessários que acabam por atrapalhar o foco e a atenção nas tarefas do dia a dia.

Em 2007, surgiu pela primeira vez o termo “brainrot”, que, traduzido, seria algo semelhante a “lixo cerebral”. Inicialmente criado como uma brincadeira, o conceito acabou se tornando um distúrbio estudado por pesquisadores.

Consequências do brainrot

O brainrot refere-se à ideia de que consumir excesso de conteúdo considerado “fútil”, ou de baixa qualidade, pode prejudicar a capacidade mental, resultando em uma espécie de “podridão cerebral”, comenta a especialista em comportamento humano Gisele Hedler.

“Isso pode incluir o consumo excessivo de redes sociais, programas de TV de baixa qualidade, fofocas, memes e outros tipos de entretenimento que não oferecem valor educacional ou cultural significativo”, afirma. 

O ideal é criar um limite de tempo de uso do celular e das mídias sociais Imagem: eamesBot | Shutterstock

Evitando o brainrot

Esse tipo de consumo pode levar a uma diminuição da capacidade de concentração, pensamento crítico e criatividade. E torna-se ainda mais preocupante em uma sociedade em que crianças, cada vez mais novas, têm acesso ilimitado à internet na palma das mãos.

Por isso, a especialista em comportamento humano explica que, para se livrar do brainrot, é preciso adotar hábitos mais saudáveis e equilibrados no uso das mídias sociais; e, claro, orienta aos pais que monitorem seus filhos no uso de dispositivos eletrônicos. 

Abaixo, confira outras dicas!

1. Estabeleça limites de tempo

Gisele Hedler diz que o primeiro passo para fazer um detox de redes sociais, televisão e outros conteúdos considerados fúteis é estabelecer um limite de tempo. Ela sugere também utilizar aplicativos de monitoramento de tempo de tela para ajudar a manter esses limites.

2. Priorize conteúdos de qualidade

Substitua parte do tempo gasto com conteúdos fúteis por materiais mais enriquecedores, como livros, documentários, podcasts educativos e artigos de interesse. Além disso, escolha programas de TV e filmes que tenham valor cultural, educativo ou artístico. 

3. Desenvolva novos hobbies 

Encontre novas atividades de que você goste e que possam substituir o tempo gasto em conteúdos de baixa qualidade, como esportes, arte, dança, pintura, música, ou aprenda uma nova habilidade. 

4. Pratique mindfulness e meditação 

Segundo Gisele Hedler, praticar mindfulness e meditação pode ajudar a melhorar a capacidade de concentração e reduzir o desejo por distrações fúteis. Existem aplicativos que podem ser úteis para começar essa trajetória de meditação. 

5. Crie um ambiente sem distrações

Tente reduzir as distrações ao seu redor. Por exemplo, enquanto você trabalha ou estuda, deixe o celular em outro cômodo e desative notificações desnecessárias.

6. Crie uma rotina

Gisele Hedler orienta criar uma rotina diária que inclua tempo para trabalho, estudo, exercícios, socialização e relaxamento. “Planejar atividades específicas para evitar cair na tentação de consumir conteúdos fúteis por inércia é uma boa dica”, finaliza a especialista.

Por Yasmin Santos





Fonte: Jovem Pan

Decoração

Grêmio x Flamengo: Confira a transmissão da Jovem Pan ao vivo

Published

on


Aqui, você pode assistir à narração do jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Grêmio x Flamengo

Grêmio e Flamengo e se enfrentam neste domingo (22), em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo ao vivo, às 18h30 (de Brasília). Além de transmitir a partida em AM 620 e FM 100,9, a JP traz a narração de Fausto Favara, comentários de Fabio Piperno e reportagem de Guilherme Silva.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Rebeca Andrade conquista ouro nas barras assimétricas no Campeonato Brasileiro

Published

on


Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por outras duas ginastas do Flamengo: Gabriela Vieira e Isabel Ramos

Reprodução/Instagram/@rebecaandraderebeca andrade
Rebeca Andrade volta a competir depois das Olimpíadas de Paris

A ginasta Rebeca Andrade, multicampeã olímpica, brilhou mais uma vez ao conquistar a medalha de ouro nas barras assimétricas durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Com uma impressionante nota de 14,500, ela se destacou na competição, onde o pódio foi completado por Gabriela Vieira, do Flamengo, que ficou em segundo lugar com 13,100, e Isabel Ramos, também do Flamengo, que garantiu o terceiro lugar com 13,000. Defendendo seu título nas barras assimétricas, Rebeca expressou sua satisfação em ser uma inspiração para as crianças. Ela revelou que optou por simplificar sua série, focando apenas na final das barras assimétricas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Rebeca decidiu não participar das competições de solo e trave, além de não ter se classificado para a final do salto. Além de seu desempenho individual, Rebeca Andrade teve um papel fundamental na conquista do ouro pelo Flamengo na disputa por equipes. O time do Cegin ficou com a medalha de prata, enquanto o Pinheiros garantiu o terceiro lugar na competição. A vitória coletiva reforça a força do Flamengo no cenário da ginástica artística nacional.

 

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Decoração

Bombardeio em Kharkiv deixa ao menos 21 feridos

Published

on


Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida;

EFE/EPA/SERGEY KOZLOVbombardeio em kharkiv
Equipes de resgate ucranianas evacuam a população local do local do bombardeio noturno em um prédio residencial de vários andares em Kharkiv

A cidade de Kharkiv, na Ucrânia, foi alvo de um bombardeio russo na noite de sábado (21) que resultou em pelo menos 21 pessoas feridas. O ataque ocorreu no distrito de Shevchenkivski, que é a segunda maior cidade do país. Entre os feridos, uma criança de apenas oito anos foi atingida. Desde fevereiro de 2022, Kharkiv tem enfrentado uma série de ataques frequentes por parte das forças russas. Este bombardeio foi o segundo em sequência contra Kharkiv, já que na sexta-feira, 20 de setembro, um ataque anterior deixou 15 feridos, incluindo crianças. As autoridades ucranianas relataram que em ambos os incidentes foram utilizadas bombas planadoras do tipo KAB, evidenciando a continuidade da ofensiva russa na região.

Além dos ataques em Kharkiv, a Rússia também lançou uma ofensiva mais ampla, utilizando 80 drones Shahed e dois mísseis contra alvos na Ucrânia. A defesa aérea do país conseguiu interceptar 71 desses drones, minimizando os danos. No entanto, a situação continua crítica, com civis sendo afetados em várias localidades. Em Nikopol, dois civis perderam a vida devido a ataques de drones, enquanto em Kherson, outro ataque resultou em ferimentos em dois civis. Os bombardeios também causaram danos significativos à infraestrutura energética em cidades como Poltava e Shostka, aumentando as preocupações sobre a segurança e a estabilidade na região.

Publicado por Sarah Américo

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Reading

Popular

Copyright © 2024 - Serviços de Construção Notícias - Tá Contratado